img

Florianópolis, 19/04/2024




GERAL

Onda de calor continua nesta semana e temperatura pode chegar a 40º em SC

Publicado em 17/01/2022


Foto: Fernanda Lupion
Onda de calor continua nesta semana e temperatura pode chegar a 40º em SC



Nesta segunda-feira (17) ventos variando entre nordeste e noroeste, com fraca a moderada intensidade; Ondas de leste a nordeste em todo litoral. Altura das ondas de até 1,0m no Litoral Norte e picos de 1,5 m no Litoral Sul e Grande Florianópolis.

A onda de calor que atinge o Sul do país desde a última quinta-feira, 13, continua atuando sobre a região, e as temperaturas podem chegar hoje (17) a 40o Celsius no extremo oeste de Santa Catarina.

A Defesa Civil catarinense emitiu alerta de risco moderado a alto, de fortes pancadas de chuvas com raios, rajadas de vento e possível queda de granizo no fim da tarde e à noite, enquanto durar a onda de calor. As regiões central e leste do estado, onde há mais umidade, são mais suscetíveis, segundo o órgão.

“Entre quarta (19) e quinta-feira (20), a onda de calor continua a manter as temperaturas muito altas em Santa Catarina, com tardes em que as temperaturas ultrapassam os 30°C em todas as regiões e, pontualmente, e podem chegar a superar os 40°C no Oeste”, informa a previsão divulgada pela Defesa Civil do estado.

A onda de calor que se encontra sobre o Sul do país veio da Argentina, onde foram registradas temperaturas de até 44oC, e chegou ao Rio Grande do Sul na última quinta-feira (13). Na sexta (14), foi registrada temperatura máxima de 41,7°C em Bagé (RS), a maior para o município desde o início dos registros, em 1912.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na semana passada, alerta de perigo alto, informando que as temperaturas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná deveriam ficar 5° acima da média no período, por até cinco dias.

 

Previsão do tempo

Nesta segunda-feira, 17, a onda de calor segue atuando sobre Santa Catarina. Entre a tarde e noite, novamente, a combinação de calor e umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuva, em especial do centro ao leste. Há risco para temporais com chuva forte em curto espaço de tempo, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa, como enxurradas e alagamentos. Durante a tarde, as máximas chegam aos 40°C no Extremo Oeste, 38°C no Litoral Sul e variam entre 28°C e 36°C nas demais áreas.

Na terça-feira, 18, o calor e umidade voltam a favorecer condições para pancadas de chuva no centro-leste de SC. A chuva ocorre entre a tarde e à noite, preferencialmente no centro-leste e, em alguns momentos, ocorre em forma de temporais isolados acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa, sobretudo no centro-leste catarinense. A temperatura máxima novamente se aproxima dos 40°C no Extremo Oeste, dos 38°C no Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí e varia entre 28°C e 34°C nas demais regiões.

 

*Com informações da Defesa Civil de SC



Com informações de EBC/AGENCIA BRASIL








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade