img

Florianópolis, 23/04/2024




GERAL

Serra Dona Francisca é interditada para simulado de atendimento de emergências

Publicado em 25/11/2021


Fotos: Divulgação PMSC
Serra Dona Francisca é interditada para simulado de atendimento de emergências



A inciativa contou com a participação do Serviço Móvel de Urgência (Samu), Instituto Geral de Perícias (IGP), Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), Prefeitura Municipal de Joinville (PMJ), Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio da Polícia Militar Rodoviária (PMRv).

Na manhã de quarta-feira, 24, foi realizado um simulado de atendimento de emergências na Serra Dona Francisca, no Norte do Estado.

O cenário do exercício foi montado no Km 16 da SC-418 e simulava um acidente envolvendo um caminhão e um ônibus. No quadro apresentado para as equipes de resgate no acidente fictício teria ocorrido vazamento de combustível que colocava em risco as vítimas.

Os profissionais realizaram o socorro e descontaminação de vítimas, transporte de feridos, controle do trânsito e ações de proteção ambiental para que o rio não fosse atingido, evitando o comprometido do abastecimento de água pelo vazamento de combustível.

No Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de Joinville foi realizada a gestão da operação, através do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) Regional da Defesa Civil.

A PMRv ficou responsável pelo primeiro comando no local, isolamento e repasse aos órgãos sobre as informações levantadas; os Bombeiros Voluntários de Joinville e Bombeiros Militares de Campo Alegre ficaram responsáveis pela avaliação da cena, descontaminação das vítimas e posterior condução em conjunto com o SAMU e IDEAL Emergênciais Médicas para hospitais da região; o Grupo de Resgate em Montanhas (GRM) efetuou o resgate da vítima em local de difícil acesso; e a empresa Ambipar, ficou responsável por realizar a contenção e descontaminação do local do acidente.

Também fizeram parte do simulado representantes da Ambipar, da Ideal Emergenciais Médicas, do Clube de Radioamadores e do Grupo de Resgate em Montanha. Participaram também integrantes o IGP, IML, Auto Pista Litoral Sul, Agentes de Trânsito de Joinville, Defesa Civil de Joinville, Guaramirim e Campo Alegre e da empresa Águas de Joinville.



Serra Dona Francisca é interditada para simulado de atendimento de emergências




Serra Dona Francisca é interditada para simulado de atendimento de emergências










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade