img

VARIEDADES

Órgão internacional alerta para perigo dos ralos de sucção em piscinas

Publicado em 10/01/2022

Freepik
Órgão internacional alerta para perigo dos ralos de sucção em piscinas

Estudo da Associação Internacional de Inspetores Domiciliares Certificados informa que os dispositivos que fazem o papel de drenagem da água podem exercer forte pressão, sugando facilmente objetos e pessoas.


Com a proximidade do verão, mais e mais pessoas não veem a hora de ter um tempo em suas agendas para dar o tão sonhado mergulho em uma piscina. Todavia, antes de você “entrar de cabeça” na água, é preciso ficar atento a um sério risco: os ralos de sucção.

Um estudo da Associação Internacional de Inspetores Domiciliares Certificados (NACHI) informa que o perigo oculto se dá porque os ralos de sucção da piscina, que fazem o papel de drenagem da água, podem exercer uma pressão muito forte sobre o objeto a ser sugado.

Tudo porque a água saindo do ralo cria uma sucção que atrai facilmente pessoas e objetos, formando o esquema redemoinho, causando acidentes, lesões e mortes.

“Embora esses drenos pareçam inofensivos, é importante que a sociedade entenda como eles podem causar danos”, observa o inspetor-mestre certificado da NACHI, Nick Gromicko, autor da pesquisa.

Nos Estados Unidos, a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo (CPSC) distingue cinco tipos de armadilhas de drenagem em piscinas de todos os modelos:

  • armadilha corporal: onde uma parte do tronco fica presa;
  • armadilha de membros: braço, perna ou dedos são puxados para o ralo de sucção ou um tubo de drenagem aberto;
  • armadilha de cabelos presos: o cabelo é puxado e enrolado em torno do ralo;
  • armadilha mecânica: joias, colares, relógios, acessórios ou parte da roupa do banhista ficam presos no ralo ou grade; e
  • evisceração: as nádegas da vítima entram em contato com a saída de sucção da piscina e a pessoa corre o risco de ser estripada. Esses acidentes são raros, mas já ocorreram.

No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da NBR nº 10.339, publicada em setembro de 2018, determina que os sistemas de sucção da piscina precisam ser projetados, instalados e utilizados visando à segurança do usuário na área de lazer.

Pode parecer óbvio, mas, diante de tantos acidentes e óbitos envolvendo os ralos de sucção, é essencial deixar claro que nada na norma é por acaso.

“Ocorre que a normativa existe, contudo, não há fiscalização e muito menos penalidades para os proprietários de piscinas que não cumprem os requisitos”, ressalva o sócio da CYAN Piscinas, Bráulio César Bandeira Aleixo.

De acordo com a normativa, as piscinas devem ter um sistema de sucção com pelo menos dois ralos de fundo (drenos) e estes dispositivos precisam ter grelhas que impossibilitem o aprisionamento de parte do corpo de pessoas ou objetos.

Além disso, é necessário que haja um tanque intermediário de sucção indireta com entrada de ar para que, caso alguém encoste no ralo de fundo, o sistema de sucção não seja capaz de exercer força o suficiente para prendê-lo. 

Atentos a esta regra, Bráulio e seu sócio Marcos Antonio de Araújo desenvolveram, após dois anos de pesquisa, um modelo inédito de ralo de sucção, utilizando-se do que há de melhor no mercado em termos de tecnologia e inovação.

O ralo tem capacidade para trabalhar com 100 metros cúbicos de água por hora. Isso significa que o dispositivo, acoplado na parede lateral da piscina, conforme determina as normas norte-americanas, tem potencial para fazer a sucção, por hora, de 100 mil litros de água, permitindo que os proprietários agreguem, sem nenhum perigo, qualquer tipo de diversão, como chafariz, cascata, espelho d’água, hidromassagem, entre outros:

“Como a capacidade de vazão da água aumenta e o material conta com um dispositivo antissucção de tudo o que não for sujeira ou micropartículas, ele não exerce pressão sobre as pessoas e objetos que se aproximam, zerando as chances de acidentes”, finaliza Bráulio.

Para Bráulio, o novo dispositivo resolve três dos principais problemas da maioria dos ralos de sucção disponíveis no mercado. O primeiro deles é que os equipamentos são projetados para ficarem localizados no fundo da piscina.

O fato contribui para que esses equipamentos, inclusive, possam se quebrar ou se romper facilmente: “Portanto, a minha recomendação é: se você observar uma tampa de drenagem perdida ou quebrada na piscina, não entre, ou saia assim que puder”.

Outra adversidade é que a maior parte dos ralos atende a uma demanda máxima de 30 metros cúbicos por hora, nível considerado baixo para uma piscina convencional.

“Imagine ainda que os proprietários colocam cascata, chafariz, toboágua... É como diz o ditado: muita areia para pouco caminhão. Então, o equipamento tem que fazer uma força enorme para sugar toda a água e devolvê-la à piscina, o que aumenta o perigo, claro. Por isso, há uma forte chance da pressão do ralo de sucção da piscina arrastar as pessoas, principalmente as crianças, para debaixo d’água e prendê-las, enquanto tentam, em vão, nadar”.

Por fim, um ralo de sucção inadequado é bem prejudicial no quesito qualidade da água, afinal, como explica Bráulio, se eles não funcionam adequadamente com o sistema de vazão, a água da piscina não é filtrada, apresentando riscos de contaminação bacteriana à vida dos usuários.


Foto: Divulgação
Órgão internacional alerta para perigo dos ralos de sucção em piscinas

Bráulio César Bandeira Aleixo, sócio da CYAN Piscinas.





Prefeitura de Palhoça lança pacote de obras de reurbanização no Frei Damião

20/05 | Cidades
Evento de lançamento será marcado por várias atrações neste sábado (21), no parque do bairro

Polícia Militar encontra local destinado ao refino de cocaína em Itajaí

20/05 | Policia
Na madrugada desta sexta-feira, 20, por volta da 1h, a Polícia Militar de Santa Catarina localizou um local que era destinado ao refino de cocaína para a prática do crime de tráfico de drogas. O fato foi registrado na cidade de Itajaí.

Polícia Civil e Polícia Federal realizam fiscalização no Aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis

20/05 | Policia
Nesta sexta-feira (20), policiais civis e federais realizaram uma ação de inspeção de bagagens no novo Terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis.

Presidente Jair Bolsonaro se encontra com empresário Elon Musk em São Paulo

20/05 | Brasil
O presidente da República, Jair Bolsonaro, se encontrou hoje (20) com o empresário Elon Musk, dono da Tesla e da Starlink, no interior de São Paulo. No encontro, eles conversaram sobre uma parceria do governo brasileiro com a empresa de conectividade sub-orbital Starlink.

Entrevista com Phil Palmer do Dire Straits Legacy que se apresentam neste sábado em Florianópolis

20/05 | Variedades
Uma das maiores bandas de rock de todos os tempos aterrissa em Florianópolis para manter viva a memória de canções atemporais, como "Romeo and Juliet", "Sultans of Swing","Money for Nothing","Tunnel of Love","Walk of Life", "When It Comes to You", "You and Your Friend", "On Every Street", do primeiro álbum Wild West End, e muitos outros hits.

Mais de 80 empresas do Brasil estarão na Feira de Negócios do Empreende Brazil Conference

20/05 | Marketing
Além de 100 palestras simultâneas, com 6 mil participantes, evento oferece oportunidade única para captação de vendas, geração de leads, posicionamento de marca e networking

Rio Vermelho recebe primeira Remada Pelas Águas do Planeta

20/05 | Comunidade
O bairro Rio Vermelho, em Florianópolis, recebe neste domingo (22) a 1ª Remada Pelas Águas do Planeta, realizada pela Eco Paerve

Aplicativo criado por startup de Florianópolis democratiza o acesso à saúde

20/05 | Tecnologia
App SARAR disponibiliza descontos de até 70% na rede particular, sem o paciente precisar pagar mensalidade e de forma 100% digital

Evento de empreendedorismo em Florianópolis reúne empresários e influenciadores em palestras e workshops

20/05 | Marketing
Apresentado pela Zoho, Empreende Brazil vai reunir grandes nomes do empreendedorismo brasileiro para um dia de muito networking

Como uma organização sem fins lucrativos pode aceitar Bitcoin

20/05 | Tecnologia
Bitcoin está se tornando cada vez mais a moeda preferida pelas organizações de solidariedade para coletar fundos de doadores. Veja aqui como aceitar doações de Bitcoin.

Curta o Parque: teatro, artes visuais, walking tour e meditação no Parque da Luz no domingo (22/5)

20/05 | Diversao
No domingo, dia 22 de maio, vai ter Curta o Parque no Parque da Luz, depois de um intervalo de dois anos por conta da pandemia. A programação da segunda edição do evento tem teatro, artes visuais, meditação, dança circular e tour pela área verde no coração da cidade, entre outras atividades. A partir das 14h30, tudo gratuito.

Grave acidente de trânsito na Avenida Beira-mar em Florianópolis é causado por racha

20/05 | Geral
Na noite desta quinta-feira, 19 de maio de 2022, às 23:50h, o CBMSC foi acionado para um acidente de trânsito com duas vítimas graves, na Avenida Beira-mar em Florianópolis


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade