img

Florianópolis, 19/04/2024




TECNOLOGIA

Pesquisa aponta aumento do consumo de lives e videoconferências durante a quarentena

Publicado em 24/06/2020


Pesquisa aponta aumento do consumo de lives e videoconferências durante a quarentena



Panorama Mobile Time/Opinion Box - Uso de Apps no Brasil revela que metade dos usuários de smartphone conversaram mais em vídeo e viram mais eventos online pelo smartphone durante o isolamento social

Esta foi a primeira que a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box - Uso de Apps no Brasil analisou o consumo de transmissões ao vivo (lives) e de videochamadas. A inclusão desta sondagem foi motivada pelo isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, que levou os brasileiros a ficarem em casa para sua proteção, mas também para trabalhar, estudar e acompanhar os filhos nas salas de aula virtuais, elevando o número do consumo deste tipo de conteúdo por meio de dispositivos móveis. No caso das videochamadas, entre os 2.017 brasileiros pesquisados entre 6 e 13 de maio de 2020, com 16 anos ou mais e que possuem smartphone, 88% declaram que já realizaram uma videochamada com o seu aparelho.

A videochamada é uma prática mais comum entre as pessoas de 16 a 49 anos (90%) e entre os mais velhos (com 50 anos ou mais), o percentual é de 81%. Entre aqueles que usaram este recurso pelo smartphone, 52% afirmam que o hábito aumentou desde a quarentena e 39% dizem que a frequência não mudou e apenas 9% responderam que diminuiu.

Entre os estratos sociais, 65% dos usuários nas classes A e B declaram terem aumentado a frequência de videochamadas com a pandemia, enquanto nas classes C, D e E o percentual é de 48%. Segundo o organizador da pesquisa e editor do Mobile Time, Fernando Paiva, estes números podem ser explicados pela natureza das atividades profissionais e os empregos dos brasileiros. "No grupo com maior renda há uma proporção maior de pessoas que trabalham em escritórios e que, durante a quarentena, passaram a trabalhar em casa, realizando videochamadas", comenta ele.

Segundo a pesquisa, o aplicativo mais utilizado para esta modalidade de conversa em vídeo é o WhatsApp, experimentado por 95% entre aqueles que já realizaram chamadas em vídeo. "É natural a liderança desse app se levarmos em conta que ele é o mais popular do Brasil, instalado em 99% dos smartphones, de acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile", comenta Paiva. Em seguida, de acordo com a pesquisa, aparecem o Messenger (30%), Skype (26%) e Zoom (22%), este um novato.

As transmissões ao vivo crescem durante o isolamento social

No período de pandemia, os eventos presenciais foram substituídos pelas transmissões ao vivo (lives), em um formato que fez aumentar o uso dos smartphones para acesso a diversos tipos de conteúdo. Entre os pesquisados pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box - Uso de Apps no Brasil, 75% dos internautas brasileiros afirmaram que já assistiram a uma transmissão ao vivo na tela do seu aparelho, dos quais 66% aumentando a frequência de visualização desta modalidade de eventos no período de confinamento em casa. O hábito é mais comum entre os jovens entre 16 e 29 anos são 83%. A proporção cai para 76% no grupo de 30 a 49 anos e para 59%, no grupo com 50 anos ou mais. Segundo a pesquisa, não há diferenças significativas por classe social ou gênero, mas sim por região do Brasil: o Nordeste está à frente entre aqueles que já assistiram a lives, com 84%. Na região Sul, o índice é menor: 70%.

Considerando o período de 12 meses, saltou de 38% para 51% a proporção de internautas brasileiros que assinam um serviço de streaming de filmes ou séries. A plataforma mais usada para consumo deste conteúdo são YouTube (84%), seguida por Instagram (54%) e Facebook (41%).

A preferência pelas plataformas, contudo, varia de acordo com idade, classe social e gênero. No público que vê lives no Instagram, por exemplo, há uma predominância de mulheres e de jovens entre 16 e 29 anos. No uso do Facebook para ver lives, por sua vez, a proporção é maior entre as pessoas das classes C, D e E do que entre aquelas das classes A e B. O YouTube é mais democrático na análise demográfica: não há diferenças expressivas por gênero, idade ou classe social.

Panorama Mobile Time/Opinion Box - Uso de Apps no Brasil é uma pesquisa independente realizada por uma parceria entre o site de notícias Mobile Time e a empresa de soluções em pesquisas Opinion Box. O questionário foi elaborado por Mobile Time e aplicado online entre 6 e 13 de maio de 2020 por Opinion Box junto a 2.017 brasileiros com 16 anos ou mais que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica desse grupo. A margem de erro é de 2.2 pontos percentuais. O grau de confiança é de 95%









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade