img

CULTURA

Cineclube da Fundação Cultural Badesc exibe documentários da cineasta Agnès Varda

Publicado em 12/02/2019

Os filmes selecionados trazem reflexões autobiográficas provocadas por (re) encontros com paisagens, objetos e personagens. A entrada é aberta ao público e gratuita.


Divulgação/Assessoria de Imprensa
Cineclube da Fundação Cultural Badesc exibe documentários da cineasta Agnès Varda

Nas quintas-feiras de fevereiro (dias 14, 21 e 28), às 19h o Cineclube da Fundação Cultural Badesc exibe a mostra Agnès Varda: as ficções de si – uma seleção de documentários dirigidos por um dos maiores destaques do cinema francês, Agnès Varda.

A estreia no dia 14/02 conta com a exibição do filme As praias de Agnès, em que ela relembra os tempos em que foi fotógrafa, seu casamento com o cineasta Jacques Demy e sua luta pela igualdade de direitos para as mulheres. Em Dagrerrótipos, apresentado no dia 21/02 a cineasta traz um olhar aprofundando, um retrato silencioso e paciente do cotidiano, das pessoas, da vida e da rua Daguerre, em Paris, onde viveu o famoso fotógrafo que inventou os primeiros dispositivos fotográficos: os daguerreótipos. A programação encerra no dia 28/02 com Visages, Villages, documentário que retrata a experiência fotográfica e cinematográfica de Agnès Varda e do fotógrafo JR. Juntos, eles viajam por regiões da França bem longe dos centros urbanos.

Agnès Varda nasceu em Bruxelas, mas é radicada na França, local em que se consolidou como cineasta. Em mais de 50 anos de carreira conquistou o título de ser a única mulher a ganhar a Palma de Ouro honorária, e a primeira diretora a ganhar o Oscar pelo conjunto da obra.

Serviço:

O que: Mostra: Agnès Varda: as ficções de si

 Quando: Dia 14, 21 e 28 – quintas-feiras, às 19h

Onde: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC/ (48) 3224-8846

Entrada gratuita. Os lugares são limitados e as senhas são distribuídas meia hora antes das sessões.