img

Florianópolis, 19/04/2024




DIVERSAO

Festival Isnard Azevedo reúne grupos nacionais e internacionais em Florianópolis

Publicado em 10/09/2018


Gustavo Gavotti
Festival Isnard Azevedo reúne grupos nacionais e internacionais em Florianópolis

Shakespeare




Mais de 100 atividades teatrais serão realizadas em diversas regiões da cidade. Objetivo é valorizar as produções teatrais com uma programação intensa

Florianópolis se transformará em um grande palco com o retorno do Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo, o maior evento relacionado a teatro em Santa Catarina, que ocorre entre os dias 15 e 22 de setembro. Após um hiato de dois anos, o Floripa Teatro volta com força total, com uma programação composta por mais de 100 atividades teatrais integralmente gratuitas.

Foram mais de 500 inscrições de diversos estados e da Argentina para participar do evento. Deste número, a curadoria selecionou 53 grupos que farão 86 apresentações em 30 espaços públicos e privados da cidade. “O 23º Floripa Teatro será um dos melhores festivais de todos os tempos. Além da Mostra Oficial que reunirá artistas das mais variadas partes do Brasil, também teremos a 2ª Mostra Quintais Cênicos que possibilitou uma participação efetiva da produção local. Ou seja, nosso festival volta com força total em todos os cantos da cidade, mostrando que arte e cultura são fundamentais para a vida das pessoas”, destacaRoseli Pereira, superintendente da FCFFC (Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes).

Treze cidades brasileiras serão representadas pelos seus artistas e apresentarão seus trabalhos na capital catarinense. Além disso, duas montagens argentinas integram a programação da Mostra Oficial e prometem chamar atenção do público: de Buenos Aires, vem “Kutumpra”, da Cia Urraka, que abre o festival no dia 15, às 20h, no TAC (Teatro Álvaro de Carvalho); e “Shakespeare inédito”, da Liga Profesional de Improvisación, que também pode ser visto no TAC no dia 16, às 19h30. "O Festival Isnard Azevedo está de volta e vem ocupar um espaço legítimo de celebração da arte teatral em Florianópolis. Retorna revigorado, com intensa participação de grupos locais, ampliando ações de encontro e discussões acerca da produção teatral da cidade, e redescobrindo caminhos para sua valorização e permanência.", afirma SulangerBavaresco, diretora artística do evento.

Nos dias 17, 18, 20 e 22 de setembro também serão realizadas as Ações Formativas, no auditório da Casa da Memória, no Centro da Capital. Nas datas, o público poderá participar de rodas de conversas teatrais, com temas como “Teatro para a infância – um novo olhar” e “Gestão de espaços de grupo – permanência e desafios”, que serão mediadas por profissionais convidados.  Já no dia 19 ocorre a Roda de Negócios Teatrais, das10h às 18h, com a presença dos curadores do Floripa Teatro e de outros Festivais realizados no País. Fazem parte das ações também as Rodas de Conversas Teatrais e as Oficinas de Formação Teatral.

Cena aberta nas comunidades

Além das apresentações teatrais em locais fechados da Capital, mas sempre gratuitos, o festival realiza o“Cena Aberta nas Comunidades”, com encenações para o público no Largo da Catedral, Bolsão final da Av. Beira-mar continental, Praça da Costeira do Pirajubaé, Jardim Botânico, Centro de Convivência da UFSC, Praça Bento Silvério, Praça Hermínio Silva (Ribeirão da Ilha), Parque da Luz, Praça Clara Eulina Abreu Soares (Rio Vermelho) e Salão Paroquial da Igreja Sant’ana (Armação do Pântano do Sul).

Entre as companhias teatrais que se apresentam nesses espaços está a Enviezada, de Teresópolis (RJ), que tem oito anos de estrada, e apresentará o espetáculo “Caminhos”, com duas sessões na grade, nos dias 17 e 18 de setembro. “Caminhos” é uma intervenção urbana que transita pelas fronteiras entre ficção e realidade, numa incursão pelas relações entre cotidiano, homem e cidade. Trata-se de uma proposta de itinerância em que o público é retirado de sua zona de conforto e levado para além do espaço cênico convencional.

2ª Mostra Quintais Cênicos

As companhias de teatro de Florianópolis são as protagonistas da 2ª Mostra Quintais Cênicos, que integra a programação e reunirá apenas peças locais. Entre os espetáculos programadas para a semana está “Estardalhaço”, da Traço Cia. De Teatro, no dia 15, às 16h, na Associação Cultural Quilombo Estúdio, no Itacorubi. No mesmo local, mas no dia 16, às 16h, “Os 3RS em: A grande missão”, da Atrapatrupe, com a comédia de classificação livre. Outros locais também recebem a programação, são eles: Circulo Artístico Teodora e SAC, no Campeche, Casa Vermelha Centro Cultural e Casa do Teatro, no Centro, e Nau Catarineta Centro Cultural, em Santo Antônio de Lisboa.

As oficinas para crianças, jovens e adultos também fazem parte da 2ª Mostra Quintais Cênicos e ocorrem em seis locais diferentes. A Oficina de Palhaçx (assim mesmo, com x), por exemplo, é para maiores de 16 anos. A proposta é uma vivência de iniciação ao jogo do palhaço para artistas e público geral. O intuito é promover uma experiência onde o público entre em contato com o mundo do palhaço com seu jogo e estado. Ela será ministrada por Gabriela Leite, de Florianópolis, no dia 21, às 14h e às 18h. O número de vagas é limitado.

Já na Casa de Teatro, no Centro, Diana Adada Padilha e Giovana Rutkoski ministram a oficina Vivência Teatral para Crianças, em que pequenos de 6 a 10 anos de idade poderão explorar as possibilidades de expressão através da poesia, da música e dos jogos teatrais. A oficina ocorre no dia 19, às 14h e às 18h.

Mostra Cena Universitária e Mostra Paralela

A Mostra Cena Universitária ocorre em quatro locais de Florianópolis, entre os dias 16 e 21 de setembro, apenas com apresentações de grupos formados na UFSC e na UDESC. Serão seis espetáculos, entre eles a comédia “O auto da compadecida”, da Cia Caras de Bonecos (Udesc), com direção de Paulo Balardim, que será apresentada no dia 16, às 19h, no espaço 2 do Ceart/Udesc.

Já a Mostra Paralela, terá apresentações no Teatro da Ubro, na Conca Club e na Morada Cênica. Entre os espetáculos está o aclamado “Kassandra”, da La Vaca Companhia de Artes Cênicas, de Florianópolis, no dia 22, às 22h30, na Conca. No monólogo, com direção de Renato Turnes, a atriz Milena Moraes interpreta uma heroína grega transformada em uma transexual.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade