img

Florianópolis, 20/04/2024




ECONOMIA

5 usos que você não sabia do tubo de aço quadrado

Publicado em 05/10/2018


Foto Ilustrativa
5 usos que você não sabia do tubo de aço quadrado



Conheça a importância do material para diversos setores da indústria

O ramo industrial tem utilizado cada vez mais o tubo de aço por conta das novas aplicações do produto. Ele possui formato diferenciado utilizado em muitos segmentos e fabricado a partir de tubo redondo, que pode originar tubo quadrado ou tubo retangular. Conhecido também como metalon, são fornecidos com certificado de qualidade, constando das propriedades mecânicas e químicas, proporcionando exatidão e segurança na execução de seus projetos.

O tubo de aço quadrado possui características de resistência e durabilidade que permitem o seu uso para diversas finalidades. Ele tem um acabamento diversificado e é produzido com costura ou sem costura. Os que possuem costura passam por um refinado processo de soldagem por resistência elétrica (ERW). Já os tubos sem costura possuem qualidades diferentes, como a sua alta resistência – e de maneira muito mais econômica – a elevados esforços de compressão e torção. Esses modelos fornecem soluções rápidas e mais baratas, principalmente pelas suas características próprias de resistência e baixo peso.

A importância do tubo de aço quadrado

A engenharia contemporânea tem buscado cada vez mais transformar a forma como os projetos de uma empresa são elaborados, levando em conta, principalmente, a qualidade e funcionalidade das estruturas. O tubo quadrado é ideal porque é resistente a esforços de tração, compressão e esforços combinados. Indicado para toda e qualquer aplicação que demande alta resistência a esforços mecânicos, ele evita ainda rupturas e deformações nas estruturas de máquinas ou construções civis, devido ao grau de tenacidade.

Além disso, o tubo metalon quadrado tem uma grande disponibilidade no mercado. Por ser um material com grande demanda atualmente, é fácil encontrá-lo nas principais lojas do ramo. Até por sua grande utilização e valorização, ele tem outra bela vantagem: seu custo é reduzido. O produto também tem uma grande – e boa – diferença: ocupa menos espaço. Portanto, é muito mais fácil empilhá-lo e mantê-lo organizado. Por conta do seu tamanho, ele acaba proporcionando significativa redução de peso na estrutura em geral. 

Onde usar o tubo quadrado?

Os diversos tipos de tubos quadrados possuem uma enorme gama de utilidades que deixam qualquer empreiteiro, seja ele novato ou experiente em êxtase e seguros de que podem contar com o produto. São tantas as opções que nem imaginamos que alguns setores utilizam bastante o material. Veja cinco exemplos podem ser implementados adequadamente:

Indústria

Os tubos quadrados são empregados nos mais diversos segmentos da indústria. Eles possuem diferentes aplicações na indústria de máquinas em geral, na indústria de fundações e em outras áreas que precisem de materiais alta resistência a esforços mecânicos. É bastante aplicado, por exemplo, em torres de transmissão e muitas vezes utilizado para envolver cabos elétricos. Em setores como o petrolífero, o produto é aplicado para compor a estrutura de equipamentos como perfuratrizes, em esteiras e em plataformas. Caçambas e implementos para equipamentos agrícolas ou rodoviários também fazem uso do material.

Construção Civil

Os tubos quadrados estão presentes também em estruturas na construção civil. Se você for a um canteiro de obras terá a oportunidade de observar diferentes formas de usar os tubos de aço carbono.

Brinquedos infantis

Podemos ver os tubos quadrados sendo utilizados também para a fabricação de brinquedos de playground e móveis que possuam partes de aço em sua formação, sempre trazendo total segurança aos seus utilizadores.

Equipamentos fitness

A estrutura da maioria dos equipamentos de academia para a prática de musculação é composta por tubos de aço quadrados. A resistência do produto é essencial para suportar o peso do corpo somado a força que a pessoa faz durante o exercício físico. O aço também é fácil de limpar e não oxida com facilidade.

Equipamentos médicos

A área médica também tem muito a agradecer aos tubos de aço quadrados. Isso porque vários equipamentos em que alguns exames são realizados contam com a presença desse material em sua estrutura.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade