img

Florianópolis, 25/04/2024




CULTURA

Florianópolis recebe 1ª etapa do CAN - Festival de Circo Contemporâneo

Publicado em 21/09/2018


Circocan / Divulgação
Florianópolis recebe 1ª etapa do CAN - Festival de Circo Contemporâneo



Outubro começará com arte, movimento, precisão e teoria para os amantes da arte contemporânea. O CAN ? Onde o circo é possível, é o primeiro evento internacional de circo realizado no Brasil, com uma programação artística e pedagógica que promete movimentar a cena cultural de Florianópolis.

A programação na capital será realizada de 3 a 6 de outubro, com mais de 40 workshops, cursos e atividades abertas a todos os níveis técnicos nas mais diversas modalidades circenses. Uma das grandes atrações será o trapézio voador, com oficinas diárias abertas aos participantes do evento; e o Open Festival, que traz no sábado, 06, espetáculos e performances gratuitas abertas ao público, ao longo do dia.

Pedro Mello, idealizador do projeto e CEO do Circocan, explica que a ideia é realizar no Brasil, encontros que já acontecem em outros lugares do mundo, entre profissionais de circo das mais diversas áreas pra discutir, aprofundar e fomentar a linguagem do circo contemporâneo. “O CAN vai promover este encontro entre os artistas, com palestras, cursos de capacitação e criação, além de abrir as portas do circo contemporâneo para o público geral que se interessa pela arte e cultura circense”.

A proposta do evento é trazer conteúdo exclusivo, promover trocas e mostrar todas as potencialidades do circo, com seus aspectos sociais, educacionais, econômicos e artísticos. “A partir da experiência de 15 anos do Circocan em projetos culturais e educacionais na área do circo, o CAN surge para popularizar ainda mais a linguagem do circo como um agente inclusivo e transformador na sociedade”, ressalta Pedro.

O Festival contará com a participação de técnicos e artistas brasileiros e ingleses (National Centre for Circus Arts de Londres e Aerial Edge de Glasgow). Parte da programação do CAN envolve a apresentação do Projeto Ruas do Mundo, idealizado pelo ilusionista Diogo Alvares, que leva a arte de rua, o circo e a mágica para os 4 cantos do planeta. Em maio de 2018, o artista fez uma excursão pela zona de conflito próximo à Síria, apresentando-se aos refugiados sírios da cidade de Aleppo, em Gaziantep na Turquia. Fotos da viagem serão expostas no Festival, acompanhadas de uma palestra sobre a experiência de Diogo na zona de guerra, ressaltando a importância da arte, da cultura e do circo no resgate social.

A 2ª etapa de CAN – Onde o Circo é Possível, será realizada em Curitiba, na semana seguinte, de 10 a 14 de outubro. Para essa fase são convidados artistas (profissionais ou em formação), diretores, pesquisadores e professores para uma imersão intensiva. Os participantes ficarão hospedados no local do evento (Rancho MC – sede do Circocan HQ) pelos cinco dias tendo mais de 12 horas diárias de atividades e conteúdo técnico, artístico e pedagógico.

Serviço:

CAN – Onde o circo é possível

1ª etapa:

Florianópolis – 3 a 6/10

Jurerê Sports Center (Circocan Floripa) | Av. dos Dourados, 481 - Jurerê Internacional









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade