Ao Vivo

Entenda como vai funcionar a plataforma WatchTV para provedores de internet

Entrevista com Andrés Madero, diretor da Infinera LATAM, durante a Futurecom 2018

ZECA PAGODINHO NA P12 E AFTER NO DONNA JURERE COM BLOG DO BAXO

Logicalis apresenta na Futurecom soluções para a cadeira produtiva do vinho utilizando IoT

img

ESPORTES

Mochilas de hidratação são aliadas de quem pratica esportes ao ar livre

Publicado em 05/10/2018 - 21:45:20

O tempo de praticar uma atividade física sem água já passou. Hoje, presentes nos kits da maioria dos atletas estão as Mochilas de Hidratação. Isso porque não é saudável correr, pedalar ou qualquer outro esforço físicos sem hidratar-se.


Foto Ilustrativa
Mochilas de hidratação são aliadas de quem pratica esportes ao ar livre

O que precisa ser levado em conta é que exercitar-se por longos períodos em ambientes quentes e úmidos, situação extremamente normal em nosso país, pode levar a perdas de 2,5 litros de água a cada hora de exercício, para uma pessoa de 70kg.

Água é tudo!

Não podemos ficar sem ela. A água representa de 40% a 80% do peso total do corpo humano e funções vitais dos órgãos dependem dela para acontecer.
Para suprir todas as nossas necessidades é preciso ingerir, em média, dois litros de água por dia. Ao longo das 24 horas, perdemos aproximadamente isso por meio da transpiração, urina, respiração e outras atividades.
Nosso corpo não possui reservas ou condições de armazenar água. Por isso, é essencial que a sua reposição seja constante.
A sede é um sinal de alerta.
O que acontece com frequência é que muita gente espera ter sede para beber água. A sede é um sinal de alerta para a necessidade do corpo por água.
Ela chega quando a quantidade de líquidos no organismo se encontra abaixo do nível desejado. Não espere o seu corpo ficar com os níveis de água na reserva. O certo é reabastecer com frequência.
Vale lembrar, que uma pessoa desidratada apresenta menor volume de sangue. Isso atrapalha o funcionamento do coração e outros órgãos. A falta de água pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga e, se for muito prolongada, levar à morte.
A dica é: tenha sempre a água ao alcance das mãos, pois a reposição de líquidos deve ser frequente e independente da sensação de sede.
Quais as vantagens da hidratação?
Se você ainda não está convencido da importância de beber rigorosamente a quantidade necessária de água por dia, aqui vão outros cinco benefícios de uma boa hidratação:
Regula a temperatura corporal – Durante os exercícios físicos ou quando o clima está muito quente, a água do organismo é liberada pela transpiração para regular a temperatura e evitar o superaquecimento.
Desintoxica o corpo – Ela auxilia na prevenção e no tratamento de infecção urinária. 
Absorção e transporte de nutrientes – A água auxilia na absorção de nutrientes e glicose. Além disso, o líquido ajuda no transporte dessas substâncias pela corrente sanguínea.
Emagrecimento – A água reduz a retenção de líquidos. Isso mesmo! Coloca os rins para trabalhar, traz a sensação de saciedade e ajuda a controlar o apetite.
Pele bonita – Promove a revitalização das células e mucosas. Na pele, isso resulta em uma hidratação de dentro para fora. 

Malhação sem água. Nem pensar!

Se no dia a dia a água é fundamental, imagina ao levar o nosso corpo ao extremo?
Com o esforço físico, uma das respostas do nosso organismo é a produção de calor, que por sua vez ativa controles destinados ao aumento da perda de calor.

Isso estimula as glândulas sudoríparas, consequentemente há uma maior perda de água.
Em média a cada hora de exercício perde-se até 2,5 litros de líquidos.
Não esqueça que uma desidratação de apenas 2% do peso corporal já é suficiente para prejudicar o desempenho no exercício. Mais que isso, a coisa fica séria.

Alguns cuidados devem ser tomados em relação à hidratação. Sua importância para o desempenho do atleta é fundamental. 

Procure iniciar o exercício já hidratado: 500ml de água, 1 a 2 horas antes do exercício, já são suficientes;
Durante a atividade, recomenda-se a ingestão de 180 a 300ml de líquidos a cada 15 a 20 minutos, sempre respeitando sua tolerância ao consumo. 
Leve a água com você nas atividades mais demoradas. Uma boa dica é a mochila de hidratação.
Se a sua sessão de exercício tem mais de 1h de duração, considere ingerir bebidas que contenham certa quantidade de sódio, como bebidas esportivas;
Evite ingerir mais do que 3,5L de líquidos durante a atividade, uma vez que ingestões acima deste valor estão associadas à hiponatremia.

Como hidratar? Com o que e quanto?

A reidratação após exercício não requer somente o volume de líquidos perdidos, a ingestão deve ser maior do que a quantidade perdida, algo em torno dos 120%.

A hidratação com água apresenta vantagens: rápido esvaziamento gástrico e custo zero. Entretanto, não é recomendada apenas água, pois a perda de eletrólitos durante o exercício e o aumento de ingestão de água pura pode levar a quadros de hiponatremia.

As bebidas esportivas apresentam algumas vantagens. Elas possuem carboidratos, mantêm os níveis de glicose e, consequentemente, diminuem a percepção de esforço. 

Pesquisas recentes propõe uma alternativa para esta reposição, a água de coco. Ela possui em sua composição açúcares, minerais, gorduras e vitaminas, além de uma quantidade satisfatória de eletrólitos.

Leve a água com você. Conheça as Mochilas de Hidratação.

Durante a atividade física ao ar livre, onde fontes de água não são tão acessíveis quanto nas atividades praticadas indoor, a facilidade de hidratação é fundamental. 

A mochila de hidratação, conhecida também como mochila camelbak, é muito útil nestes casos. Ela ajuda o atleta a carregar um volume maior de água e mantém a bebida fresca por mais tempo. 

Como funciona?

A mochila de hidratação é um equipamento para transportar uma maior quantidade de água. Ela feita de material impermeável e resistente, tendo um reservatório para a água separado no interior da mochila. Através de uma mangueira o atleta pode consumir a água sem precisar retirar a mochila das costas e nem parar a atividade.

Mochila de hidratação é a melhor opção.

A água sempre fresquinha é uma das principais vantagens. As mochilas de hidratação em geral são térmicas e tem a capacidade para manter a temperatura. Além disso, o volume de água que você pode transportar é bem maior.
Ela é ergonômica e se adapta bem ao corpo, deixando as mãos livres durante o trajeto. Dependendo do modelo, ela permite carregar outros itens como: um pequeno lanche, telefone celular, documentos entre outros. Não sai de casa sem ela.