img

Florianópolis, 20/04/2024




MUSICA

Banda que reúne jazz e música africana se apresenta no TUM Sound Festival dias 3 e 4 de novembro

Publicado em 31/10/2018


Divulgação/Assessoria de Imprensa
Banda que reúne jazz e música africana se apresenta no TUM Sound Festival dias 3 e 4 de novembro



The OTIS Project, que nasceu na Unicamp, em Campinas-SP, é liderado pelo moçambicano Otis Remane e tem como proposta apresentar em suas composições autorais novas perspectivas sobre as referências musicais africanas

A banda The OTIS Project, vencedora do Prêmio Novos Talentos do Jazz 2018 e que reúne em seu repertório jazz e música africana, estará nos palcos do TUM Sound Festival nos próximos dias 3 e 4 de novembro. Composto por nove integrantes - estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Conservatório de Tatuí e pelo moçambicano Otis Selimane Remane - a banda dividirá o palco com músicos como João Bosco, Hamilton de Holanda, além de realizar a abertura do show de Sandra de Sá.

O grupo, que nasceu em 2016 na universidade, conta com um repertório autoral e apresenta uma nova estética instrumental aliada aos elementos musicais africanos, em especial de Moçambique, local de origem do líder da banda. “A minha ideia com esse projeto é quebrar esse paradigma de que música africana está somente ligada ao tambor. Há muitos outros elementos, principalmente de Moçambique, e isso possui grande influência em minhas composições”, explica Remane que mora no Brasil desde 2015 quando se mudou para cursar faculdade.

As composições da banda estão norteadas pelo jazz e por tendências modernas de som como Rap, Trapp, Neo Soul entre outras. Há inspirações também de ritmos como a chimurrenga, do centro de Moçambique e que se estende para o Zimbabwe, o kwela da África do Sul, a marrabenta de Moçambique, e ritmos do ocidente e norte africano como o Gnawa, Maghreb, Mangambe e Bikutsi difundidos em países como o Senegal, Marrocos e Argélia.

 

A apresentação da banda, em Florianópolis, faz parte do prêmio dado aos vencedores do Novos Talentos do Jazz 2018 que irão percorrer outros festivais realizados no país neste e no próximo ano. Para Remane, a participação no TUM Sound Festival é uma oportunidade de apresentar uma proposta musical inovadora. “Este é um momento de entusiasmo, pois há dois anos trabalhamos em uma concepção musical relativamente nova”, afirma. O repertório autoral conta com 12 músicas, sendo apenas uma cantada e as demais instrumentais, e inclui elementos como áudios que refletem à cultura africana.

Entre os projetos da banda está a gravação de um disco com grandes nomes da música brasileira e africana. O grupo também organiza o espetáculo “Tumbuluku”, contemplado pelo edital “Alunos Artistas” da Unicamp e que prevê apresentações nos campus até o final de dezembro.

 

SOBRE OS INTEGRANTES:

Otis Selimane Remane é baterista, cantor e compositor. É graduando da Unicamp no curso de Percussão Popular. Aos 14 anos começou a se apresentar profissionalmente como músico em Moçambique, tendo trabalhado com vários artistas de renome em seu país como Moreira Chonguiça, Jimmy Dludlu, Isabel Novela, Cheny Wa Gune, Dilon Djindji dentre outros e participado de vários festivais nacionais e internacionais.

Vitor Coelho é graduando em música popular pela Unicamp (bateria) e cursa MPB e Jazz no conservatório de Tatuí, estudante de bateria atua no cenário da música instrumental em Campinas-SP.

Guilherme Marcheto é guitarrista, violonista e compositor. Cursa bacharelado em música popular pela Unicamp, assim como o curso de MPB e Jazz do Conservatório de Tatuí. Já estudou com renomados músicos como Fábio Gouvea, Fábio Leal, Guilherme Fanti, Dauri Silva, entre outros.

Rafael de Andrade Mendes, é baixista. Começou seus estudos no instrumento com o professor André Castro em Artur Nogueira e depois com Gilberto de Syllos. Atualmente é estudante no Conservatório de Tatuí onde estuda com grandes nomes da música instrumental brasileira e atua na cena musical acompanhando músicos, artistas e grupos diversos da Música Pop e Instrumental.

Wendel Silva é pianista. Cursou piano MPB & jazz no conservatório de Tatuí, e o curso técnico de piano erudito no centro profissionalizante em música Walkiria Lima em Macapá-AP. Trabalha em estúdio de gravação na produção de canções e jingles, lecionando o instrumento e se apresentando com diversos projetos musicais.

Giovanni Della Guardia é saxofonista, graduando da Unicamp na modalidade de Sopro Popular. Fez o curso técnico em música (saxofone) no Centro Cultural e Conservatório Integrado, concluindo seus estudos em 2014.

Giovani Loner é trombonista. Participou de diversas gravações com bandas de todo o Brasil. É estudante do Conservatório de Tatuí. Atualmente é aluno bolsista da Big Band, Big Band Jovem e Jazz Combo Jovem do Conservatório. Em 2016 lançou o álbum "Groove na Cabeça" da Freddy Groovers com suas composições, participou dos arranjos e gravações do álbum indicado ao Grammy Latino "Soltasbruxa" da banda Francisco El Hombre, com a qual também participou do Circuito SESC de Artes.

Nicolas Felipe Silva iniciou os estudos de música aos 9 anos. Aos 10, teve o primeiro contato com o saxofone (seu instrumento desde então). Participou da Big Band da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), Banda Sinfônica Jovem de Jacareí. É estudante na Unicamp na modalidade bacharel em saxofone, com o professor Celso Veagnoli e atua na cena musical de Campinas, fazendo parte de grupos como The OTIS Project, Cabareto Early Jazz Band e Islan Santos Quinteto.

Adriel Job é percussionista. Possui um enorme estudo na música e percussão afrosileira que culminou com a gravação do disco “Quelé”, apoiado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC), em 2011. É criador da “Orquestra de Percussão PAH” no Instituto Padre Haroldo, onde ministrou oficinas dentro do projeto “Aprender Mais”, que trabalha com crianças e adolescentes em situação de risco. Em 2014 foi solista da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) a convite do maestro João Carlos Rocha. É fundador da Orquestra de Choro Campineira em 2014.

SERVIÇO:

Apresentações no TUM Sound Festival

03/11/2018, às 18h no Espaço Feira Criativa do TUM – Palco 1

04/11/2018 às 19h no Espaço Beiramar Norte

04/11/2018 Pátio Biergarten - Noites TUM (Encerramento do Festival)









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade