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Florianópolis, 25/04/2024




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Trecho de Palhoça do Contorno Viário da Grande Florianópolis ainda sem prazo para iniciar

Publicado em 13/07/2018


Paulo Luís Cordeiro/Portal da Ilha Digital
Trecho de Palhoça do Contorno Viário da Grande Florianópolis ainda sem prazo para iniciar

Atualmente, mais de 1.000 trabalhadores concentram os trabalhos nos Trechos Norte, em Biguaçu e Intermediário, São José, em 34 quilômetros dos 50 totais.




O projeto, que precisou ser reescrito, aguarda aprovação da ANTT para ser executado. Presentes à visita técnica, o presidente da Comis­são de Transportes e Desenvol­vimento Urbano da Assembleia Legislativa, deputado João Amim, a prefeita Adeliana Dal Pont de São José, o prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, além de diversas autoridades dos três municípios e jornalistas convidados.



Por: Laura Dozza Reis

Segundo a Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pelo Contorno Viário, as obras acontecem em 70% da rodovia. Os outros 30% equivalem a uma parte próxima à interseção com a  BR 101 em Biguaçu e ao trecho sul, cerca de 15km em Palhoça, que precisou de um novo projeto para a conclusão e agora aguarda aprovações e licenças para poder ser executado.

A obra que possibilitará uma redução significativa no tráfego de longa distância que hoje passa pela BR-101 na região da Grande Florianópolis, já teve R$ 915 milhões investidos e é uma das maiores obras de infraestrutura viária do Brasil. Atualmente, mais de 1.000 trabalhadores concentram os trabalhos nos Trechos Norte, em Biguaçu e Intermediário, São José, em 34 quilômetros dos 50 totais. A última previsão era de que a obra fosse entregue em 2019, porém a nova previsão é para dezembro de 2021.

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André Bianchi, diretor-superintendente da Arteris Litoral Sul, comenta a complexidade do Contorno, dada sua longa extensão e particularidades de engenharia, o que requer o envolvimento de diferentes profissionais com múltiplas competências necessários às etapas de preparação e implementação das obras. “Temos uma equipe especializada e abrangente, dedicada a entregar uma rodovia segura e eficiente aos futuros usuários e para isso temos trabalhado com muito empenho, em um esforço conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e os outros órgãos e entidades competentes.”

Inclusive, é aguardada a aprovação da própria ANTT ao novo projeto, os trâmites iniciaram em 2015, para que o restante da obra possa ser iniciada. O novo projeto precisou ser transferido para uma área de montanhas na base do Morro da Pedra Branca, onde será necessário realizar rebaixamento do morro e também a construção de três conjuntos de túneis (seis no total) que não estavam previstos no projeto inicial, além de encarecer o projeto e também aumentar ainda mais o prazo de entrega.

Prioridade para a liberação de licenças

Marcelo Módolo, superintendente de investimentos do Contorno Viário de Florianópolis, ressalta o compromisso assumido pelo Ministério dos Transportes em documento oficial onde coloca as questões inerentes à obra, como prioridade para análise de licenciamentos juntos ao Ibama para que sejam atendidos o mais breve possível. “Com a prioridade para a liberação das licenças e o retorno da ANTT sobre o projeto, esperamos iniciar as obras do trecho sul no início do ano que vem e concluí-la em três anos, realizando a abertura do Contorno no final de 2021.”

Módolo esclarece também que o trecho de Palhoça não está com obras de construção, porém outros escopos do trabalho estão sendo realizados e que as desapropriações, que sempre são questões delicadas, já estão com 95% de áreas liberadas. “Faltam algumas propriedades próximas à BR 282, porém as tratativas fluem bem e logo teremos essa fase concluída.”

A reformulação do projeto inicial aumentará significativamente os custos da obra, porém por ainda não ter a aprovação final, não é possível estimar valores, informa Bianchi que confirma o foco na aprovação do projeto, “Precisamos ter primeiro a aprovação da parte de engenharia, para depois realizarmos uma análise orçamentária.” Este custo maior pode levar a um reajuste nas tarifas dos pedágios ou a um novo aporte por parte do governo, mas segundo a Arteris essa negociação ainda não ocorreu.

Cobranças

Para o deputado estadual, João Amin (PP), presidente da Comis­são de Transportes e Desenvol­vimento Urbano da Assembleia Legislativa, é preciso que se faça pressão junto à concessionária e à direção da ANTT para que a obra seja enfim inaugurada “É bom lembrar que no início, a obra era para 2012 e agora, mais uma vez foi dada uma nova data para 2021. Além de ajudar a desafogar o tráfego, a gente espera que melhore muito a economia de Santa Catarina, por isso essa perseverança não apenas do Fórum Parlamentar, mas das entidades representativas.”

João Amin (PP) também comentou sobre o trecho que precisou ser alterado. “É preciso lamentar o que aconteceu em Palhoça, onde em 50 km de trecho estava previsto apenas um túnel, mas com a mudança de zoneamento que também passou pela Assembleia Legislativa e hoje temos quatro túneis previstos. Isso além de aumentar consideravelmente o prazo da obra, a gente não pode nem dizer quanto vai custar a mais”, disparou.

O Contorno Viário da Grande Florianópolis será uma rodovia classe zero, ou seja, um corredor expresso com velocidade operacional de 100 km/h em todo o percurso. Haverá seis acessos por meio de trevos, incluindo as duas interseções com a BR-101. A razão de existirem poucos acessos é evitar que se transforme em uma avenida, garantindo assim a fluidez por todo o trajeto.


Paulo Luís Cordeiro/Portal da Ilha Digital
Trecho de Palhoça do Contorno Viário da Grande Florianópolis ainda sem prazo para iniciar

A última previsão era de que a obra fosse entregue em 2019, porém a nova previsão é para dezembro de 2021.


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Trecho de Palhoça do Contorno Viário da Grande Florianópolis ainda sem prazo para iniciar

Mudança no traçado em Palhoça está atrasando as obras do Contorno Viário. Trecho terá 6 túneis para depois ser feita a ligação com a BR-282 e BR-101.









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