img

POLITICA

Conheça as regras para doações de campanha

Publicado em 21/09/2020

Conheça as regras para doações de campanha

Os cidadãos que desejem colaborar financeiramente com a campanha de candidatos ou partidos podem fazê-lo seguindo as normas eleitorais fixadas para a matéria e regulamentadas pelo TSE para as Eleições 2020.


As únicas exceções de pessoas físicas que não podem doar são aquelas que recebam recursos de origem estrangeira ou que sejam permissionárias de serviço público. Além disso, pessoas jurídicas não podem realizar doações de campanha ou financiar partidos políticos. Para doações de bens ou serviços, os bens precisam ser de propriedade do doador e os serviços prestados por eles diretamente.

A Lei n. 9.504/1997 estabelece um limite para a doação de pessoas físicas: os eleitores podem doar aos candidatos de sua preferência valores que correspondam a até 10% da renda bruta anual declarada à Receita Federal, com base no ano-calendário de 2019. O limite considera o total das doações realizadas, mas não se aplica a doações estimáveis em dinheiro relativas à utilização de bens móveis ou imóveis de propriedade do doador ou à prestação de serviços próprios, desde que o valor estimado não ultrapasse R$ 40 mil. A norma ainda prevê que o candidato poderá usar recursos próprios em sua campanha até o total de 10% dos limites previstos para gastos de campanha no cargo em que concorrer.

As doações podem ser realizadas das seguintes formas: por meio de transação bancária, na qual o CPF do doador deve ser identificado; por doação ou cessão temporária de bens e serviços estimáveis em dinheiro, com a demonstração de que o doador é proprietário do bem ou é o responsável direto pela prestação de serviços; e por instituições que promovam técnicas e serviços de financiamento coletivo por meio de sites, aplicativos eletrônicos e outros recursos similares.

A Justiça Eleitoral alerta que as doações financeiras de valor igual ou superior a R$ 1.064,10 só poderão ser realizadas mediante transferência eletrônica entre as contas bancárias do doador e do beneficiário ou cheque cruzado e nominal.

Os pré-requisitos para recebimento de doações por parte dos candidatos são: requerimento de registro de candidatura, inscrição no CNPJ, abertura de conta bancária específica para campanha e emissão de recibos eleitorais - caso a doação tenha sido realizada em bens ou serviços ou, se financeira, pela internet.

Já os partidos necessitam possuir registro na Justiça Eleitoral, inscrição no CNPJ, conta específica para campanha e devem emitir recibos de doação, conforme regulamentado pelo TSE.

Os doadores e os fornecedores podem, no curso da campanha, prestar informações diretamente à Justiça Eleitoral, através do cadastramento prévio na página do TSE, sobre doações em favor de partidos políticos e candidatos e, ainda, sobre gastos por eles efetuados.

As doações de recursos fora dos parâmetros legais estabelecidos podem constituir ilícitos eleitorais e acarretar a cassação do diploma e a perda do mandato após as eleições.








Fundação Cultural BADESC promove série de oito palestras virtuais gratuitas até o mês de dezembro

23/10 | Comunidade
A primeira será no dia 28 de outubro na qual o roteirista e antropólogo Michel Carvalho aborda o cinema brasileiro

Comando da Aeronáutica apresenta novas aeronaves F-39E Gripen

23/10 | Brasil
O Comando da Aeronáutica apresentou hoje (23), ao vivo, os novos caças multimissão F-39E Gripen, importados da Suécia - parte de um acordo de transferência de tecnologia militar. A apresentação acontece durante as comemorações do Dia do Aviador, na Base Aérea de Brasília.

Florianópolis receberá investimentos para ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Insular

23/10 | Comunidade
O governador Carlos Moisés da Silva autorizou, na manhã desta sexta-feira, 23, o início da ampliação da maior Estação de Tratamento de Esgoto de Santa Catarina, a ETE Insular, na capital do estado.

Beiramar Shopping anuncia ampliação e a inauguração de seis novas operações

23/10 | Geral
No mês em que comemora 27 anos no coração da cidade, o Beiramar Shopping anuncia a ampliação de seu mix com a inauguração de seis novas operações.

Itapiranga: Conheça a cidade mais alemã do extremo oeste de Santa Catarina

23/10 | Turismo
Com a elevação das temperaturas muitas pessoas procuram opções de lazer e descanso em meio a natureza.

Falta de chuvas volta a prejudicar produção agrícola em Santa Catarina

22/10 | Economia
O déficit hídrico já ultrapassa 700 milímetros neste ano em Santa Catarina e a escassez de chuvas volta a preocupar a produção agropecuária no Estado.