img

Florianópolis, 23/04/2024




CULTURA

Museu Histórico de São José recebe o nome de Gilberto Gerlach

Publicado em 23/09/2021


Imagens: Divulgação Secom/PMSJ
Museu Histórico de São José recebe o nome de Gilberto Gerlach

Repleto de bens culturais do século XIX, o Museu é um espaço ideal para pesquisadores e visitantes que buscam adquirir conhecimento sobre a história josefense.




Gilberto era cineasta, historiador, escritor e grande figura na cena cultural josefense e brasileira

O Prefeito Orvino Coelho de Ávila sancionou nesta terça-feira (21), a lei que denomina de "Gilberto Gerlach", o Museu Histórico Municipal localizado no Centro Histórico.

Para o Prefeito Orvino Coelho de Ávila, nomear como Gilberto Gerlach o Museu Histórico, é honrar a memória e o carinho do artista e entusiasta das artes e do cinema.

“Gilberto Gerlach foi um homem que exaltou a cultura de São José, do cinema e das artes. Sempre manteve vivo seu amor pela que é cultural e para que sua memória, pela dedicação e carinho, o projeto de minha criação foi aprovado pela Câmara Municipal, um reconhecimento mais que merecido para o senhor Gerlach”.

Gilberto Gerlach, que nasceu em 19 de setembro de 1943 e faleceu no dia 6 de maio de 2021, possuiu notória e importante participação no desenvolvimento cultural de São José, sendo responsável por auxiliar na criação de diversos projetos nas áreas da arte e do cinema, contando com participações em eventos internacionais relacionados ao assunto, assim como com a condecoração cultural máxima do Estado de Santa Catarina, a Medalha de Mérito Cultura Cruz e Sousa.

Gilberto era cineasta, historiador, escritor e grande figura na cena cultural josefense e brasileira.

Sobre o museu

O prédio, localizado no Centro Histórico da cidade, foi a primeira edificação a ser tombada como patrimônio do Município e permanece intacto em sua construção original. Repleto de bens culturais do século XIX, o Museu é um espaço ideal para pesquisadores e visitantes que buscam adquirir conhecimento sobre a história josefense.

O local já abrigou a Guarda Nacional, serviu de residência para a família Ferreira de Mello, Escola Militar, Casa de Comércio, senzala e cavalaria. Restaurado em 1984, o edifício passou a abrigar o Museu Histórico de São José que hoje chega a ser visitado por mais de 260 pessoas por mês.

Além do acervo, que sempre está exposto para a comunidade, o Museu também promove exposições culturais em que são compartilhadas fotografias, porcelanas, pinturas, obras de importância cultural e que ficam à disposição dos visitantes.



Museu Histórico de São José recebe o nome de Gilberto Gerlach




Museu Histórico de São José recebe o nome de Gilberto Gerlach




Com informações de ASCOM/PMSJ








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade