img

Florianópolis, 19/04/2024




GERAL

UFSC tem estrutura adequada para armazenar vacinas em baixíssimas temperaturas

Publicado em 14/01/2021


UFSC tem estrutura adequada para armazenar vacinas em baixíssimas temperaturas



A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) possui uma estrutura adequada para armazenar com segurança vacinas contra a Covid-19 que necessitem de conservação a baixíssimas temperaturas.

Essa foi a conclusão de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Florianópolis, que fizeram nesta terça-feira, 12 de janeiro, uma visita técnica a instalações do campus de Florianópolis. A Universidade identificou, num primeiro momento, cinco ultrafreezers com capacidade total de quase 2 mil litros que poderiam ser cedidos à Prefeitura para armazenagem de vacinas. A visita foi acompanhada pelo prefeito Gean Loureiro.

A visita técnica foi decidida em uma reunião entre representantes da UFSC e da Secretaria na última sexta-feira, 8 de janeiro, na qual foram detalhados os termos da parceria entre a Universidade e o poder público municipal em ações de combate à pandemia de Covid-19. Além de ceder os ultrafreezers, a UFSC também colocou à disposição da Prefeitura espaço físico no prédio da Secretaria de Educação a Distância e TV UFSC, na área central de Florianópolis, para abrigar equipes de investigadores epidemiológicos.

Os representantes da Prefeitura foram à UFSC para avaliar a logística dos espaços, a forma de acesso às instalações, a existência de geradores e capacidade dos freezers, além das condições gerais de segurança. Participaram, pela SMS, a gerente de Vigilância Epidemiológica, Ana Cristina Vidor, e a diretora da Vigilância Sanitária, Priscila Valler dos Santos. A pró-reitora de Pesquisa em exercício, Maique Biavatti, representou a UFSC.

O prefeito Gean Loureiro destacou que a possibilidade de uso dos freezers da UFSC representa uma “grande contribuição neste momento”, permitindo que Florianópolis seja uma das poucas cidades do Brasil a ter uma estrutura adequada para receber e armazenar também a vacina da Pfizer.

A gerente de Vigilância Epidemiológica, Ana Vidor, disse que a visita tinha o objetivo de conhecer todos os detalhes e informações necessárias para organizar a logística de um eventual uso dos freezers. Ela mencionou que, apenas com os equipamentos da UFSC, é possível armazenar uma quantidade significativa de vacinas. “Com certeza haverá uma parceria importante e extremamente relevante para que Florianópolis possa ampliar o seu leque de vacinas”, afirmou.

A pró-reitora de Pesquisa em exercício, Maique Biavatti, disse que a visita serviu para trazer tranquilidade em relação à segurança das vacinas, em caso de utilização dos equipamentos da UFSC. “A maioria dos freezers está em espaços bastante controlados, no sentido da entrada de pessoas, com a presença de câmeras e sensores. A gente consegue rastrear a entrada e saída de pessoas com bastante tranquilidade”.

A professora destacou que, desde o começo, a Universidade se envolveu em diversas iniciativas de enfrentamento à pandemia, desde a confecção de equipamentos de proteção e insumos de higiene até a participação e o desenvolvimento de pesquisas. A Pró-Reitoria de Pesquisa tem hoje cadastrados mais de cem projetos, em diversas frentes, relacionados ao novo coronavírus e à pandemia de Covid-19, informou.

Com informações da AGECOM/UFSC









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade