img

ECONOMIA

Pais devem redobrar atenção na compra de materiais escolares, diz Inmetro

Publicado em 18/01/2022

Foto: Rovena Rosa
Pais devem redobrar atenção na compra de materiais escolares, diz Inmetro

Quando comprar, exija a nota fiscal


Com a volta das aulas presenciais, redobra a necessidade de pais e responsáveis ficarem atentos na hora de comprar materiais escolares para seus filhos.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), vinculado ao Ministério da Economia, alerta que na escolha de itens da lista das escolas, a recomendação é dar preferência aos produtos que exibam o selo do Inmetro.

Segundo afirmou a pesquisadora tecnologista do Inmetro, Milene Fonseca, esse selo indica que os produtos atendem a requisitos mínimos de segurança, a fim de evitar acidentes e riscos às crianças.

“Os adultos não devem se prender apenas ao preço dos produtos. É preciso preservar a segurança das crianças. O selo do Inmetro é a evidência de que os itens foram testados e estão em conformidade com a norma aplicável”.

Ao todo, 25 artigos escolares são certificados pelo instituto e devem conter o Selo de Identificação da Conformidade. Alguns pontos verificados pelo instituto para conceder o selo são bordas cortantes, pontas perigosas, além da presença de substâncias tóxicas em itens que possam ser levados à boca ou com risco de serem ingeridos ou inalados.

E-commerce

Se a opção for pela compra online, é necessário conferir, em primeiro lugar, se o site em questão é confiável e redobrar os cuidados com a segurança das crianças em relação aos produtos adquiridos. Os itens vendidos por plataformas digitais também devem exibir o selo do Inmetro. “Na ausência dele, não compre”, orienta Milene.

É considerado artigo escolar qualquer objeto ou material com motivos ou personagens infantis projetados para uso em ambiente escolar ou atividades educativas, com ou sem funcionalidade lúdica, por crianças menores de 14 anos.

O Inmetro adverte que pais e responsáveis devem conferir alguns requisitos. O primeiro é que o selo do Inmetro deve ser afixado na embalagem ou diretamente no produto. No caso de material vendido a granel, como lápis, borrachas, apontadores ou canetas, a embalagem expositora com o Selo do Inmetro deve estar próxima ao produto.

Quando comprar, exija a nota fiscal. Segundo o Inmetro, não há garantia de procedência e tais produtos podem não atender às condições mínimas de segurança. Guarde a nota fiscal do produto, porque ela é a comprovação de origem do produto e recebê-la é seu direito como consumidor.

Denúncias

Caso o consumidor encontre produtos sem o selo no mercado formal, deve denunciar o fato à Ouvidoria do Inmetro no número 0800 285 1818 (de segunda a sexta-feira, das 9 h às 17 horas..

Em caso de acidentes de consumo que envolvam um artigo escolar ou qualquer outro produto ou serviço, o relato deve ser efetuado no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac).

A lista de produtos regulamentados pelo Inmetro inclui apontador; borracha e ponteira de borracha; caneta esferográfica/roller/gel; caneta hidrográfica (hidrocor); giz de cera; lápis (preto ou grafite); lápis de cor; lapiseira; marcador de texto; cola (líquida ou sólida); corretor adesivo; corretor em tinta; compasso; curva francesa; esquadro; normógrafo; régua; transferidor; estojo; massa de modelar; massa plástica; merendeira/lancheira com ou sem seus acessórios; pasta com aba elástica; tesoura de ponta redonda; tinta (guache, nanquim, pintura a dedo plástica, aquarela).

 



Com informações de EBC/AGENCIA BRASIL




Prefeitura de Palhoça lança pacote de obras de reurbanização no Frei Damião

20/05 | Cidades
Evento de lançamento será marcado por várias atrações neste sábado (21), no parque do bairro

Polícia Militar encontra local destinado ao refino de cocaína em Itajaí

20/05 | Policia
Na madrugada desta sexta-feira, 20, por volta da 1h, a Polícia Militar de Santa Catarina localizou um local que era destinado ao refino de cocaína para a prática do crime de tráfico de drogas. O fato foi registrado na cidade de Itajaí.

Polícia Civil e Polícia Federal realizam fiscalização no Aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis

20/05 | Policia
Nesta sexta-feira (20), policiais civis e federais realizaram uma ação de inspeção de bagagens no novo Terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis.

Presidente Jair Bolsonaro se encontra com empresário Elon Musk em São Paulo

20/05 | Brasil
O presidente da República, Jair Bolsonaro, se encontrou hoje (20) com o empresário Elon Musk, dono da Tesla e da Starlink, no interior de São Paulo. No encontro, eles conversaram sobre uma parceria do governo brasileiro com a empresa de conectividade sub-orbital Starlink.

Entrevista com Phil Palmer do Dire Straits Legacy que se apresentam neste sábado em Florianópolis

20/05 | Variedades
Uma das maiores bandas de rock de todos os tempos aterrissa em Florianópolis para manter viva a memória de canções atemporais, como "Romeo and Juliet", "Sultans of Swing","Money for Nothing","Tunnel of Love","Walk of Life", "When It Comes to You", "You and Your Friend", "On Every Street", do primeiro álbum Wild West End, e muitos outros hits.

Mais de 80 empresas do Brasil estarão na Feira de Negócios do Empreende Brazil Conference

20/05 | Marketing
Além de 100 palestras simultâneas, com 6 mil participantes, evento oferece oportunidade única para captação de vendas, geração de leads, posicionamento de marca e networking

Rio Vermelho recebe primeira Remada Pelas Águas do Planeta

20/05 | Comunidade
O bairro Rio Vermelho, em Florianópolis, recebe neste domingo (22) a 1ª Remada Pelas Águas do Planeta, realizada pela Eco Paerve

Aplicativo criado por startup de Florianópolis democratiza o acesso à saúde

20/05 | Tecnologia
App SARAR disponibiliza descontos de até 70% na rede particular, sem o paciente precisar pagar mensalidade e de forma 100% digital

Evento de empreendedorismo em Florianópolis reúne empresários e influenciadores em palestras e workshops

20/05 | Marketing
Apresentado pela Zoho, Empreende Brazil vai reunir grandes nomes do empreendedorismo brasileiro para um dia de muito networking

Como uma organização sem fins lucrativos pode aceitar Bitcoin

20/05 | Tecnologia
Bitcoin está se tornando cada vez mais a moeda preferida pelas organizações de solidariedade para coletar fundos de doadores. Veja aqui como aceitar doações de Bitcoin.

Curta o Parque: teatro, artes visuais, walking tour e meditação no Parque da Luz no domingo (22/5)

20/05 | Diversao
No domingo, dia 22 de maio, vai ter Curta o Parque no Parque da Luz, depois de um intervalo de dois anos por conta da pandemia. A programação da segunda edição do evento tem teatro, artes visuais, meditação, dança circular e tour pela área verde no coração da cidade, entre outras atividades. A partir das 14h30, tudo gratuito.

Grave acidente de trânsito na Avenida Beira-mar em Florianópolis é causado por racha

20/05 | Geral
Na noite desta quinta-feira, 19 de maio de 2022, às 23:50h, o CBMSC foi acionado para um acidente de trânsito com duas vítimas graves, na Avenida Beira-mar em Florianópolis


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade