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MARKETING

O que faz um escritório de advocacia ter sucesso?

Publicado em 12/02/2019

Escritórios de advocacia bem sucedidos compartilham muitas características comuns. Apesar de não existir uma única fórmula mágica para o sucesso, é certo que é necessário ir além do conhecimento jurídico.



Respeitando as peculiaridades de cada escritório, há algumas condutas primordiais que podem levar ao resultado esperado. Automatizar tarefas, ter um bom planejamento administrativo e foco no atendimento ao cliente são algumas das boas práticas condizentes com as necessidades do mercado atual.

Gestão jurídica eficiente

A sobrevivência e o sucesso de um escritório de advocacia dependem de sua eficiência. Não basta contar com advogados brilhantes e especializados se eles não são produtivos. É essencial ter um ambiente de trabalho organizado e isso abrange desde a agenda dos profissionais até o acesso aos processos.

Nesse cenário, o uso de um software jurídico para organizar o fluxo de tarefas é fundamental. Ele auxilia os advogados a organizarem melhor suas atividades, tornando-os mais eficientes. Uma das boas opções do mercado é o Astrea, desenvolvido pela empresa Aurum.

O software para escritórios de advocacia é uma ferramenta que vai muito além do acompanhamento processual. Além do controle de fluxo de atividades, a ferramenta oferece uma solução completa que também impacta positivamente no atendimento ao cliente.

Algumas das principais funcionalidades são:

  • Facilidade para delegar tarefas: com a ajuda do sistema, é possível cadastrar e delegar tarefas vinculando-as aos processos. Aqueles que contam com uma versão mobile, como  o Astrea, permitem inclusive fazê-lo por meio de tablet e smartphone, facilitando o controle da rotina fora do escritório.

  • Controle eficiente de prazos: ao cadastrar as tarefas, inserem-se os prazos para que todos os colaboradores do escritório saibam o  que devem fazer e quando. O sistema envia alertas para conclusão e notifica o atraso de tarefas para garantir o cumprimento de todos os prazos.

  • Apoio ao atendimento e fidelização: o cadastro de clientes propicia oferecer um atendimento mais personalizado. Além de garantir ter os dados de cadastro sempre a mão, o Astrea conta com uma funcionalidade que envia aos clientes notificações por e-mail com as atualizações do processo ou ainda permite que tenham acesso ao ambiente com informações sobre os andamentos.

Contar com a ajuda de um software jurídico significa estar antenado às atuais demandas do mercado. O advogado pode ter uma atuação mais moderna e lucrativa, aumentando as oportunidades de crescimento.

Enxergar o escritório como empresa

Não raro, advogados com excelente background jurídico abrem escritórios e se veem perdidos em relação à parte administrativa, que deve estar muito bem estruturada em escritórios que desejam ter sucesso. Para administrar bem, é preciso que o advogado adote mentalidade de empreendedor e enxergue o escritório como uma empresa.

Saber precificar e ter um fluxo de caixa bem controlado é primordial. Os profissionais que não possuem habilidades ou desejo de cuidar da administração devem contar com suporte para que essas tarefas não sejam negligenciadas.

Além disso, é preciso desenvolver bem a cultura do escritório entre os profissionais para que todos entendam qual é o objetivo, a missão e os valores do empreendimento.

O escritório que almeja crescimento deve também adotar estratégias de marketing. O marketing digital para advogados, quando bem feito, cria autoridade no mercado, consolida a marca e contribui para a prospecção de clientes. O resultado é o crescimento exponencial do escritório.

Em suma, é preciso enxergar o escritório de advocacia como um negócio, com processos bem definidos, objetivos e metas claras. Assim, a prestação dos serviços se torna muito mais qualificada.

Atendimento ao cliente impecável

Os clientes são parte muito importante do sucesso de um escritório de advocacia. Mas não basta tê-los. É preciso fidelizá-los.

As etapas de prospecção e fidelização dependem diretamente de um atendimento ao cliente impecável. Muitos escritórios negligenciam essa prática por falta de tempo ou habilidade.

Nesse quesito, um sistema automatizado também pode ser bastante útil. Os mais completos permitem que os clientes tenham acesso a um ambiente online no qual obtém atualizações sobre o seu caso.

Outra vantagem é o fato de a ferramenta tornar mais prático o acesso aos dados de todos os clientes, permitindo que sejam contatados em ocasiões especiais, como datas comemorativas. Um consumidor bem atendido vale ouro, uma vez que  o boca a boca é uma poderosa ferramenta de propaganda e pode ajudar consideravelmente no crescimento da carteira de clientes.

Vale ressaltar que o bom atendimento depende de a cultura do escritório ser bem disseminada em todas as equipes internas. Todos os sócios devem entender e praticar a ideia de foco no cliente.