img

GERAL

Pesquisadores de SC ajudam a construir primeira lista de fungos ameaçados do país

Publicado em 18/01/2022

Fotos: Divulgação
Pesquisadores de SC ajudam a construir primeira lista de fungos ameaçados do país

Das 30 espécies ameaçadas, 10 podem ser encontradas no Parque Nacional de São Joaquim


Quando se fala em fungos, muitos não se dão conta da importância destes seres para o funcionamento dos ecossistemas terrestres. Eles são fundamentais e atuam em diversos substratos  como degradadores primários da matéria orgânica.

Por conta destas e outras características, a pesquisa que está sendo construída por pesquisadores de Santa Catarina é extremamente relevante. Ela é realizada pelo grupo de pesquisa MIND Funga da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e lista cerca de 30 espécies ameaçadas por todo Brasil, sendo que 10 podem ser encontradas no Parque Nacional de São Joaquim, localizado na região serrana de Santa Catarina.

Os fatores preponderantes para as espécies estarem ameaçadas estão relacionados com o declínio populacional e redução de habitat, segundo o pesquisador Kelmer Martins da Cunha, do Programa de Pesquisas em Biodiversidade de Santa Catarina (PELD-BISC).

Os fungos desempenham um papel importantíssimo também através de suas relações ecológicas com plantas e animais. “Não tem como imaginar plantas sem fungos”, completa Kelmer.

Esta afirmação se dá, entre outros fatores, por conta de os fungos estabelecerem íntimas relações com as plantas e, assim, ajudarem na captação de nutrientes e também em seu processo de defesa.

A ameaça destas espécies pode impactar todo o “caminho” da matéria orgânica e uma série de interações ecológicas que garantem a estabilidade dos ambientes naturais. Mesmo com toda essa importância dos fungos para os ecossistemas, ainda  há muito para se descobrir  sobre estes seres vivos. 

“A falta de micólogos atuando na conservação faz com que as pesquisas do tipo não sejam realizadas com frequência, e também o fato de que os fungos não recebem atenção da  sociedade ecultura, se a comparação for feita com outros seres, como os mamíferos, por exemplo, contribui para que estes organismos sejam neglicenciados.

No Brasil tínhamos antes somente duas espécies de fungos na lista vermelha global da IUCN, sendo que a nível nacional não possuímos nenhuma lista de espécies ameaçadas.

No mundo, das 142.577 espécies que constam na lista vermelha global da International Union for Conservation of Nature (IUCN), somente 543 são de fungos, ou seja, 0.4%.”, ressalta o pesquisador.

Atualmente o grupo de pesquisa está se mobilizando para alterar o cenário de esquecimento dos fungos. O MIND.Funga organizou, sob a coordenação do professor associado da UFSC Dr. Elisandro Ricardo Drechsler-Santos e do pós-doutorando Dr. Diogo Henrique Costa Rezende, um workshop que capacitou 18 micólogas e micólogos brasileiros no processo de avaliação do grau de ameaça de extinção das espécies de fungos. A partir da iniciativa, cerca de outras 50 espécies entrarão para a primeira lista brasileira de fungos ameaçados de extinção.

O estudo conta com o apoio do Programa Ecológico de Longa Duração de Pesquisas em Biodiversidade de Santa Catarina (PELD BISC), que investiga como as mudanças no uso da terra e fatores relacionados às mudanças ambientais influenciam a estrutura dos ecossistemas terrestres e aquáticos da Mata Atlântica do Sul do Brasil.

O projeto atua no Parque Nacional de São Joaquim (PNSJ), que abrange as cidades de Bom Jardim da Serra, Grão-Pará, Lauro Müller, Orleans e Urubici, e no Parque Estadual da Serra Furada (PAESF), localizado entre Orleans e Grão-Pará, tendo coordenação do professor Selvino Neckel de Oliveira.

Veja os fungos em risco encontrados no PNSJ:
 

Aegis luteocontexta: Considerada rara, a espécie foi descoberta há cerca de 18 anos e pode ser encontrada em madeira morta e causa podridão branca;

 

Antrodia neotropica: Espécie arbustiva que ocorre em regiões de transição entre campos e florestas em áreas de montanha da Mata Atlântica. Ela é ameaçada por fatores antropogênicos, especialmente pelas queimadas causadas pela criação de gado e mudanças climáticas, o que faz da espécie Vulnerável;

 

Cinereomyces dilutabilis: Decompositora de madeira. Apesar de possuir somente 12 registros, espera-se que a espécie ocorra ao longo dos fragmentos de Mata Atlântica no Brasil e em outras áreas de floresta tropical seca na América.

 

Fomitiporia nubicola: Fungo degradador de madeira, encontrada até o momento crescendo exclusivamente em árvores vivas e troncos mortos de Drimys angustifolia;

 

Laetiporus squalidus: Espécie de fungo sapróbio e lignícola, que causa podridão marrom. Até o momento existem somente dois registros da espécie, ambos em ambientes de altitude, localizados em Floresta Ombrófila Densa da Mata Atlântica e em floresta nebular;

 

Meruliopsis cystidiat: Fungo sapróbio e lignícola, que tem como substrato espécies vegetais bambusícolas e arbóreas. Existem até o momento somente três registros da espécie, em diferentes localidades. A espécie foi encontrada no centro da Amazônia, na região norte do Brasil, e em outras duas localidades na região sul do Brasil;

 

Skeletocutis roseola: Espécie de fungo poliporoide degradadora de madeira, que causa podridão branca em troncos mortos de angiospermas. A espécie possui somente 30 registros de 9 diferentes localidades, todas restritas ao sul e sudeste do Brasil, em áreas de Mata Atlântica.

