img

Florianópolis, 19/04/2024




CIDADES

Cavalos resgatados das ruas estão disponíveis para doação em São José

Publicado em 22/04/2019


Divulgação/Assessoria de Imprensa
Cavalos resgatados das ruas estão disponíveis para doação em São José



O cadastro para os interessados em adotar os animais pode feito na Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

A proposta do projeto desenvolvido pela Prefeitura de São José, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FMADS), com os cavalos recolhidos em situação de abandono nas ruas da cidade. Recentemente, a doação de dois cavalos foi oficializada para a Cavalaria da Polícia Militar (PM). Agora, Simba e Dalila auxiliam os praticantes do projeto de Equoterapia desenvolvido pela corporação.

“Desde quando firmamos a parceria com a Cavalaria da PM, em menos de um ano já recolhemos 36 cavalos e parte deles foi doada para entidades e pessoas que procuraram a Fundação com objetivo de dar um novo lar para esses animais. O objetivo da Fundação é possibilitar que os outros equinos tenham o mesmo destino”, explica a superintendente da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Fernanda Vieira Diniz Farias.

O recolhimento dos cavalos em estado de abandono nas vias públicas e terrenos municipais é realizado de acordo com lei municipal, com o objetivo de diminuir o número de ocorrências de trânsito com os animais em diversas regiões de São José. Para solicitar o recolhimento dos animais nas ruas, o cidadão pode entrar em contato com a Guarda Municipal de São José (GMSJ) pelo número 153. Após receber a ligação, a Guarda Municipal vai até o local para verificar a situação. Caso a GMSJ não identifique o dono do animal, o chamado é enviado para a Cavalaria, que é responsável pelo recolhimento do animal.

Equoterapia

A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais. Em São José, a Cavalaria da PM atende 40 praticantes, de segunda a sexta-feira no período da manhã, de forma gratuita.

Com o apoio de uma equipe multidisciplinar de psicólogo, fisioterapeuta e profissionais que cuidam da rotina dos praticantes, o projeto de Equoterapia conta com seis equinos. Com a adoção de Simba e Dalila, o programa ganhou um reforço especial. “Os praticantes conseguem se identificar com o animal, conseguem conversar e interagir. Simba e Dalila possuem uma índole espetacular, se encaixando perfeitamente no trabalho da Equoterapia”, conta o comandante da Cavalaria da PM de São José, coronel Marcos Besen.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade