img

Florianópolis, 19/04/2024




GERAL

Posicionamento Sindicato dos Médicos sobre coação estudantes de medicina da UFSC

Publicado em 12/09/2019


Noticias UFSC
Posicionamento Sindicato dos Médicos sobre coação estudantes de medicina da UFSC



Posicionamento do Sindicato dos Médicos de SC sobre os fatos ocorridos com os estudantes de medicina da UFSC que não aderiram a greve.

Greve na UFSC

Nesta terça-feira, 10 de setembro, foi realizada uma Assembleia Estudantil que deliberou a paralisação dos estudantes de graduação da UFSC. Os motivos que levaram à decisão estão apresentados na Carta de Deflagração da Greve Estudantil, divulgada pelo Diretório Central dos Estudantes Luís Travassos da Universidade Federal de Santa Catarina (DCE/UFSC) ainda no dia 10.

Na tarde de quarta-feira, dia 11, a reitora em exercício, Alacoque Lorenzini Erdmann recebeu, em seu gabinete, representantes do movimento estudantil que entregaram a Carta de Deflagração com as reivindicações.

Os professores da UFSC realizaram uma Reunião Ampliada, também na terça-feira, dia 10/09, e promovem na próxima segunda-feira, dia 16, a Assembleia Geral Extraordinária da Apufsc para decidir se a categoria deflagra ou não greve em função dos cortes orçamentários.

Os técnicos-administrativos em Educação têm Assembleia convocada pelo Sintufsc para esta quinta-feira, dia 12 de setembro, às 14 horas, no hall da Reitoria.

A Administração Central avalia os desdobramentos do movimento estudantil na UFSC; mais informações podem ser acompanhadas nos sites das entidades: DCE, Apufsc e Sintufsc.

O que diz a nota do SIMESC

O Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), representante legal da categoria, vem hipotecar irrestrito apoio aos Acadêmicos de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em seu inarredável direito de optar por continuar frequentando os bancos escolares independentemente das decisões tomadas por outros integrantes do viver universitário.

A suspensão das atividades por parte de cidadãos brasileiros e até mesmo a greve – instrumento consagrado nas lutas da classe trabalhadora, tem a nossa compreensão e o nosso apoio, atendidas as premissas legais e aquelas emanadas do Código de Ética Médica. Já utilizamos estes instrumentos em nossa vida sindical e por certo entendemos que algumas demandas só se resolvem com a prescrição destes remédios extremos.

Necessário dizer e aceitar que na plenitude democrática em que vivemos a não adesão de parte (ou de grande parte) ao todo tem que ser respeitada. O ir e vir no campus universitário tem que ser plenamente assegurado. O assédio moral, a intimidação, o desrespeito e o constrangimento, são inaceitáveis em uma comunidade acadêmica, merecendo a desaprovação de todos.

Que a Universidade Federal consiga encontrar as soluções para os seus problemas, preservando a integridade física e emocional de todos os que lá estudam e trabalham.  Que a Sociedade Catarinense saiba valorizar as atitudes democráticas em busca de melhorias em todos os níveis de ensino.

O SIMESC repudia todo e qualquer ato de agressão a quem quer que seja. O SIMESC coloca-se à disposição dos Acadêmicos de Medicina da Universidade Federal para auxiliá-los naquilo que entenderem adequado.         

Florianópolis, 12 de setembro de 2019.

A Diretoria 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade