img

Florianópolis, 24/04/2024




COMUNIDADE

Curta o Parque: atividades artísticas e culturais movimentam o Parque da Luz no domingo

Publicado em 26/02/2020


Curta o Parque: atividades artísticas e culturais movimentam o Parque da Luz no domingo



Lançamento do projeto terá shows ao ar livre e atividades gratuitas para todas as idades a partir das 14h. Luiz Meira encerra a programação com apresentação do álbum Borogodó

Uma das únicas áreas verdes do Centro da Capital, o Parque da Luz recebe a primeira edição do evento Curta o Parque no domingo, dia 1º de março, a partir das 14h. Estão programados shows musicais, teatro, tour cultural pelo parque, empréstimo de livros, palestras com a equipe do Veleiro ECO, yoga para adultos e crianças, slackline, trilha de bike para crianças e ainda oficina de música, de graffitti e de bolha de sabão. Todas as atrações são gratuitas.   

O Curta o Parque foi idealizado pela Associação Amigos do Parque da Luz (AAPLUZ) e pelo Studio de Ideias – Produtora Cultural com o propósito de estimular o público a ocupar esse espaço histórico localizado na cabeceira insular da recém-reaberta Ponte Hercílio Luz como um lugar de convivência. E também promover a valorização e preservação da área – revitalizada há 30 anos graças ao esforço da associação, de moradores e interessados em transformar o local em parque público.

Luiz Meira e duo Felipe Coelho & Marina Saito se apresentam ao ar livre

O evento começa às 14h com atividades para todas as idades. Entre as atrações, destaque para o espetáculo Os 3Rs e a Grande Missão, do grupo AtrapaTrupe. A montagem educativa fala sobre a história dos três heróis Reduzir, Reutilizar e Reciclar em busca de respostas para tanto lixo misturado. Outro destaque é o show do duo Felipe & Marina, projeto do violonista premiado Felipe Coelho e da cantora Marina Saito que apresenta o melhor do jazz tradicional e da bossa nova. 

Para quem quer conhecer a história do parque e da cidade, o Curta o Parque em parceria com o jornalista Rodrigo Stüpp, do Guia Manezinho, prepararam um roteiro cultural e histórico que passa pelo Parque da Luz, pelo antigo cais do porto e pela Ponte Hercílio Luz.

Luiz Meira encerra a programação com show de seu mais recente disco, Borogodó. Lançado no final do ano passado, o álbum combina samba, jazz, MPB e música instrumental em composições de Meira e de parceiros como Jean Mafra, Jean Mafra, Marcus Lima, Jerry Espíndola, Rodrigo Teixeira, Victor Assis Brasil e Celinho da Copa Lord. O músico de Santa Catarina tem mais de 35 anos de carreira e é reconhecido instrumentista no Brasil. Já trabalhou ao lado de nomes como Sá e Guarabyra, Beto Guedes, Elza Soares, Sandra de Sá, Luiz Melodia e Leny Andrade. Há 21 anos toca com a cantora Gal Costa.

Cooperativa do Livro e Veleiro ECO

A Cooperativa do Livro também participa da primeira edição do Curta o Parque. Trata-se de um grupo de amigos com o propósito de espalhar o hábito da leitura como prática de vida e de possibilidade de alcançar um mundo melhor. A ideia é estimular a leitura por meio do empréstimo, arrecadação e compartilhamento de livros.

Outra atração confirmada é o Veleiro ECO da UFSC. A equipe da embarcação estará no Parque da Luz durante o evento com atividades como palestras sobre os resultados da expedição que verificou os impactos da poluição na Baía Norte, em Florianópolis, e também exposição autoguiada sobre lixo marinho. O projeto é o primeiro veleiro de expedições científicas oceanográficas do Brasil e foi totalmente desenvolvido e construído na UFSC.

 

Parque da Luz: 30 anos de resistência

O Parque da Luz existe graças à mobilização comunitária. Se hoje o espaço de 37 mil metros quadrados é uma das únicas áreas verdes da região central de Florianópolis, uma floresta urbana com centenas de espécies de plantas, isso se deve a um grupo de amigos e moradores que resistiu e resiste até hoje para salvaguardar o espaço. O movimento começou em 1986, após o tombamento da Ponte Hercílio Luz. 

A Associação foi criada em 1997, com o objetivo de proteger a área – transformada em Parque da Luz em 2009 pela Lei Municipal nº 8.017. Colina da Vista Alegre ou Morro do Barro Vermelho foram os primeiros nomes do local. Em 1840 o terreno foi destinado às Irmandades e Ordens religiosas. Também já foi cemitério e até depósito de lixo.

Floresta Urbana fundamental para equilíbrio ambiental

O Parque da Luz é considerado uma floresta urbana. A importância dessa área está diretamente ligada ao bem-estar da população e, principalmente, aos benefícios para o meio ambiente.

— Florestas urbanas contribuem para a fixação de nitrogênio, para a purificação do ar. Servem também como barreira contra o vento e poluição do ar — explica a engenheira florestal Maria Rosa Cé.

Curta o Parque é viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis. Tem Apoio cultural do Cambirela Hotel, Castelmar Hotel e Hospital de Olhos de Florianópolis, além das parcerias do Sesc-SC, Guia Manezinho e Slackline Floripa, Ciclo Trilhas e Cooperativa do Livro Floripa. Produção do Studio de Ideias e Realização da Associação Amigos do Parque da Luz (AAPLUZ). Patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. 

 

Programação

- Espetáculo Os 3Rs e a Grande Missão, do grupo Atrapatrupe
- Jazz e bossa com o Duo Felipe Coelho & Marina Saito
-  Show Borogodó, de Luiz Meira
- Tour cultural pelo Parque da Luz, antigo cais do porto e Ponte Hercílio Luz, com o Guia Manezinho
- Cooperativa do Livro
- Veleiro ECO
- Trilha Kids de bicicleta
- Oficina de graffitti
- Oficina de Bolha de Sabão
- Oficina musical
- Aula de Slackline
- Yoga para adultos
- Yoga para crianças

Agende-se

1º Curta o Parque
Quando: domingo, 1º/3, das 14h às 19h
Onde: Parque da Luz (alto da Rua Felipe Schmidt, Centro, Florianópolis)
Quanto: gratuito









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...