img

CIDADES

Saiba como irá ficar a liberação de tráfego na ponte Hercílio Luz

Publicado em 13/12/2019

Leonardo Sousa/PMF
Saiba como irá ficar a liberação de tráfego na ponte Hercílio Luz

Prefeitura de Florianópolis vai liberar gradualmente, a cada quinze dias, o tráfego pela Ponte Hercílio Luz. Prioridade será para transporte coletivo, ciclistas e pedestres.


Estamos quase entrando na segunda quinzena de dezembro, mas a contagem regressiva para a reinauguração da Ponte Hercílio Luz já começou. O Governo do Estado vai entregar a velha senhora dia 30 e a Prefeitura de Florianópolis inaugura o novo sistema viário do principal cartão-postal da Capital dia 21. 

A apresentação do Plano básico de Operação foi feita na manhã desta sexta-feira, 13, pelo Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, e pelo Secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano da Capital, Michel Mittmann. Basicamente, o tráfego de veículos na estrutura será liberado aos poucos, após avaliação de cada etapa. Aproximadamente a cada quinze dias um novo fluxo será permitido.

“Com a abertura da velha senhora teremos mais uma oportunidade de implementar medidas que tragam melhorias para a mobilidade urbana. Nosso objetivo é incentivar e fomentar a adesão da população ao transporte público em detrimento a utilização dos veículos particulares através da oferta de um serviço acessível e de qualidade,” explicou o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

Dia 21 de dezembro inicia a operação da linha executiva municipal Ponte Viva Circular Centro, que seguirá somente até o entorno de forma gratuita aos usuários. Do dia 30 até 13 de janeiro será autorizado o tráfego de ciclistas e pedestres. Como o Governo do Estado prepara um cronograma de atrações culturais, a mobilidade nesses horários poderá ser alterada. 

A partir do dia 5 de janeiro, além da liberação da passagem da linha Ponte Viva, carros oficiais como ambulâncias, viaturas e bombeiros também já terão o tráfego permitido. 

A partir do dia 13, aos sábados, às 14h, o trânsito pela ponte nos finais de semana será autorizado exclusivamente para pedestres e ciclistas. Na data também poderão passar pela recém inaugurada Ponte Hercílio Luz, 11 linhas executivas (municipais e intermunicipais) e uma linha convencional municipal de teste, a Corredor Continente.

Dia 3 de fevereiro, doze linhas de ônibus convencionais municipais, sendo nove existentes e três novas, que partem da região continental, uma outra executiva e táxis serão liberados. Dia 17 de fevereiro, três linhas convencionais municipais que transportam usuários a partir da região de Capoeiras e o transporte escolar também passarão a circular pela velha senhora para acessar o Centro de Florianópolis.

Em 2 de março, 35 linhas convencionais intermunicipais serão liberadas e veículos de transporte de cargas (categorias ainda serão definidas) seguirão seus itinerários rumo à Ilha pela Ponte Hercílio Luz. No dia 16 desse mesmo mês, mais linhas intermunicipais, a serem definidas serão permitidas.

A expectativa da administração municipal é de que até abril de 2020, cerca de 72.000 mil passageiros de transporte coletivo tenham a Ponte Hercílio Luz como parte da rota de acesso ao Centro da Capital. Dia 6 de julho, novas linhas que serão criadas a partir da implantação da rota Continente - Rua Hoepcke - Avenida Rio Branco terão a Ponte Hercílio Luz como parte de seu itinerário. 

Até Março, a administração municipal prevê o uso da ponte Hercílio Luz por 72 mil passageiros por dia. A ideia é que até o final de 2020, cerca de 100 mil passageiros de transporte coletivo sejam transportados pela velha senhora. A partir do segundo semestre de 2020, a Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano vai avaliar a permissão de tráfego no local para veículos particulares e compartilhados.

“Importante ressaltar que ao final de cada etapa haverá uma avaliação de sua efetividade e a implementação da próxima fase poderá ser modificada de acordo com os resultados das análises técnicas detalhadas de cada resultado,” explica o Secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano da Prefeitura de Florianópolis, Michel Mittmann.

Cronograma da liberação de tráfego na ponte Hercílio Luz

21/12
Linha Executiva Ponte Viva (gratuita) - Circular Centro Entorno da Ponte Hercílio Luz.

30/12 a 13/01
Exclusivo para ciclistas e pedestres, respeitando os eventos de abertura.

05/01
Linha Executiva Ponte Viva Circular Centro Entorno da Ponte Hercílio Luz (gratuita) e carros oficiais (viaturas, ambulâncias e bombeiros).

13/01
Trânsito exclusivo para pedestres e ciclistas liberado aos finais de semana, após às 14h de sábado, a partir desta data.

Linha de ônibus convencional municipal
630 - Corredor Continente (ida).

Linhas executivas municipais
Executivo Centro Ponte Viva (início da cobrança), 3001 - Executivo Jardim Atlântico/UFSC (ida), 3002 - Executivo Abraão/UFSC (ida) e 6220 - Executivo Abraão (volta). 

Linhas executivas intermunicipais
Executivo Biguaçu (ida e volta), Executivo Bairro Ipiranga (ida e volta), Executivo Bela Vista (ida e volta), Executivo Zenaide (ida e volta), Executivo Dona Wanda (ida e volta), Executivo Dona Adélia (ida e volta), e Executivo Antônio Carlos (ida e volta).

03/02
Liberação dos táxis para tráfego na ponte.

Linhas convencionais municipais (ida)
600 - Madrugadão Continente, 631 - Capoeiras, 660 - Aracy Vaz Callado, 661 - Balneário, 663 - Coloninha, 671 - Vila Promorar, 844 - Bairro de Fátima, 946 - Jardim Atlântico/UFSC, 948 - Capoeiras/UFSC.

Novas linhas de ônibus convencional municipal (ida e volta)
Jardim Atlântico/Centro, Abraão/Centro e Capoeiras/Centro.

Linha executiva municipal
 6220 - Abraão (ida).


17/02
Liberação de mais quatro linhas de transporte convencional municipal (ida): 668 - Promorar via Ivo Silveira (ida), 670 - Monte Cristo (ida), 760 - Morro do Geraldo, e 949 - Abraão/UFSC (ida). 

Liberação para transporte escolar.


02/03
35 linhas convencionais intermunicipais (ida)
Ipiranga, Biguaçu, Janaína, Bela Vista, Zanelatto, Bom Viver, Wanda, Dona Adélia, São Pedro, Floresta/Kobrasol, Shopping Itaguaçu, Fundos, Araucária, Avenida das Torres, Loteamento José Nitro, Saudade, Catarina, Governador Celso Ramos/Fpolis, Prado, Praia João Rosa, Antônio Carlos/Fpolis, Jardim das Acácias, Barreiros, Ceasa, Palmas/Fpolis, Rua Santo Antônio, Bela Vista via Floresta, São Miguel, Roçado via Estreito, Três Riachos/Fpolis, Heriberto Hülse, Armação/Fpolis, Jardim Cidade e Carandaí.


16/03
Veículos de transporte de cargas estarão liberados.

Mais linhas convencionais intermunicipais a serem definidas.

Veículos de transporte de cargas (categorias ainda serão definidas).


06/07
Novas linhas municipais serão liberadas para passar pela Hercílio Luz (nova rota Continente - Rua Hoepcke - Avenida Rio Branco).

Início da avaliação de permissão para tráfego de veículos particulares e compartilhados.