img

POLITICA

Câmara Municipal de Florianópolis amplia tempo de validade de certidão emitidas para facilitar empreendedorismo

Publicado em 27/10/2020

Câmara Municipal de Florianópolis amplia tempo de validade de certidão emitidas para facilitar empreendedorismo

Com as alterações aprovadas na tarde de segunda-feira (19) o prazo passa a ser de 60 dias. 


A Câmara aprovou Projeto de Lei Complementar 01825/2020 que altera o art. 194 e acrescenta o parágrafo único à lei complementar n° 007/19, que institui o Código Tributário Municipal, acerca da validade das Certidões Negativas de Débitos (CND) emitidas pela prefeitura municipal.

O documento é emitido pela Fazenda Municipal e atesta que o contribuinte está em situação regular quanto ao pagamento dos tributos municipais. Atualmente a  certidão tem validade pelo prazo de 20 dias a partir da sua emissão. O objetivo, de acordo com a justificativa do projeto de autoria do vereador Fábio Braga, é evitar que o contribuinte tenha que se deslocar da sua residência ou acessar o sistema da prefeitura por, pelo menos, duas vezes ao longo do mês, para obter a certidão.

Observando outros casos dentro desse mesmo tema, em cidades vizinhas, como Palhoça, a validade é de 120 dias. Nas emissões feitas pelo Estado de Santa Catarina, o período é de 60 dias. E o Governo Federal emite certidões com duração de 90 dias. Agora, a Capital terá o mesmo período das certidões emitidas pela Secretaria da Fazenda estadual.

Durante a discussão do PLC os parlamentares ressaltaram a importância da certidão negativa na vida de quem empreende em Florianópolis. Para efeito de obtenção dos alvarás, por exemplo, existem com fiscalizações que podem demorar mais para serem realizadas do que o prazo das certidões.

Em especial neste momento de pandemia, faz-se necessário uma ampliação por 30 ou 60 dias por uma necessidade também na relação com o poder público para efeito de uma licitação, que muitas vezes leva meses até sua conclusão, seja no âmbito municipal, estadual, federal.








Inicio da vacinação contra a Covid19 em Santa Catariana começa nesta segunda-feira (18)

18/01 | Geral
O Governo do Estado realiza nesta segunda-feira, 18, ato que marca o início da vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina.

Santa Catarina recebe 126 mil doses da vacina contra Covid-19 nesta segunda-feira

18/01 | Geral
A vacinação iniciará em Santa Catarina na tarde desta segunda-feira. As doses já saíram de São Paulo.

Festival Floripa Chess Open 2021 de xadrez inicia em Florianópolis

18/01 | Esportes
A atração principal do evento será o maior torneio de Xadrez Pensado do Brasil que começa nesta segunda-feira (18) com todas as medidas de segurança em relação à Covid-19 e premiação para a melhor cobertura jornalística

Ministério da Saúde começa processo para distribuir vacina contra Covid-19 pelo país

18/01 | Brasil
Estados receberão a partir desta segunda-feira (18) seis milhões de doses do imunizante; vacinação começa quarta, dia 20, às 10h

Ministério da Saúde confirma que vacinação contra covid-19 começa na quarta-feira

17/01 | Brasil
A vacinação contra a covid-19 começa na próxima quarta-feira (20), às 10h, em todo o país, para os grupos prioritários. O anúncio foi feito neste domingo (17), durante coletiva de imprensa.

Santa Catarina irá enviar doses em até 24 horas aos municípios catarinenses

17/01 | Geral
O governador Carlos Moisés reforçou na tarde desta sexta-feira, 15, que Santa Catarina está preparada para iniciar a imunização dos catarinenses contra a Covid-19 assim que receber as doses do Ministério da Saúde.