img

Florianópolis, 20/04/2024




CIDADES

Maternidade de Biguaçu será inaugurada no dia 01 de setembro

Publicado em 13/08/2018


Martha Huff - DICOM PMB
Maternidade de Biguaçu será inaugurada no dia 01 de setembro

Maternidade de Biguaçu será inaugurada em setembro




Data foi definida na tarde desta sexta-feira; unidade terá capacidade de até 160 atendimentos por mês

Sábado, 01 de setembro de 2018, será um dia histórico para o município de Biguaçu e região. Na tarde desta sexta-feira (10/08), Prefeitura e direção da São Camilo definiram a data de inauguração da Maternidade do Hospital Regional de Biguaçu. A solenidade acontecerá às 9h no estacionamento do hospital, situado à Avenida Egídio Abelino Richartz, bairro Beira Rio.

A unidade funcionará com capacidade inicial de até 160 partos ao mês, contando com 21 leitos. Os atendimentos serão de portas abertas, por livre demanda da população dos 22 municípios que compõem a região da Grande Florianópolis.  Os recursos para o funcionamento, na ordem de R$ 350 mil mensais, serão repassados pela Secretaria de Estado da Saúde à Prefeitura de Biguaçu.

Desde a inauguração do Hospital, em 2015, o prefeito Ramon Wollinger participa de reuniões com o Governo do Estado para viabilizar a abertura da maternidade. “É mais um sonho dos biguaçuenses que está se realizando. A maternidade é fruto de um trabalho incansável meu e da minha equipe, que após muitas reuniões, idas e vindas ao gabinete dos secretários de Estado e dos governadores conseguimos sensibilizá-los sobre a importância desta unidade para Biguaçu e para toda região”, comemora o prefeito.

Nos próximos dias o hospital receberá os equipamentos que faltam e será feita a contratação e treinamento da equipe, que seguirá os critérios da Rede Cegonha do Ministério da Saúde, bem como implementação do fluxo de encaminhamentos dos municípios da região.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Genivalda Ronconi, em Biguaçu serão realizados partos normais e cesáreas de baixo risco, desafogando os atendimentos na Maternidade Carmela Dutra, Hospital Regional de São José e Hospital Universitário (HU).

Estrutura da maternidade

A nova estrutura contará com um Centro de Parto Normal (CPN), com três salas de parto humanizado chamadas de PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e um Centro Obstétrico (CO), com duas salas cirúrgicas, para a realização de cesáreas quando houver indicação médica. 

Na Maternidade também haverá uma área específica para o acompanhamento familiar, assegurando às parturientes um parto humanizado e condições para que as famílias possam acompanhar a gestante.

Haverá também na unidade um lactário que receberá doações de leite materno, que serão posteriormente enviadas para os processos de pasteurização no HU e retorno de quantidade necessária para utilização na unidade.

Já a implementação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal deverá ocorrer no prazo de até um ano, estando a Maternidade apta para atendimento de partos de alto risco.

A administração da Maternidade caberá à entidade filantrópica Beneficência Camiliana do Sul, a São Camilo, que já é responsável pela prestação dos demais serviços do Hospital Regional de Biguaçu, inaugurado em agosto de 2015 e construído pela Prefeitura com apoio do Governo do Estado e do Governo Federal.

Seguindo o exemplo do Hospital, que leva o nome de Helmuth Nass em homenagem a um dos primeiros farmacêuticos da região, a Maternidade será denominada Maria Rosalina da Silva, que foi parteira no município.

Espero que a Maternidade possa atender às expectativas da região e possamos proporcionar um atendimento de qualidade, humanizado e com segurança para a paciente e para os profissionais. A ativação da mesma será muito importante para as gestantes, não somente de Biguaçu, mas também para toda a região da Grande Florianópolis”, destaca o diretor do Hospital, Claudio Marmentini.


Martha Huff - DICOM PMB
Maternidade de Biguaçu será inaugurada no dia 01 de setembro

Sala de espera para familiares das gestantes









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade