img

CULTURA

Lançamento do vídeo-documentário: O rio, os engenhos, a roça, paisagens fragmentadas na História

Publicado em 20/05/2021

Lançamento do vídeo-documentário: O rio, os engenhos, a roça, paisagens fragmentadas na História

Produção audiovisual que enfoca sociabilidades da comunidade de Ratones será lançada na noite desta quinta-feira, às 20 horas, em apresentação virtual.


“O rio, os engenhos, a roça: paisagens fragmentadas na história” é o vídeodocumentário que resulta de projeto encaminhado pela Associação dos Moradores de Ratones - (AMORA) ao Conselho dos Arquitetos e Urbanistas - (CAU/SC) atendendo ao edital “ACUPUNTURA URBANA: ESPAÇOS INCLUSIVOS E SUSTENTÁVEIS” lançado em 2019 pela entidade dos profissionais da arquitetura. O audiovisual recupera em depoimentos de moradores, paisagens e construções, um modo de vida e de sociabilidades em que se misturam aspectos rurais, ambientais e urbanos, em plena capital do estado.  

O projeto encaminhado pela AMORA atendeu requisito do edital dentro da perspectiva do patrimônio histórico e cultural, que previa ações destinadas à proteção do patrimônio arquitetônico, paisagístico e cultural no âmbito do estado de Santa Catarina. A modalidade escolhida foi a de publicações (audiovisual) para resgatar modos de vida, construções e instrumentos utilizados nas atividades rurais que caracterizaram a comunidade em tempos idos. E que ainda inspiram antigos e novos moradores, idosos e jovens, pequenos produtores rurais, já que na localidade do Norte da ilha ainda se encontram várias áreas de produção de hortaliças e outros plantios. Em vários depoimentos de moradores e  agricultores são mostradas as antigas práticas de sobrevivência econômica, dos usos da área do mangue,  de vida comunitária, de vivências familiares e culturais. Das dezenas de engenhos que existiram no local, restam apenas edificações ou partes da estrutura, inativos e fechados em propriedades particulares, ou imagens em fotos.

 

Para a presidenta da AMORA, Erica Xavier de Oliveira, a proposta de intervenção como “acupuntura urbana” pode reduzir danos e dores de perdas sucessivas nas características dessa área rural/comunitária. Como proposta audiovisual, possibilitará que seus moradores se fortaleçam enquanto cultura própria, identidade e tradição, inclusive para aumentar o reconhecimento da importância dessa ação. “Pretende-se contribuir com a preservação do patrimonio histórico, da  memória cultural e paisagística e valorização da importância desses modos de vida para existência e manutenção da bacia hidrográfica da localidade como espaço de sustentabilidade e inclusão”, afirma a presidenta. 

Na opinião do arquiteto  Ricardo José Monti –  responsável técnico pelo projeto, o CAU/SC, como instituição que agrupa os profissionais da arquitetura e urbanismo, deve transparecer sua essencialidade, ou seja, a transferência da cultura que nos condiciona em espacialidades, significados tendentes a ser testemunho digno e ético, impostos pela  necessária técnica humana da construção de cidadania pelo conjunto de indivíduos, transformada no seu habitat. “E o projeto realizado na parceria entre CAU/SC, AMORA e Movimento Filmes, contempla essa perspectiva”, finaliza.

Ficha Técnica:

Lançamento do Vídeodocumentário “O rio, os engenhos, a roça, paisagens fragmentadas na História”.

Realização: AMORA – CAU/SC – MOVIMENTO FILMES 

Direção: Maurício Muniz

Produção: Leani Budde

Data e hora: 20.05.2021  -   20 Horas;

Link: https://meet.google.com/hxy-taah-bqt





Santa Catarina divulga atualização do Boletim Epidemiológico da Covid19

21/01 | Geral
Desde o início da pandemia, 20.338 óbitos foram causados pelo coronavírus. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,51%.

Confira a previsão do tempo neste fim de semana em Santa Catarina

21/01 | Geral
Atenção: no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste permanece a temperatura alta e o predomínio de tempo seco na maior parte dos dias, com condição apenas de pancadas de chuva de verão, ocorrendo de forma bem isolada e concentrada no período da tarde.

Dibea suspende resgate e acolhimento de animais em Florianópolis

21/01 | Comunidade
Abrigo da Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis está superlotado; O Hospital Veterinário licitado também não tem mais vagas para atender animais resgatados pela Dibea.

Estiagem avança no Oeste e área central de Santa Catarina, revela Monitor de Secas

21/01 | Geral
O mapa do monitoramento referente a dezembro foi divulgado na última quarta-feira, 19.

Banco Central relata vazamento de dados de 160 mil chaves do Pix em banco

21/01 | Economia
Foram vazados dados cadastrais da Acesso Pagamentos

Pesquisa de balneabilidade aponta 65,3% dos pontos analisados próprios para banho em SC

21/01 | Geral
Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 60 estão em condições de receber banhistas, ou seja, 69,0 %

Confira os pontos de testagem contra Covid-19 neste fim de semana em Florianópolis

21/01 | Saude
Nesta sexta-feira, 21, a Prefeitura de Florianópolis divulgou os pontos de testagem contra Covid-19 para o fim de semana, sábado, 21 de janeiro e domingo, 22 de janeiro. Confira:

Nutricionista orienta sobre alimentação e hidratação durante o calor intenso

21/01 | Variedades
Consumo de água, frutas e verduras que ajudam na hidratação e reposição de eletrólitos é a recomendação de especialista para quem vai curtir a estação em sua plenitude

Curso baseado na obra de Brené Brown foca na saúde mental e soft skills para formar uma nova geração de líderes

21/01 | Marketing
Mentoria Liderança com Ousadia, online e ao vivo, chega à sua sétima edição com o objetivo de apoiar líderes nos desafios diários dessa posição por meio de ferramentas e habilidades consideradas essenciais segundo o Fórum Econômico Mundial

Sesc SC divulga regulamento para inscrições de projetos artísticos catarinenses

21/01 | Cultura
Artistas, produtores culturais e arte-educadores interessados em fazer parte da programação cultural do Sesc em 2022 podem inscrever proposta de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, literatura, música, oficinas, mediações, interpretação em Libras e audiodescrição.

CoronaVac é incluída no plano de vacinação para crianças e jovens de 6 a 17 anos

21/01 | Saude
A pasta abriu negociações com o Instituto Butantan, responsável pela produção do imunizante, para a aquisição de doses.

Homem suspeito de roubo a banco em SC é preso no Rio Grande do Sul

21/01 | Policia
Crime aconteceu no dia 26 de outubro de 2021 em Itajaí.

Publicidade