img

Florianópolis, 25/04/2024




GERAL

Desempenho e perspectiva do setor Portuário é debatido em Florianópolis

Publicado em 26/10/2018


Desempenho e perspectiva do setor Portuário é debatido em Florianópolis



Pelo quinto ano consecutivo Florianópolis sedia o Congresso Internacional de Desempenho Portuário ? CIDESPORT, um evento que estimula a discussão sobre o desempenho do setor portuário e promove a integração entre a comunidade científica e a portuária, visando estimular o desenvolvimento de pesquisas aplicadas que agreguem valor à gestão e ao desempenho da cadeia logística portuária.

O CIDESPORT tem caráter técnico-científico, sem fins econômicos. Durante o congresso serão apresentados 56 artigos e relatos técnicos, além de 18 palestras, um curso e duas saídas de campo (visitas técnicas) no Porto de Imbituba e na empresa Mormaii em Garopaba.  O Congresso ocorre de 30 de outubro a 01 de novembro de 2018, no Blue Tree Premium Hotel, no centro da capital. As inscrições podem ser feitas no site: www.cidesport.com.br.

As principais discussões durante o evento terão como temas a gestão, estratégias, operações, finanças e contabilidade, marketing, meio ambiente, comércio exterior, governança e o desempenho do setor portuário, entendendo que a área envolve toda a cadeia logística (nacional e internacional), desde a produção, estocagem, armazenagem, transporte, venda e consumo de produtos, a partir da perspectiva da comunidade científica e dos profissionais das mais diversificadas áreas do conhecimento.

De acordo com o professor Ademar Dutra, coordenador do evento, professor e pesquisador do programa de pós-graduação em Administração – PPGA Unisul e consultor, a programação do congresso contempla a apresentação de relatos técnicos e artigos científicos relacionados aos mais diversos temas de gestão, transporte, logística e desempenho portuário.

Destaques para essa edição:

  • “Contribuição do canal do panamá para o comércio internacional”, com o Capitão Orlando Allard M., onde atuou no Canal do Panamá por mais de 30 anos e atualmente é o decano da Faculdade de Engenharia e Tecnologia da Universidade Santa María La Antigua/Panamá;
  • “A perspectiva de uma companhia de navegação no contexto mundial: ou case da Maersk panamá”, com Domingos Silva Júnior – Gerente de Performance e Otimização de Portos das Américas Maersk Line – Operações, Panamá;
  • “O papel da autoridade portuária no desempenho de um porto” com Francesc J. Sánchez Sánchez – Diretor Geral da Autoridade Portuária de Valência – Espanha;
  • “Contribuição da gestão comercial e a prospecção de novos negócios nos portos de interesse público: o caso do porto de valência”, por Mar Chao – Diretor Comercial da Autoridade Portuária de Valência – Espanha.

Outros temas de profunda importância sobre temas de Portugal, América latina, Caribe, América do Sul, da Agência nacional de Transporte Aquaviário e dos portos da região sudeste como o de Santos e os catarinenses também serão abordados.

Durante a programação também haverá o Minicurso: Acesso as Bases de Dados do Setor Aquaviário, que será ministrado por Anibal Durães de Almeida – Gerência de Estatística da ANTAQ.

Para o professor, pesquisador e consultor da Unisul Gean Fermino, O CIDESPORT se consolida como um dos eventos mais importantes do Brasil e compõe agenda internacional na abordagem e disseminação de propostas e soluções técnicas científicas para o mercado. 

A 5ª edição do Congresso Internacional de Desempenho Portuário – CIDESPORT é uma organização da Unisul, UFSC e a Universidade de Valência (Espanha). São patrocinadores do evento: Porto de São Francisco do Sul; CILIP – Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária; PORTONAVE S/A – Terminais Portuários de Navegantes além do apoio da FAPESC apoia o CIDESPORT por meio da chamada PROEVENTOS; ABTP – Associação Brasileira dos Terminais Portuários; AICOgestión – Asociación Iberoamericana de Control de Gestión; ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários; Autoridad Portuaria de Valencia; FIESC – Federação das Indústrias de Santa Catarina; Informativo dos Portos; ISEG Lisboa e Porto de Setubal  (Portugal); Porto Itapoá; SNP – Secretaria Nacional de Portos e Universidade do Mindelo (Cabo Verde).









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade