img

Florianópolis, 18/04/2024




COMUNIDADE

Centro de Referência Profissional da Unisul presta assistência à comunidade

Publicado em 30/08/2018


Centro de Referência Profissional da Unisul presta assistência à comunidade


O Centro de Referência Profissional (CREP) da Unisul foi criado para aproximar as práticas da psicologia com a comunidade por meio de oficinas, elaboração de material didático e de divulgação, cursos, desenvolvimento de atividades em grupo, dentre outras demandas referentes ao mercado do trabalho. Os atendimentos são realizados às segundas–feiras, das 15h às 16h, na Unisul Unidade Pedra Branca, na sala do CREP, Serviço de Psicologia, 2º andar do Bloco J.

De acordo com a professora Michelle Natividade, o CREP surgiu a partir do sonho de inserir a comunidade no que é aplicado pelas unidades de aprendizagem, um modo de aliar teoria e prática e fazer a diferença no entorno. “Em 2013 começamos a colocar as ideias no papel, a formalizar tudo o que a gente fazia em psicologia do trabalho aqui na universidade. Reunimos todo o histórico de estágio obrigatório, de práticas, de extensões que já tinham acontecido e como colocar tudo isso em um único projeto, então surgiu o desenho que hoje mantém o CREP”.

Eixos de atendimentos e demandas do CREP

O projeto realizado no Campus da Grande Florianópolis é constituído de quatro eixos: o primeiro de Orientação Profissional, que abrange questões desde a escolha da profissão até a aposentadoria. No segundo eixo entra a Capacitação Profissional para aqueles casos em que se já está inserido no mercado, mas necessita de atualização. O terceiro, de Colocação e Inserção Profissional, é voltado às vagas de emprego e estágio, em parceria com empresários no município de Palhoça que divulgam as oportunidades. Já a Consultoria Empresarial compõe o quarto eixo, com foco nas microempresas e comércio de bairros que necessitam de apoio para fortalecer os negócios.

A professora Michelle conta que as primeiras experiências surgiram a partir do que era visto durante o curso. “Eram situações que lidávamos constantemente com pedidos de mães e escolas entrarem contato falando que estavam com um problema e que precisava de uma intervenção na área de psicologia do trabalho”. Em 2014, as demandas passaram a ser atendidas mediante o novo modelo de extensão, com edital e devidas formalizações, além do apoio dos estudantes extensionistas que são remunerados a cada projeto. “Também contamos com alunos voluntários e então foi unindo a demanda que chega espontaneamente pela comunidade, com o interesse dos estudantes e algumas particularidades de ações, dos temas que gostariam de se desenvolver mais e para a nossa surpresa, tudo está saindo melhor do que planejado. Tem sido muito saudável essa relação entre o aprendizado acadêmico com as demandas que a comunidade apresenta”, argumenta.

A quem se destina o CREP

Adolescentes, adultos, idosos, ligados ou não a alguma empresa.

Universidade e comunidade

Essa troca entre a Universidade e comunidade tem beneficiado a todos em vários aspectos e principalmente, cumprindo o objetivo da Universidade. “A Unisul, como uma universidade comunitária, assume uma responsabilidade social, então o nosso projeto a gente vê isso acontecer na prática. A comunidade vem à universidade e a universidade vai à a comunidade”.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade