img

VARIEDADES

Pedidos de novos passaportes crescem 35% no posto da Polícia Federal do Itajaí Shopping

Publicado em 27/09/2021

Foto: Divulgação
Pedidos de novos passaportes crescem 35% no posto da Polícia Federal do Itajaí Shopping

A retomada econômica impulsionada pelo avanço da vacinação em massa no Brasil gerou um crescimento na procura por emissão e renovação de passaportes em Itajaí e região. No primeiro semestre de 2021, o Posto de Emissão de Passaportes da Polícia Federal localizado no Itajaí Shopping registrou um salto de 35% nas solicitações em relação ao segundo semestre de 2020.


O índice reflete parte da demanda reprimida no turismo nacional e internacional, que ficou estático por praticamente um ano devido às restrições sanitárias.

O agente responsável pelo Posto da Polícia Federal no empreendimento, Rafael Costa Firpo, explica que a emissão do documento deve ser agendada exclusivamente pelo site da Polícia Federal, com tempo médio de espera de 5 dias para o atendimento presencial.

Após o comparecimento do requerente ao posto do Itajaí Shopping, o documento leva em torno de 6 dias úteis para ficar pronto. Para garantir a segurança do público e dos agentes, a Polícia Federal segue à risca os protocolos de saúde determinados pelos decretos governamentais, incluindo uso de máscaras e luvas descartáveis, distanciamento mínimo, e disponibilização de álcool gel em todas as mesas de atendimento e na entrada da sala de espera.

Procura por vistos

De forma gradual, o público também começa a procurar pelo serviço de assessoria especializada em emissão de vistos. No Itajaí Shopping, a Resolv Vistos atende quem necessita de apoio para obter a permissão de entrada em países como Estados Unidos e Canadá.

“Aos poucos, as pessoas começam a se organizar para emitir ou renovar o visto para viajar nos próximos meses”, explica Bruna Oliynik Torneiro, sócia proprietária e consultora de vistos consulares da Resolv.

Há 20 anos no mercado, a empresa ajuda os viajantes a montarem todo o processo, incluindo o preenchimento do formulário nas normas que o consulado exige, o agendamento da entrevista, a análise do perfil, a lista de documentos, dicas e instruções para a entrevista, e o acompanhamento da chegada do passaporte com o visto.

Em caso de renovação para os Estados Unidos (vistos vencidos a menos de 48 meses) não é necessário que o passageiro se apresente para a entrevista no consulado americano.

“No momento, estão acontecendo as entrevistas para vistos de estudantes e vistos de urgência aos Estados Unidos. Para vistos de turismo, os processos estão levando mais tempo do que o habitual, por isso é importante se organizar o quanto antes”, alerta Bruna.

Em caso de famílias, é possível agendar as entrevistas de uma só vez, o que também pode facilitar a aprovação do visto, dependendo do caso.

Segundo a consultora, o primeiro passo é fazer ou renovar o passaporte e verificar se o país pretendido exige o visto. No caso do visto americano, por exemplo, o caminho inclui preencher o formulário DS-160, pagar a taxa consular no valor de 160 dólares, agendar a entrevista no consulado dos Estados Unidos (São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília ou Recife), separar os documentos e comparecer no dia agendado para entrevista.

“Além de todos os trâmites burocráticos citados, a Resolv do Itajaí Shopping também ajuda na escolha de hotéis próximos aos consulados e dicas para entrevista, a exemplo de como se portar e o que vestir quando for ao consulado”, finaliza.

 

 





Inscrições gratuitas para 2ª edição da Corrida da Ponte em Florianópolis encerram neste domingo

03/12 | Geral
Corrida será realizada nos dias 11 e 12 de Dezembro, em Florianópolis.

Piloto catarinense Carlos Renaux disputa, em Interlagos, última etapa da Porsche Endurance Series

03/12 | Esportes
A última corrida da temporada ocorre sábado (4) no templo do automobilismo brasileiro, o Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Bairros da região continental de Florianópolis recebem a visita do Papai Noel

03/12 | Cidades
Durante 17 dias a população poderá acompanhar as atrações itinerantes nos bairros de Florianópolis

Corpo de jovem desaparecida é encontrado em praia de SC

03/12 | Geral
Amanda Albach, de 21 anos, estava desaparecida há 19 dias; O corpo da jovem foi encontrado na Praia do Sol, em Laguna.

Movimentação de carga no Porto de São Francisco cresce 25% em novembro

03/12 | Economia
Os dados foram divulgados pela autoridade portuária.


Fraiburgo dará início a colheita da Maçã

03/12 | Regional
Começa neste mês de dezembro uma das principais atrações turísticas de Fraiburgo. Com duração de cinco meses, a colheita da maçã atraí 10 mil pessoas e aumenta em mais de 50% a movimentação da economia local

Figueirense reativa categorias de base e inicia cadastramento de núcleos e escolinhas

03/12 | Esportes
Inicialmente serão reativadas as categorias Sub-15 e Sub-17.

Veículos adulterados são apreendidos pela Polícia Civil em São José

03/12 | Policia
Na quinta feira (2), a Divisão de Furtos e Roubos de Veículos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, apreendeu no bairro Ponta de Baixo, em São José, um veículo com sinais identificadores adulterados.

Estação Espacial realiza manobra para se desviar de lixo

03/12 | Mundo
Órbita da estação baixou 310 metros

Abertura do Natal da Virada reúne milhares de pessoas em Florianópolis

03/12 | Cidades
O evento foi realizado na noite desta quinta-feira, (2), no largo da Catedral Metropolitana da Capital.

Aeroporto de Florianópolis estreia rota inédita para Salvador neste fim de semana

03/12 | Turismo
É a primeira vez na história que o aeroporto da Capital catarinense tem uma ligação direta com o Nordeste.