Ao Vivo

Renatinho Pires recebe Albeneir Pereira e Thay Valtrin no Urban Sports

Dazaranha completa 25 anos com show acústico especial com a Camerata Florianópolis

Confira a entrevista exclusiva com a dupla sertaneja Jorge e Mateus no P12 em Jurerê Internacional

Vinícola Boutique D’alture participa de evento Porto Sol Wine em Florianópolis

img
COMUNIDADE

Idosos em São José recebem orientações para a prevenção de quedas

Publicado em 11/07/2018 - 23:30:51

Atividades foram realizadas em parceria pelas secretarias de Assistência e Saúde com o objetivo de conscientizar a população idosa sobre o tema


Secom/PMSJ
Idosos em São José recebem orientações para a prevenção de quedas

O dia 24 de junho é o Dia Mundial de Prevenção às Quedas de Idosos. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e incorporada ao Calendário da Saúde do Ministério da Saúde (MS) para alertar especialmente idosos sobre o risco de quedas, que representa um grave problema de saúde pública. Para marcar a data, o Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina também promoveu a II Semana Catarinense de Prevenção de Quedas em Idosos com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a questão.

Com o objetivo de sensibilizar e orientar a população idosa de São José, as secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde se uniram para abordar a queda na terceira idade. Por meio da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoa Idosa (SCFVI), foram promovidas palestras para os idosos que integram o Serviço de Convivência.

Os encontros ocorreram nos quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de São José, no final do mês de junho, e as palestras foram realizadas pela geriatra Sonia Tessmann e o fisioterapeuta Pedro Xavier, integrantes do NASF da SMS.

A queda em idosos é um evento que tem grande importância devido às consequências que podem acarretar na vida deste público, como o declínio na saúde, restrição de atividades, medo de cair, além de fraturas e risco de morte. Por isso, o Município está engajado em realizar ações voltadas a diminuir o risco de quedas por meio de uma abordagem intersetorial e integrada de equipes multiprofissionais.



Com informações de PMSJ/ASCOM