img

Florianópolis, 20/04/2024




REGIONAL

Fraiburgo dará início a colheita da Maçã

Publicado em 03/12/2021


Foto: Divulgação
Fraiburgo dará início a colheita da Maçã

A colheita da maçã é uma das principais atrações turísticas de Fraiburgo




Começa neste mês de dezembro uma das principais atrações turísticas de Fraiburgo. Com duração de cinco meses, a colheita da maçã atraí 10 mil pessoas e aumenta em mais de 50% a movimentação da economia local

Conhecida como a Terra da Maçã, a cidade de Fraiburgo, localizada no Vale dos Imigrantes, está pronta para receber os turistas que, anualmente, são atraídos para a região em busca de conhecer e presenciar a famosa colheita da maçã – responsável por 40% das atividades econômicas do município. 

A abertura será no dia 20 de dezembro e se estenderá até 10 de abril de 2022 (pode sofrer alterações de acordo com as condições da natureza).

De acordo com a diretora de turismo de Fraiburgo, Natália Latrechia, aproximadamente 10 mil pessoas vão ao município para participar da colheita e ter a oportunidade de comer uma fruta diretamente do pé. 

“A maçã é um importante estímulo para o nosso turismo; atraímos pessoas do Nordeste, Sudeste e Sul do país. São cinco meses em que nossa economia é potencializada em mais de 50% por mês, com um consumo expressivo dos setores de hotelaria, restaurantes, postos de combustíveis, artesanato e lojas em geral”, destacou NatáliaEntre os gastos no setor de turismo, representam: alimentação (70,49%), hospedagem (18,40%) e transporte, agências de viagens e outros (11,11%). 

Da colheita da maçã para tantos outros passeios 

Visitar Fraiburgo é uma experiência peculiar e fascinante. Apesar da colheita da maçã ser a atração principal, existe um roteiro com tantas outras opções de entretenimento, que mesclam história, gastronomia e diversão. 

Além dos passeios pelos pomares de maçã, o turista pode visitar as cidades da Rota da Amizade (Fraiburgo, Videira, Treze Tílias, Arroio Trinta, Iomere e Joaçaba).

Ainda tem a Floresta René Frey, Santuário Nossa Senhora de Fátima, Lago das Araucárias, Cervejaria Holzbier e diversos outros pontos turísticos. 

Dados 

De acordo com o diretor executivo da ABPM – Associação Brasileira de Produtores de Maçã – Moises Lopes de Albuquerque, a safra 2020/21 colhida no estado de Santa Catarina foi de 620 mil toneladas de maçãs.

Os pomares estão concentrados na Serra Catarinense e no Vale dos Imigrantes – este último beneficiará até o final deste ano, cerca de 240 mil toneladas de maçãs (gala e fuji), sendo metade deste volume oriundo de pomares da própria região.

Dentre os principais produtores e embaladores de maçãs de Santa Catarina estão São Joaquim, Fraiburgo, Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema, Painel, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Videira, Lebon Régis, Monte Carlo e Santa Cecília. 

Entre 5% e 10% deste volume é exportado para diversos países, especialmente, Bangladesh, Índia, Rússia e países da União Europeia. O Brasil inteiro recebe as maçãs de Fraiburgo comercializadas in natura (entre 70% e 75% da produção). Os outros 20% vão para a indústria nacional, visando a fabricação de sucos, desidratados, geleias e outros.


Foto: Rafael Schweitzer
Fraiburgo dará início a colheita da Maçã

A cidade recebe aproximadamente 10 mil pessoas a cada temporada da colheita









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade