img

Florianópolis, 24/04/2024




COMUNIDADE

Estudante catarinense cria coleção de fantasias para crianças com autismo

Publicado em 26/02/2020


Estudante catarinense cria coleção de fantasias para crianças com autismo



Um aluno do curso de Design de Moda criou uma coleção de fantasias voltada para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

William Ortiz, de 22 anos, é estudante do 7º período do curso de Design de Moda da Estácio São José, e inspirado nas dificuldades dos portadores de TEA, criou modelos exclusivos que proporcionam às crianças conforto, além de auxiliar na coordenação motora, na aceitação de novos materiais e na socialização.

O TEA engloba diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico e tem três características fundamentais: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos; dificuldade de socialização, e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. A coleção, batizada de “Iti Malia”, passou por um processo básico que teve início com uma pesquisa. “Mergulhei nas pesquisas sobre a psicologia das cores e como cada uma influência no desenvolvimento das crianças, quais cores ajudam a acalmar, interagir e socializar”, explicou William.

A coleção do estudante foi apresentada durante o desfile de Moda Inclusiva realizado pela faculdade e que tem como objetivo propor um novo olhar sobre a moda. A coordenadora do curso Designer de Moda da Estácio unidade São José, Jamilly Machado, explica que o evento chegou em sua sétima edição em novembro de 2019, ano em que William apresentou sua coleção. “ Ver que nossos alunos conseguem pensar em um público geralmente desassistido dos padrões de Moda global, e ver a criatividade e estética em prol da inclusão na Moda é gratificante”, completou a coordenadora.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...