img

Florianópolis, 19/04/2024




REGIONAL

São Joaquim torna-se oficialmente a Capital Nacional da Maçã

Publicado em 11/01/2019


Aires Mariga / Epagri
São Joaquim torna-se oficialmente a Capital Nacional da Maçã



Santa Catarina é o maior produtor da fruta do Brasil e boa parte da produção está concentrada em São Joaquim.

A Lei Federal nº 13.790, que garante São Joaquim como a Capital Nacional da Maçã, foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro na última semana, dia 3 de janeiro.

A maçã é um dos destaques do agronegócio catarinense. O estado conta com 2.992 produtores e uma safra esperada de 623,1 mil toneladas – sendo que 75% desse total será produzido em São Joaquim. O município é responsável por 35% da produção e da área plantada do Brasil.

A produção de maçã em São Joaquim iniciou na década de 70 e a fruta se adaptou perfeitamente ao clima da região. “Mesmo num país tropical, São Joaquim tem uma condição climática diferenciada. Temos um inverno rigoroso e verões amenos, com noites frias. Isso garante frutas mais doces, com melhor coloração, mais sabor e um período maior de conservação”, explica o gerente de Extensão Rural da Epagri de São Joaquim, Marcelo de Liz.

O inverno gelado de São Joaquim possibilita que as macieiras tenham 900 horas de frio por ano – com temperaturas inferiores a 7°C – requisito fundamental para a floração e desenvolvimento de frutas com qualidade. Essa é um dos diferenciais do município, que garante uma produção constante ao longo dos anos.

A produção catarinense de maçãs é predominantemente da agricultura familiar, gerando renda para as pequenas propriedades rurais e movimentando a economia dos municípios. Segundo Marcelo de Liz, os produtores aguardam uma boa safra, com maçãs de alta qualidade e sabor. Em Santa Catarina as principais variedades de maçã produzidas são Gala e Fuji.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade