img

GERAL

Pesquisa de balneabilidade aponta 61% dos pontos analisados próprios para banho em SC

Publicado em 14/01/2022

Foto: Paulo Cordeiro
Pesquisa de balneabilidade aponta 61% dos pontos analisados próprios para banho em SC

Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 60 estão em condições de receber banhistas, ou seja, 69,0%.


O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou nesta sexta-feira, 14, o sexto relatório de balneabilidade da temporada de verão.

 A pesquisa referente às coletas realizadas de 10 a 14 de janeiro, aponta que dos 231 pontos analisados 141 estão próprios para banho no estado, o que representa 61,0%.

O diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva explica que muitos fatores tornam a água não balneável.

“As fortes chuvas que ocorrem no verão alteram, significativamente, a qualidade da água, pois levam a sujeira de ruas e galerias de água ao mar. As ligações de esgoto clandestinas e o aumento da quantidade de pessoas que visitam os balneários neste período, também são fatores que acabam sobrecarregando os sistemas de tratamento de efluentes, o que afeta diretamente nos resultados das pesquisas”, analisa Fábio.

As coletas são efetuadas em 27 municípios litorâneos, em mais de 100 praias e balneários do sul ao norte, compondo os seguintes municípios: Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

Sobre o relatório

O IMA analisa as águas de cada balneário e determina se os locais estão contaminados ou não por esgotos domésticos. A existência de esgoto é verificada por meio da contagem da bactéria Escherichia Coli cujo habitat primário é o trato gastrintestinal de humanos e outros animais de sangue quente.

Para que um balneário seja considerado impróprio para banho é necessário que em mais de 20% das amostras coletadas nas cinco semanas anteriores a quantidade dessa bactéria seja superior a 800 por 100 mililitros ou se, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia Coli por 100 ml.

Para que um ponto volte a ser considerado balneável, a quantidade de Escherichia Coli deve estar abaixo de 800 por 100 ml em 80% ou mais das coletas nas cinco semanas seguintes.



Com informações de SECOM/SC




Prefeitura de Palhoça lança pacote de obras de reurbanização no Frei Damião

20/05 | Cidades
Evento de lançamento será marcado por várias atrações neste sábado (21), no parque do bairro

Polícia Militar encontra local destinado ao refino de cocaína em Itajaí

20/05 | Policia
Na madrugada desta sexta-feira, 20, por volta da 1h, a Polícia Militar de Santa Catarina localizou um local que era destinado ao refino de cocaína para a prática do crime de tráfico de drogas. O fato foi registrado na cidade de Itajaí.

Polícia Civil e Polícia Federal realizam fiscalização no Aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis

20/05 | Policia
Nesta sexta-feira (20), policiais civis e federais realizaram uma ação de inspeção de bagagens no novo Terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis.

Presidente Jair Bolsonaro se encontra com empresário Elon Musk em São Paulo

20/05 | Brasil
O presidente da República, Jair Bolsonaro, se encontrou hoje (20) com o empresário Elon Musk, dono da Tesla e da Starlink, no interior de São Paulo. No encontro, eles conversaram sobre uma parceria do governo brasileiro com a empresa de conectividade sub-orbital Starlink.

Entrevista com Phil Palmer do Dire Straits Legacy que se apresentam neste sábado em Florianópolis

20/05 | Variedades
Uma das maiores bandas de rock de todos os tempos aterrissa em Florianópolis para manter viva a memória de canções atemporais, como "Romeo and Juliet", "Sultans of Swing","Money for Nothing","Tunnel of Love","Walk of Life", "When It Comes to You", "You and Your Friend", "On Every Street", do primeiro álbum Wild West End, e muitos outros hits.

Mais de 80 empresas do Brasil estarão na Feira de Negócios do Empreende Brazil Conference

20/05 | Marketing
Além de 100 palestras simultâneas, com 6 mil participantes, evento oferece oportunidade única para captação de vendas, geração de leads, posicionamento de marca e networking

Rio Vermelho recebe primeira Remada Pelas Águas do Planeta

20/05 | Comunidade
O bairro Rio Vermelho, em Florianópolis, recebe neste domingo (22) a 1ª Remada Pelas Águas do Planeta, realizada pela Eco Paerve

Aplicativo criado por startup de Florianópolis democratiza o acesso à saúde

20/05 | Tecnologia
App SARAR disponibiliza descontos de até 70% na rede particular, sem o paciente precisar pagar mensalidade e de forma 100% digital

Evento de empreendedorismo em Florianópolis reúne empresários e influenciadores em palestras e workshops

20/05 | Marketing
Apresentado pela Zoho, Empreende Brazil vai reunir grandes nomes do empreendedorismo brasileiro para um dia de muito networking

Como uma organização sem fins lucrativos pode aceitar Bitcoin

20/05 | Tecnologia
Bitcoin está se tornando cada vez mais a moeda preferida pelas organizações de solidariedade para coletar fundos de doadores. Veja aqui como aceitar doações de Bitcoin.

Curta o Parque: teatro, artes visuais, walking tour e meditação no Parque da Luz no domingo (22/5)

20/05 | Diversao
No domingo, dia 22 de maio, vai ter Curta o Parque no Parque da Luz, depois de um intervalo de dois anos por conta da pandemia. A programação da segunda edição do evento tem teatro, artes visuais, meditação, dança circular e tour pela área verde no coração da cidade, entre outras atividades. A partir das 14h30, tudo gratuito.

Grave acidente de trânsito na Avenida Beira-mar em Florianópolis é causado por racha

20/05 | Geral
Na noite desta quinta-feira, 19 de maio de 2022, às 23:50h, o CBMSC foi acionado para um acidente de trânsito com duas vítimas graves, na Avenida Beira-mar em Florianópolis


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade