img

SAUDE

Paxlovid: o que é e como funciona o remédio da Pfzer contra a Covid19

Publicado em 07/01/2022

Thomas Hansmann / Pfizer
Paxlovid: o que é e como funciona o remédio da Pfzer contra a Covid19

Batizado como Paxlovid, o medicamento pode ser administrado em pacientes com idade igual ou superior aos 12 anos e que pesem, no mínimo, 40 kg. Os pacientes devem estar alto risco de progressão para a forma mais grave da Covid-19.


Trata-se de um antiviral, classe de medicamentos indicada para o tratamento de infecções causadas por vírus, no caso, o SARS-Cov-2, coronavírus que provoca a covid-19. O remédio foi desenvolvido pela Pfizer..


O medicamento inibe a enzima protease, que o coronavírus utiliza para se multiplicar nas células humanas. Assim, o remédio paralisa a multiplicação viral e ajuda o organismo humano a se recuperar. Segundo a Pfizer, o Paxlovid deve ser ingerido duas vezes ao dia, por cinco dias, a partir do terceiro dia do surgimento de sintomas da Covid-19. O tratamento com o Paxlovid também requer a ingestão de outro remédio, o Ritonavir.

“Os dados sugerem que nosso candidato a antiviral oral, se aprovado ou autorizado pelas autoridades regulatórias, tem o potencial de salvar a vida dos pacientes, reduzir a gravidade das infecções por Covid-19 e eliminar até nove em cada dez hospitalizações”, afirmou Albert Bourla, Presidente e CEO da Pfizer, em nota.

Segundo o New York Times, a Pfizer vai oferecer o remédio aos países mais pobres a preços mais baixos. O laboratório negocia com o Medicines Patent Pool, organização sem fins lucrativos apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), para que o remédio seja produzido e vendido a preços acessíveis nestes países.

No momento, eles são apenas para pacientes com maior risco de desenvolver doença COVID-19 grave. Por exemplo, pessoas com sistema imunológico enfraquecido, incluindo pacientes transplantados e adultos mais velhos, são especialmente vulneráveis. Assim, muitas das centenas de milhares de pessoas com teste positivo para o coronavírus diariamente não seriam candidatas aos tratamentos.

Ainda há outros dois estudos com o Paxlovid em andamento: o primeiro testa a eficácia da droga em pessoas sem comorbidades. Já a segunda verifica a eficácia da droga como prevenção à Covid-19. O Brasil é um dos países que realizam os ensaios clínicos, mas o alto índice de vacinação no País dificulta o avanço dos estudos, já que apenas não vacinados são parâmetro à pesquisa científica.

Outros remédios antivirais contra a Covid-19 também estão disponíveis: a Merck produziu o Molnupiravir, cujo uso foi aprovado no Reino Unido, na Europa e aguarda aval da Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos.

Com informaçoes da Pfizer





Prefeitura de Palhoça lança pacote de obras de reurbanização no Frei Damião

20/05 | Cidades
Evento de lançamento será marcado por várias atrações neste sábado (21), no parque do bairro

Polícia Militar encontra local destinado ao refino de cocaína em Itajaí

20/05 | Policia
Na madrugada desta sexta-feira, 20, por volta da 1h, a Polícia Militar de Santa Catarina localizou um local que era destinado ao refino de cocaína para a prática do crime de tráfico de drogas. O fato foi registrado na cidade de Itajaí.

Polícia Civil e Polícia Federal realizam fiscalização no Aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis

20/05 | Policia
Nesta sexta-feira (20), policiais civis e federais realizaram uma ação de inspeção de bagagens no novo Terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis.

Presidente Jair Bolsonaro se encontra com empresário Elon Musk em São Paulo

20/05 | Brasil
O presidente da República, Jair Bolsonaro, se encontrou hoje (20) com o empresário Elon Musk, dono da Tesla e da Starlink, no interior de São Paulo. No encontro, eles conversaram sobre uma parceria do governo brasileiro com a empresa de conectividade sub-orbital Starlink.

Entrevista com Phil Palmer do Dire Straits Legacy que se apresentam neste sábado em Florianópolis

20/05 | Variedades
Uma das maiores bandas de rock de todos os tempos aterrissa em Florianópolis para manter viva a memória de canções atemporais, como "Romeo and Juliet", "Sultans of Swing","Money for Nothing","Tunnel of Love","Walk of Life", "When It Comes to You", "You and Your Friend", "On Every Street", do primeiro álbum Wild West End, e muitos outros hits.

Mais de 80 empresas do Brasil estarão na Feira de Negócios do Empreende Brazil Conference

20/05 | Marketing
Além de 100 palestras simultâneas, com 6 mil participantes, evento oferece oportunidade única para captação de vendas, geração de leads, posicionamento de marca e networking

Rio Vermelho recebe primeira Remada Pelas Águas do Planeta

20/05 | Comunidade
O bairro Rio Vermelho, em Florianópolis, recebe neste domingo (22) a 1ª Remada Pelas Águas do Planeta, realizada pela Eco Paerve

Aplicativo criado por startup de Florianópolis democratiza o acesso à saúde

20/05 | Tecnologia
App SARAR disponibiliza descontos de até 70% na rede particular, sem o paciente precisar pagar mensalidade e de forma 100% digital

Evento de empreendedorismo em Florianópolis reúne empresários e influenciadores em palestras e workshops

20/05 | Marketing
Apresentado pela Zoho, Empreende Brazil vai reunir grandes nomes do empreendedorismo brasileiro para um dia de muito networking

Como uma organização sem fins lucrativos pode aceitar Bitcoin

20/05 | Tecnologia
Bitcoin está se tornando cada vez mais a moeda preferida pelas organizações de solidariedade para coletar fundos de doadores. Veja aqui como aceitar doações de Bitcoin.

Curta o Parque: teatro, artes visuais, walking tour e meditação no Parque da Luz no domingo (22/5)

20/05 | Diversao
No domingo, dia 22 de maio, vai ter Curta o Parque no Parque da Luz, depois de um intervalo de dois anos por conta da pandemia. A programação da segunda edição do evento tem teatro, artes visuais, meditação, dança circular e tour pela área verde no coração da cidade, entre outras atividades. A partir das 14h30, tudo gratuito.

Grave acidente de trânsito na Avenida Beira-mar em Florianópolis é causado por racha

20/05 | Geral
Na noite desta quinta-feira, 19 de maio de 2022, às 23:50h, o CBMSC foi acionado para um acidente de trânsito com duas vítimas graves, na Avenida Beira-mar em Florianópolis


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade