img

GERAL

IVG realiza 3,2 mil revisões em Santa Catarina e mostra principais problemas dos veículos

Publicado em 19/10/2021

Fotos: Divulgação
IVG realiza 3,2 mil revisões em Santa Catarina e mostra principais problemas dos veículos

Durante a inspeção, foram avaliados mais de 90 itens do veículo.


Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) fez o maior número de inspeções


Com 347 revisões realizadas em veículos durante o mês de setembro, o Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) se destaca no Estado no número de checklists realizados durante a Inspeção Veicular Gratuita (IVG).

Em segundo lugar ficou São José, com 304 avaliações, e Campos Novos, com 280. A ação social e sem fins lucrativos ocorreu nos núcleos de todo o Estado.

Os proprietários dos veículos inspecionados receberam um diagnóstico gratuito, a partir da verificação de mais de 90 itens feito pelos profissionais das empresas que participaram da iniciativa.

Itens básicos como filtro do óleo, óleo do motor, filtro de ar e de combustível, líquido de arrefecimento, filtro de ar condicionado e fluído de freio foram alguns dos que mais apresentaram problemas durante as inspeções.

No total, 103 empresas de 20 núcleos participaram e foram avaliados aproximadamente 3,2 mil veículos em todo o Estado. Em 2020 foram 21 núcleos, 130 empresam e 2,6 mil inspeções; em 2019, 20 núcleos, 173 empresas e 1,9 mil revisões e em 2018 18 núcleos, 149 empresas e 1,6 mil avaliações.

O coordenador do Núcleo de Automecânicas da ACIC, Éderson Terhorst, enfatizou que o objetivo da IVG é conscientizar sobre a importância da manutenção veicular preventiva.

“No fim da revisão informamos os proprietários dos veículos sobre os problemas verificados. Como a maioria foi itens simples, reforçamos que é fundamental manter os cuidados com o veículo. O condutor precisa saber como está seu carro. Vemos como um dever social fornecer essa análise gratuita, que pode gerar menor poluição e até menos consumo de combustível, sem contar a prevenção de acidentes”, realça Terhorst.

Uma das novidades deste ano foi a utilização do checklist via aplicativo do Núcleo Estadual das Automecânicas (NEA), que diminuiu o consumo de papel do evento e permitiu o lançamento das informações em tempo real.

IMPORTÂNCIA DA INSPEÇÃO VEICULAR

A Lei 9.503, em seus artigos 104 e 106, determina que todos os automóveis em circulação passem por inspeção obrigatória periódica para avaliar suas condições de segurança, emissão de gases poluentes e ruídos.

A inspeção veicular ajuda na redução de acidentes de trânsito causados por automóveis em mau estado de conservação e auxilia no controle da poluição sonora e atmosférica. Outra vantagem é ser um procedimento de carácter preventivo.

A soma desses fatores garante que boa parte dos automóveis em circulação estejam com o motor bem regulado e em boas condições de segurança. Além disso, o valor investido acaba resultando em uma futura redução nos custos de manutenção do veículo. 

Participaram da IVG em Chapecó as seguintes empresas integrantes do Núcleo: Mecânica Buiucar, Mecânica Irmãos Tolotti, Mecânica Moratelli Auto 10, Mecânica São Cristóvão, Mecânica Barriga, Auto Mecânica Dorini, Oda Auto Center, Toniazzo Auto Mecânica, Toreto Auto Center, Rosa Auto Center e Auto Tork Mecânica Automotiva.

 



IVG realiza 3,2 mil revisões em Santa Catarina e mostra principais problemas dos veículos

IVG foi realizada durante o mês de setembro.





Santa Catarina divulga atualização do Boletim Epidemiológico da Covid19

21/01 | Geral
Desde o início da pandemia, 20.338 óbitos foram causados pelo coronavírus. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,51%.

Confira a previsão do tempo neste fim de semana em Santa Catarina

21/01 | Geral
Atenção: no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste permanece a temperatura alta e o predomínio de tempo seco na maior parte dos dias, com condição apenas de pancadas de chuva de verão, ocorrendo de forma bem isolada e concentrada no período da tarde.

Dibea suspende resgate e acolhimento de animais em Florianópolis

21/01 | Comunidade
Abrigo da Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis está superlotado; O Hospital Veterinário licitado também não tem mais vagas para atender animais resgatados pela Dibea.

Estiagem avança no Oeste e área central de Santa Catarina, revela Monitor de Secas

21/01 | Geral
O mapa do monitoramento referente a dezembro foi divulgado na última quarta-feira, 19.

Banco Central relata vazamento de dados de 160 mil chaves do Pix em banco

21/01 | Economia
Foram vazados dados cadastrais da Acesso Pagamentos

Pesquisa de balneabilidade aponta 65,3% dos pontos analisados próprios para banho em SC

21/01 | Geral
Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 60 estão em condições de receber banhistas, ou seja, 69,0 %

Confira os pontos de testagem contra Covid-19 neste fim de semana em Florianópolis

21/01 | Saude
Nesta sexta-feira, 21, a Prefeitura de Florianópolis divulgou os pontos de testagem contra Covid-19 para o fim de semana, sábado, 21 de janeiro e domingo, 22 de janeiro. Confira:

Nutricionista orienta sobre alimentação e hidratação durante o calor intenso

21/01 | Variedades
Consumo de água, frutas e verduras que ajudam na hidratação e reposição de eletrólitos é a recomendação de especialista para quem vai curtir a estação em sua plenitude

Curso baseado na obra de Brené Brown foca na saúde mental e soft skills para formar uma nova geração de líderes

21/01 | Marketing
Mentoria Liderança com Ousadia, online e ao vivo, chega à sua sétima edição com o objetivo de apoiar líderes nos desafios diários dessa posição por meio de ferramentas e habilidades consideradas essenciais segundo o Fórum Econômico Mundial

Sesc SC divulga regulamento para inscrições de projetos artísticos catarinenses

21/01 | Cultura
Artistas, produtores culturais e arte-educadores interessados em fazer parte da programação cultural do Sesc em 2022 podem inscrever proposta de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, literatura, música, oficinas, mediações, interpretação em Libras e audiodescrição.

CoronaVac é incluída no plano de vacinação para crianças e jovens de 6 a 17 anos

21/01 | Saude
A pasta abriu negociações com o Instituto Butantan, responsável pela produção do imunizante, para a aquisição de doses.

Homem suspeito de roubo a banco em SC é preso no Rio Grande do Sul

21/01 | Policia
Crime aconteceu no dia 26 de outubro de 2021 em Itajaí.

Publicidade