img

Florianópolis, 19/04/2024




ESPORTES

Mochilas de hidratação são aliadas de quem pratica esportes ao ar livre

Publicado em 05/10/2018


Foto Ilustrativa
Mochilas de hidratação são aliadas de quem pratica esportes ao ar livre



O tempo de praticar uma atividade física sem água já passou. Hoje, presentes nos kits da maioria dos atletas estão as Mochilas de Hidratação. Isso porque não é saudável correr, pedalar ou qualquer outro esforço físicos sem hidratar-se.

O que precisa ser levado em conta é que exercitar-se por longos períodos em ambientes quentes e úmidos, situação extremamente normal em nosso país, pode levar a perdas de 2,5 litros de água a cada hora de exercício, para uma pessoa de 70kg.

Água é tudo!

Não podemos ficar sem ela. A água representa de 40% a 80% do peso total do corpo humano e funções vitais dos órgãos dependem dela para acontecer.
Para suprir todas as nossas necessidades é preciso ingerir, em média, dois litros de água por dia. Ao longo das 24 horas, perdemos aproximadamente isso por meio da transpiração, urina, respiração e outras atividades.
Nosso corpo não possui reservas ou condições de armazenar água. Por isso, é essencial que a sua reposição seja constante.
A sede é um sinal de alerta.
O que acontece com frequência é que muita gente espera ter sede para beber água. A sede é um sinal de alerta para a necessidade do corpo por água.
Ela chega quando a quantidade de líquidos no organismo se encontra abaixo do nível desejado. Não espere o seu corpo ficar com os níveis de água na reserva. O certo é reabastecer com frequência.
Vale lembrar, que uma pessoa desidratada apresenta menor volume de sangue. Isso atrapalha o funcionamento do coração e outros órgãos. A falta de água pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga e, se for muito prolongada, levar à morte.
A dica é: tenha sempre a água ao alcance das mãos, pois a reposição de líquidos deve ser frequente e independente da sensação de sede.
Quais as vantagens da hidratação?
Se você ainda não está convencido da importância de beber rigorosamente a quantidade necessária de água por dia, aqui vão outros cinco benefícios de uma boa hidratação:
Regula a temperatura corporal – Durante os exercícios físicos ou quando o clima está muito quente, a água do organismo é liberada pela transpiração para regular a temperatura e evitar o superaquecimento.
Desintoxica o corpo – Ela auxilia na prevenção e no tratamento de infecção urinária. 
Absorção e transporte de nutrientes – A água auxilia na absorção de nutrientes e glicose. Além disso, o líquido ajuda no transporte dessas substâncias pela corrente sanguínea.
Emagrecimento – A água reduz a retenção de líquidos. Isso mesmo! Coloca os rins para trabalhar, traz a sensação de saciedade e ajuda a controlar o apetite.
Pele bonita – Promove a revitalização das células e mucosas. Na pele, isso resulta em uma hidratação de dentro para fora. 

Malhação sem água. Nem pensar!

Se no dia a dia a água é fundamental, imagina ao levar o nosso corpo ao extremo?
Com o esforço físico, uma das respostas do nosso organismo é a produção de calor, que por sua vez ativa controles destinados ao aumento da perda de calor.

Isso estimula as glândulas sudoríparas, consequentemente há uma maior perda de água.
Em média a cada hora de exercício perde-se até 2,5 litros de líquidos.
Não esqueça que uma desidratação de apenas 2% do peso corporal já é suficiente para prejudicar o desempenho no exercício. Mais que isso, a coisa fica séria.

Alguns cuidados devem ser tomados em relação à hidratação. Sua importância para o desempenho do atleta é fundamental. 

Procure iniciar o exercício já hidratado: 500ml de água, 1 a 2 horas antes do exercício, já são suficientes;
Durante a atividade, recomenda-se a ingestão de 180 a 300ml de líquidos a cada 15 a 20 minutos, sempre respeitando sua tolerância ao consumo. 
Leve a água com você nas atividades mais demoradas. Uma boa dica é a mochila de hidratação.
Se a sua sessão de exercício tem mais de 1h de duração, considere ingerir bebidas que contenham certa quantidade de sódio, como bebidas esportivas;
Evite ingerir mais do que 3,5L de líquidos durante a atividade, uma vez que ingestões acima deste valor estão associadas à hiponatremia.

Como hidratar? Com o que e quanto?

A reidratação após exercício não requer somente o volume de líquidos perdidos, a ingestão deve ser maior do que a quantidade perdida, algo em torno dos 120%.

A hidratação com água apresenta vantagens: rápido esvaziamento gástrico e custo zero. Entretanto, não é recomendada apenas água, pois a perda de eletrólitos durante o exercício e o aumento de ingestão de água pura pode levar a quadros de hiponatremia.

As bebidas esportivas apresentam algumas vantagens. Elas possuem carboidratos, mantêm os níveis de glicose e, consequentemente, diminuem a percepção de esforço. 

Pesquisas recentes propõe uma alternativa para esta reposição, a água de coco. Ela possui em sua composição açúcares, minerais, gorduras e vitaminas, além de uma quantidade satisfatória de eletrólitos.

Leve a água com você. Conheça as Mochilas de Hidratação.

Durante a atividade física ao ar livre, onde fontes de água não são tão acessíveis quanto nas atividades praticadas indoor, a facilidade de hidratação é fundamental. 

A mochila de hidratação, conhecida também como mochila camelbak, é muito útil nestes casos. Ela ajuda o atleta a carregar um volume maior de água e mantém a bebida fresca por mais tempo. 

Como funciona?

A mochila de hidratação é um equipamento para transportar uma maior quantidade de água. Ela feita de material impermeável e resistente, tendo um reservatório para a água separado no interior da mochila. Através de uma mangueira o atleta pode consumir a água sem precisar retirar a mochila das costas e nem parar a atividade.

Mochila de hidratação é a melhor opção.

A água sempre fresquinha é uma das principais vantagens. As mochilas de hidratação em geral são térmicas e tem a capacidade para manter a temperatura. Além disso, o volume de água que você pode transportar é bem maior.
Ela é ergonômica e se adapta bem ao corpo, deixando as mãos livres durante o trajeto. Dependendo do modelo, ela permite carregar outros itens como: um pequeno lanche, telefone celular, documentos entre outros. Não sai de casa sem ela.
 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade