img

Florianópolis, 19/04/2024




TECNOLOGIA

Como iniciar seu próprio serviço de IPTV usando Flussonic

Publicado em 11/01/2022


Fotos: Divulgação
Como iniciar seu próprio serviço de IPTV usando Flussonic



Este artigo é sobre aspectos técnicos dos negócios de provedores de IPTV, não em termos de conteúdo, portanto, nosso principal conselho aqui ? cuide do seu próprio público e ambição.

Na medida em que a Flussonic se torna uma solução complexa para qualquer tipo de entrega de conteúdo de vídeo, a ativação de vários serviços de IPTV OTT como um servidor de mídia ainda é um dos principais impulsionadores do nosso negócio.

Desta vez, decidimos fazer um manual detalhado passo a passo para nossos parceiros novos e existentes e explicar como um serviço de IPTV eficaz pode ser construído em poucas horas com o Flussonic em sua essência.

Conteúdo Um provedor de IPTV é definido por seu conteúdo. Milhares de empresas no mercado produzem toneladas de canais de TV, documentários, filmes e outras coisas – é uma verdadeira bagunça.

Se o seu futuro serviço de IPTV OTT for uma startup com quantidade limitada (menos de alguns milhares) de assinantes, esqueça os canais mais populares e conhecidos – os royalties e outras despesas que acompanham esses monstros da mídia podem enterrar qualquer multa jovem empreendimento antes mesmo de seu lançamento.

Alguns deles são feitos pelas principais empresas de transmissão de todo o mundo, alguns mantidos por verdadeiros entusiastas e permitidos para transmissão sem custo. Ou talvez você queira produzir e distribuir alguma mídia original?

servidor IPTV baseado em Flussonic também pode ser útil neste caso. A maioria dos serviços de IPTV revende e transmite canais de TV trazidos por satélite. Você pode visitarflysat.compara obter uma lista completa de satélites disponíveis, suas posições orbitais, frequências e canais que eles atendem.

Alguns canais são marcados com F, o que significa FTA – o sinal vem descriptografado e provavelmente você não violará os direitos de seus proprietários ao transmiti-lo. Mas é melhor verificar novamente seu status legal para evitar riscos – valorizamos nossos clientes e desejamos que seu negócio floresça são e salvo.

Além dos canais de vídeo FTA, há também uma quantidade bastante grande de filmes em domínio público. Alguns têm seus direitos autorais caducados, alguns são livres de royalties pela vontade de seus criadores.

Uma lista competitiva pode ser encontrada emCultura abertaassim como em outros sites. Não é tudo vintage chato ou em preto e branco – uma verdadeira jóia pode ser encontrada lá como Cannibal! The Musical – uma comédia negra de Trey Parker e Matt Stone, os criadores de South Park, juntamente com filmes de Tarkovsky, Eisenstein e Kurosawa.

Ao finalizar a lista inicial de títulos para transmissão, comece a planejar a infraestrutura de hardware para seu novo provedor de IPTV.

Infraestrutura

Obter o fluxo Uma tarefa principal para qualquer configuração de serviço de IPTV é obter um fluxo multicanal via UDP para transcodificação adicional pelo servidor de IPTV.

Se você encontrar um revendedor, que já capturou um fluxo de satélite e o distribui via UDP por um preço razoável, você tem uma boa chance de minimizar suas despesas e economizar algum tempo, caso contrário, terá que capturar o fluxo por conta própria. Requer uma antena fina (incluindo multiswitches, amplificadores de sinal, cabos, etc.), direcionada ao satélite por seu longitude, e um headend/receptor para descodificação e decodificação – você tem que comprar um dispositivo proprietário de um dos fabricantes ou construir o seu próprio.

O receptor capta o sinal do transponder do satélite (um MPTS de 188 mbps – Multi Program Transport Stream) e atende os canais que possui. O transponder médio fornece até 30 canais, ambos – FTA e premium.

Se você optar por uma solução fabricada, há muitas opções, a principal característica está no número de canais atendidos por uma única unidade (geralmente varia de 2 a 16). O preço também escala a partir de 1K + USD. É uma boa opção se você estiver procurando por uma solução certificada e à prova de falhas, que não exija muita habilidade para sua configuração.

Você pode encontrar soluções de headend modulares muito mais capazes. Ele pode capturar até 24 transponders (comparando com 1-2 transponders em receptores de unidade única).

Mas se um provedor de IPTV transmite canais premium, ele precisa decodificá-los e é um processo bastante caro em hardware, que reduz a capacidade do canal do headend para 8-10 canais. Faz um headend um concorrente superfaturado, mas impotente de um PC.

Um PC para captura de sinal de satélite não precisa ser uma tecnologia de ponta – um servidor médio fará o trabalho. Por exemplo, em nossa instalação de demonstração, usamos uma CPU Intel Xeon X5660 com 16 Gb de RAM. Ele detém 4DVB-S / S2Placas sintonizadoras de TV por Dispositivos Digitais. Cada placa serve 8 transponders, até 30 canais por transponder. Ele oferece um tremendo limite de canais fornecidos como SPTS (Single Program Transport Stream) via UDP por um único servidor.

Para completar o trabalho de captura de sinal, usamos o software Flussonic: ele divide o MPTS em vários SPTS e permite obtê-los por IPs separados como:

udp://239.255.0.1:5500

udp://239.255.0.2:5500

e assim por diante

Prepare o conteúdo

Assim que você conseguir obter um SPTS por UDP, você deve transcodificá-lo. Transcodificação usada para criar substreams de qualidade diferente para todos os tipos de necessidades,EPG extração, marca d’água e outros trabalhos. Para a transcodificação, você precisaria de outro PC com Flussonic Media Server integrado.

Nós usamos 2 CPUs (CPU Intel Xeon E5-2620 v3 @ 2,40 GHz) – 12 núcleos no total, 64 Gb de RAM e 4 GPUs Nvidia Quadro P4000. Mas a configuração real depende da sua carga real e da lista de canais. Depois de você instalar Flussonic no seu servidor, você tem que configurar o transcodificador e definir os parâmetros de cada processo.

Entregue o conteúdo

Não é uma boa prática usar um servidor de transcodificação como uma borda, então aconselhamos construir outro servidor com tecnologia Flussonic (8 núcleos de CPU e 32 GB de RAM fariam o truque) para lidar com retransmissão: cache e trabalhos de distribuição. Isso reduziria significativamente a carga do transcodificador, para que pudesse manter sua excelente eficácia e manter toda a infraestrutura à prova de falhas. Outro elemento interessante é um Servidor Flussonic DVR.

Isso ajudaria seu negócio de IPTV a satisfazer as expectativas dos assinantes com recursos como Timeshift, Catchup e outros. Sua configuração também é bastante flexível e expansível, definida principalmente por metas de negócios.

Este servidor também pode armazenar arquivos para distribuição VOD, atuando como um arquivo massivo para todo o conteúdo disponível em seu serviço de IPTV.

Por fim, você precisará de um servidor com middleware para controlar direitos de acesso, cobrança, estatísticas e outros problemas relacionados aos negócios. Existe um enorme mercado de soluções de middleware de IPTV e você é livre para escolher qualquer uma que atenda às suas necessidades.

O middleware forneceria aos seus assinantes links diretos para o restreamer Flussonic e servidores de arquivamento. Na maioria dos casos, esses links seriam servidos pelo mesmo middleware nos dispositivos do cliente.

Como resultado, uma infraestrutura média para um novo provedor de IPTV proeminente deve incluir: um receptor DVB-S/S2 ou um servidor com placas sintonizadoras e software de captura apropriado um servidor Flussonic, atuando como transcodificador um servidor Flussonic, atuando como um arquivo/DVR um servidor Edge Flussonic para retransmissão um servidor de middleware acessível pelo cliente para gerenciamento de assinantes e interfaces do lado do cliente

Na verdade você pode construir e configurar toda a sua nova tecnologia de negócios em um dia , sem esforço e sem necessidade de serviços de instalação de terceiros ou recursos humanos extras contratados – a equipe Flussonic está sempre de plantão para ajudar nossos clientes a construir seus negócios tecnologicamente avançados.

Experimente o Flussonic Media Server gratuitamente!



Como iniciar seu próprio serviço de IPTV usando Flussonic




Como iniciar seu próprio serviço de IPTV usando Flussonic










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade