img

ECONOMIA

Setor atacadista tem dificuldades que a tecnologia pode resolver

Publicado em 10/03/2019

200 milhões de reais - esse é o valor que os fornecedores de produtos no atacado movimentam todos os anos.



O setor atacadista é um dos braços da cadeia produtiva no Brasil e no mundo, e cada vez mais surgem empresas e modelos de negócios promissores de venda e compra no atacado.

O mercado B2B (business to business) mostrou-se resiliente em meio à crise econômica. Segundo o Ranking Abad Nielsen de 2016, realizado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, que avaliou desempenho do ano anterior, o segmento cresceu 3,1% e faturou R$218,4 bilhões no período.  Em 8 anos, o faturamento do setor dobrou, tendo em vista que em 2007 batia em R$ 100 bilhões.

As distribuidoras de atacado são responsáveis por levar os produtos no atacado a mais de 1 milhão de pontos de venda, em mais de 5 mil municípios brasileiros.

O bom desempenho do atacado distribuidor acompanhou os passos da 4º Revolução Industrial, em que o uso das tecnologias é fundamental para facilitar processos e otimizar desempenhos. Confira algumas necessidades que a tecnologia pode suprir no setor atacadista de alimentos, produtos para mercearia, bebidas e produtos em geral:

Inovações tecnológicas para Atacadistas

A gestão de estoque eficiente sempre foi um dos principais desafios tanto para o setor do atacado, quanto varejo. Quando falamos sobre o ramo atacadista, a tecnologia apresenta soluções importantes para otimizar desempenho em inventários e controle de estoque. Agora, as ferramentas de gestão possuem funcionalidades que garantem melhor controle de separação e expedição das mercadorias. O registro em ferramentas de sistema de gerenciamento de armazém é um exemplo desta nova configuração possibilitada pela tecnologia.

O Voice Picking é mais um exemplo de ferramenta tecnológica que otimiza os processos de armazenagem atacadista. Trata-se de um software em que o gestor programa as tarefas diárias de separação de cada funcionário.  O colaborador conecta um aparelho ao fone de ouvido e escuta as orientações sobre as tarefas que precisam ser executadas. A ferramenta de direcionamento por voz diminui tempo de execução de tarefas e reduz possibilidades de erro.

Distribuidora de alimentos, distribuidora de bebidas e outras empresas do setor atacadista, agora, podem ser encontradas em uma única plataforma de compras online. Sites de cotação de preços unem empresas vendedoras com empresas que querem comprar no atacado.

Não importa se você está procurando por fornecedores para restaurantes, fornecedores de descartaveis ou até mesmo fornecedores de produtos de limpeza é possível fechar negócio com diferentes formas de pagamento e obter uma cotação online de maneira rápida e agilizada.

Tecnologia e Negócios 

Sem dúvidas o caminho para o sucesso é não ter medo de mudanças e permanecer de olhos abertos para o que há de novo e pode ajudar na execução de tarefas diárias. Portanto, nada de remar contra a maré, pois a tecnologia vai estar cada vez mais presente em nossas vidas.