 

Wrightoporia araucariae: ungo saprotrófico degradador de madeira. Até o momento foi encontrada crescendo somente em troncos mortos de Araucaria angustifolia, o que dá origem ao seu nome. Existem somente 5 registros da espécie em duas localidades diferentes, ambas na região sul do Brasil. Acredita-se que a espécie é rara, já que ocorre em regiões de grande esforço amostral e possui poucos registros;


Wrightoporia porilacerata: Decompositor de madeira que causa podridão branca. A espécie possui somente três registros, todos para a região de Mata Atlântica do sul do Brasil. Dois desses registros são para florestas da costa Atlântica (Floresta Ombrófila Densa) e um para floresta nebular/Floresta Ombrófila Mista. Espera-se que a espécie seja endêmica da região sul da Mata Atlântica, ocorrendo do estado de São Paulo até o estado do Rio Grande do Sul.



Pesquisadores de SC ajudam a construir primeira lista de fungos ameaçados do país




Pesquisadores de SC ajudam a construir primeira lista de fungos ameaçados do país






Prefeitura de Palhoça lança pacote de obras de reurbanização no Frei Damião

20/05 | Cidades
Evento de lançamento será marcado por várias atrações neste sábado (21), no parque do bairro

Polícia Militar encontra local destinado ao refino de cocaína em Itajaí

20/05 | Policia
Na madrugada desta sexta-feira, 20, por volta da 1h, a Polícia Militar de Santa Catarina localizou um local que era destinado ao refino de cocaína para a prática do crime de tráfico de drogas. O fato foi registrado na cidade de Itajaí.

Polícia Civil e Polícia Federal realizam fiscalização no Aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis

20/05 | Policia
Nesta sexta-feira (20), policiais civis e federais realizaram uma ação de inspeção de bagagens no novo Terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis.

Presidente Jair Bolsonaro se encontra com empresário Elon Musk em São Paulo

20/05 | Brasil
O presidente da República, Jair Bolsonaro, se encontrou hoje (20) com o empresário Elon Musk, dono da Tesla e da Starlink, no interior de São Paulo. No encontro, eles conversaram sobre uma parceria do governo brasileiro com a empresa de conectividade sub-orbital Starlink.

Entrevista com Phil Palmer do Dire Straits Legacy que se apresentam neste sábado em Florianópolis

20/05 | Variedades
Uma das maiores bandas de rock de todos os tempos aterrissa em Florianópolis para manter viva a memória de canções atemporais, como "Romeo and Juliet", "Sultans of Swing","Money for Nothing","Tunnel of Love","Walk of Life", "When It Comes to You", "You and Your Friend", "On Every Street", do primeiro álbum Wild West End, e muitos outros hits.

Mais de 80 empresas do Brasil estarão na Feira de Negócios do Empreende Brazil Conference

20/05 | Marketing
Além de 100 palestras simultâneas, com 6 mil participantes, evento oferece oportunidade única para captação de vendas, geração de leads, posicionamento de marca e networking

Rio Vermelho recebe primeira Remada Pelas Águas do Planeta

20/05 | Comunidade
O bairro Rio Vermelho, em Florianópolis, recebe neste domingo (22) a 1ª Remada Pelas Águas do Planeta, realizada pela Eco Paerve

Aplicativo criado por startup de Florianópolis democratiza o acesso à saúde

20/05 | Tecnologia
App SARAR disponibiliza descontos de até 70% na rede particular, sem o paciente precisar pagar mensalidade e de forma 100% digital

Evento de empreendedorismo em Florianópolis reúne empresários e influenciadores em palestras e workshops

20/05 | Marketing
Apresentado pela Zoho, Empreende Brazil vai reunir grandes nomes do empreendedorismo brasileiro para um dia de muito networking

Como uma organização sem fins lucrativos pode aceitar Bitcoin

20/05 | Tecnologia
Bitcoin está se tornando cada vez mais a moeda preferida pelas organizações de solidariedade para coletar fundos de doadores. Veja aqui como aceitar doações de Bitcoin.

Curta o Parque: teatro, artes visuais, walking tour e meditação no Parque da Luz no domingo (22/5)

20/05 | Diversao
No domingo, dia 22 de maio, vai ter Curta o Parque no Parque da Luz, depois de um intervalo de dois anos por conta da pandemia. A programação da segunda edição do evento tem teatro, artes visuais, meditação, dança circular e tour pela área verde no coração da cidade, entre outras atividades. A partir das 14h30, tudo gratuito.

Grave acidente de trânsito na Avenida Beira-mar em Florianópolis é causado por racha

20/05 | Geral
Na noite desta quinta-feira, 19 de maio de 2022, às 23:50h, o CBMSC foi acionado para um acidente de trânsito com duas vítimas graves, na Avenida Beira-mar em Florianópolis


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade