img

TECNOLOGIA

Instagram deixa de mostrar número de curtidas das postagens

Publicado em 18/07/2019

Instagram deixa de mostrar número de curtidas das postagens

O tema foi um dos mais discutidos do dia em outra rede social, o Twitter, e esteve entre os mais buscados no Google.



Siga o Portal da Ilha Digital no Google News


Usuários da rede social Instagram no Brasil perceberam hoje (17) uma importante mudança. Entre os recursos da plataforma o número de “curtidas”, também conhecidas como “likes” que uma publicação recebe, não fica mais visível para todos os usuários.

A mudança no Brasil está entre os testes anunciados em abril deste ano durante um evento de desenvolvedores do Facebook, empresa controladora do Instagram.

A experiência faz parte de uma série de medidas que o Instagram vem anunciando nos últimos meses para combater práticas nocivas na rede, como o discurso de ódio ou o bullying na web. Tais ações são uma resposta a críticas recebidas pela plataforma de que sua arquitetura e lógica de funcionamento favoreceriam um ambiente prejudicial ao bem-estar de seus integrantes.

Um estudo da Sociedade Real para a Saúde Pública, realizado em 2017, apontou o Instagram como a pior rede social para o bem-estar e a saúde mental de adolescentes. Segundo o estudo, o Instagram tem impactos importantes em adolescentes, provocando ansiedade, depressão e solidão, além de outros efeitos como na autoimagem dos jovens a partir da lógica das fotos.

Felipe Neto, empresário com canais populares em redes sociais, esteve entre os que vocalizaram essa análise. Ele afirmou que a medida pode mudar a forma como a internet funciona. “O Instagram virou uma rede social tão de fomento à vaidade, ao ego que se transformou em um vírus. É um lugar muito mais negativo do que positivo. Tirar os likes vai ser interessante. Vai ser interessante tirar as disputas”, comentou em um vídeo postado em seus canais.

Além dos testes retirando a visibilidade pública das curtidas, a empresa anunciou algumas outras ações voltadas a coibir essas práticas. Neste mês, em uma nota, o diretor Adam Mosseri informou a implantação de uma ferramenta que usa Inteligência Artificial para questionar o usuário sobre seu conteúdo antes de postá-lo, se o sistema considerar que este pode ser ofensivo.

“Testes preliminares desse recurso mostraram que ele encoraja algumas pessoas a rever os comentários e compartilhar algo que gere menor dano, uma vez que elas tiveram a chance de refletir”, disse Mosseri no comunicado, divulgado no dia 8 de julho.


Siga o Portal da Ilha Digital no Instagram, Facebook, Twitter e Youtube







Jogos Olímpicos: Fernando Scheffer fatura bronze na natação

27/07 | Esportes
Fernando Scheffer, de 23 anos, conquistou a primeira medalha da natação brasileira na Olimpíada de Tóquio (Japão). O gaúcho cravou o tempo de 1min44s66 e garantiu o bronze nos 200 metros estilo livre na noite desta segunda-feira (26) no Centro Aquático de Tóquio.

Prefeitura de Florianópolis vai construir a maior pista de skate street da cidade

26/07 | Esportes
O projeto elaborado, doado pela empresa Spot Skateparks, de Porto Alegre, seguirá nos próximos dias para licitação. Será mais uma obra do Programa Praça Viva

Ministério da Saúde recomenda Pfizer a gestantes que tomaram 1ª dose da AstraZeneca

26/07 | Geral
Não é permitida a intercambialidade nos casos normais, diz Ministério

Brasil registra 169 casos da variante Delta

26/07 | Brasil
Boletim informa que 13 pacientes tiveram quadro grave e morreram

Inauguração da Praça Sete de Setembro em Palhoça será realizada no dia 31 de julho

26/07 | Cidades
Prefeitura quer aproveitar as comemorações pelos 228 anos de fundação de Palhoça

Pró-Cidadão: moradores da região Sul têm polo de atendimento no bairro Bom Viver

26/07 | Comunidade
Unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h