img

BRASIL

Anvisa recomenda ao governo exigência de vacina para entrada no Brasil

Publicado em 25/11/2021

Foto: Tomaz Silva
Anvisa recomenda ao governo exigência de vacina para entrada no Brasil

Agência defende que a política para as fronteiras seja revista


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou novas recomendações ao governo federal sobre viagens ao Brasil. As diretrizes trazem avaliações do órgão sanitário sobre os protocolos que devem ser adotados para a entrada no país. Mas a transformação em regra depende do governo federal.

Em notas técnicas, a Agência defende que a política para as fronteiras seja revista, com o estabelecimento da cobrança de prova de vacinação para turistas e outros viajantes que desejam vir ao país de avião ou por via terrestre, em combinação com protocolos de testagem.

A equipe técnica da agência argumenta que a medida pode dificultar que o Brasil se torne um destino para não vacinados. Sem essa exigência, pessoas que não se imunizaram podem trazer mais riscos aos brasileiros.

Os viajantes teriam de ter concluído o esquema vacinal pelo menos 14 dias antes da partida para o Brasil. Como parâmetro de análise, seriam aceitos os imunizantes aprovados ou pela Anvisa ou pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Quase todos os países que exigem a vacinação como um dos requisitos para entrada de viajantes internacionais em seus territórios, exigem que a vacinação tenha ocorrido a pelo menos 14 dias, ou seja, que sejam somados 14 dias da data da última dose ou dose única”, justifica a nota técnica.

Via aérea

Para a entrada por via aérea, um procedimento sugerido é a testagem com métodos como antígenos ou medição de ampliação de ácidos nucleicos. Para não vacinados, a agência propõe quarentena até o resultado negativo dos testes laboratoriais (RT-PCR), que deve ser realizado a partir do quinto dia de chegada.

“Se a recomendação for acatada, sugerimos que seja previsto um termo que o viajante apresente à Polícia Federal ou outra autoridade de fronteira, em que declare onde cumprirá o período de auto quarentena”, diz a nota técnica.

Por fim, o documento recomenda que seja colocado para os viajantes a assinatura de uma declaração de viagem, com a inserção de informações sobre sintomas e contatos do viajante, para que as autoridades sanitárias possam tomar providências.

Via terrestre

Para o trânsito de pessoas de fora por rodovias, para além da recomendação de prova de vacinação, a Anvisa defende que não seja permitida a entrada de pessoas não vacinadas. “Os não vacinados, caso queiram adentrar em território nacional, devem utilizar o modal aéreo, em que os controles são mais adequados”, diz a nota da agência.

O documento da agência, no entanto, prevê exceções para a prova de vacinação. Uma delas seria no caso de pessoas trabalhando no transporte de cargas. Outra seria a dispensa no caso de países em que a cobertura vacinal tenha chegado a uma situação de imunidade coletiva.

Secretários

Os conselhos dos secretários estaduais (Conass) e municipais de Saúde (Conasems) divulgaram nota manifestando apoio às notas técnicas da Anvisa com as recomendações de novas regras para a entrada no Brasil.

“O recrudescimento da pandemia em países europeus e o aumento de casos nos EUA, e Canadá, bem como em países da América do Sul, tais como Bolívia, Equador e Paraguai, conforme informação divulgada hoje pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), exigem que o Brasil adote medidas sanitárias adicionais, de modo a proteger sua população”, diz o texto.



Com informações de EBC/AGENCIA BRASIL




Santa Catarina divulga atualização do Boletim Epidemiológico da Covid19

21/01 | Geral
Desde o início da pandemia, 20.338 óbitos foram causados pelo coronavírus. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,51%.

Confira a previsão do tempo neste fim de semana em Santa Catarina

21/01 | Geral
Atenção: no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste permanece a temperatura alta e o predomínio de tempo seco na maior parte dos dias, com condição apenas de pancadas de chuva de verão, ocorrendo de forma bem isolada e concentrada no período da tarde.

Dibea suspende resgate e acolhimento de animais em Florianópolis

21/01 | Comunidade
Abrigo da Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis está superlotado; O Hospital Veterinário licitado também não tem mais vagas para atender animais resgatados pela Dibea.

Estiagem avança no Oeste e área central de Santa Catarina, revela Monitor de Secas

21/01 | Geral
O mapa do monitoramento referente a dezembro foi divulgado na última quarta-feira, 19.

Banco Central relata vazamento de dados de 160 mil chaves do Pix em banco

21/01 | Economia
Foram vazados dados cadastrais da Acesso Pagamentos

Pesquisa de balneabilidade aponta 65,3% dos pontos analisados próprios para banho em SC

21/01 | Geral
Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 60 estão em condições de receber banhistas, ou seja, 69,0 %

Confira os pontos de testagem contra Covid-19 neste fim de semana em Florianópolis

21/01 | Saude
Nesta sexta-feira, 21, a Prefeitura de Florianópolis divulgou os pontos de testagem contra Covid-19 para o fim de semana, sábado, 21 de janeiro e domingo, 22 de janeiro. Confira:

Nutricionista orienta sobre alimentação e hidratação durante o calor intenso

21/01 | Variedades
Consumo de água, frutas e verduras que ajudam na hidratação e reposição de eletrólitos é a recomendação de especialista para quem vai curtir a estação em sua plenitude

Curso baseado na obra de Brené Brown foca na saúde mental e soft skills para formar uma nova geração de líderes

21/01 | Marketing
Mentoria Liderança com Ousadia, online e ao vivo, chega à sua sétima edição com o objetivo de apoiar líderes nos desafios diários dessa posição por meio de ferramentas e habilidades consideradas essenciais segundo o Fórum Econômico Mundial

Sesc SC divulga regulamento para inscrições de projetos artísticos catarinenses

21/01 | Cultura
Artistas, produtores culturais e arte-educadores interessados em fazer parte da programação cultural do Sesc em 2022 podem inscrever proposta de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, literatura, música, oficinas, mediações, interpretação em Libras e audiodescrição.

CoronaVac é incluída no plano de vacinação para crianças e jovens de 6 a 17 anos

21/01 | Saude
A pasta abriu negociações com o Instituto Butantan, responsável pela produção do imunizante, para a aquisição de doses.

Homem suspeito de roubo a banco em SC é preso no Rio Grande do Sul

21/01 | Policia
Crime aconteceu no dia 26 de outubro de 2021 em Itajaí.

Publicidade