img

Florianópolis, 16/04/2024




CIDADES

Novas tecnologias ajudam crianças a se alfabetizarem em escola municipal de Florianópolis

Publicado em 09/07/2018


Divulgação / PMF
Novas tecnologias ajudam crianças a se alfabetizarem em escola municipal de Florianópolis



Estudantes da Osmar Cunha aprendem a utilizar ferramentas e softwares para auxiliar no aprendizado em sala de aula

Acesso a tecnologias da informação, colocando crianças de 6 a 10 anos no papel de protagonistas, pesquisadores e produtores. Isso é o que a Escola Básica Municipal de Florianópolis Osmar Cunha, em Canasvieiras, busca proporcionar aos estudantes dos anos iniciais.

A professora Elaine Martins, na sala informatizada, realiza diferentes atividades para incentivar desde cedo, entre as crianças, a relação delas com o conjunto de princípios, métodos, instrumentos e processos científicos.

Para os 1os e 2os anos, Elaine explica que o foco é  no letramento e na linguagem alfabética. “O jogo educativo “Brincando com Ariê” possibilita que a criança possa identificar as letras do alfabeto de forma isolada e assim aprender sobre as palavras, associando a desenhos e sons”, relata a professora.

Por meio do jogo educativo “Yuki no caminho das letras”, os pequenos ainda analisam as letras do alfabeto compondo palavras e identificam a escrita delas, além de ouvir e interpretar os exercícios no computador.

Para os 3os, 4os e 5os anos, o estímulo ao uso das multiferramentas da Google foi objetivo do primeiro trimestre. Os estudantes se depararam com a ferramenta de busca Google Chrome e as diversas maneiras de pesquisa, como textos, imagens e vídeos. Também buscaram informações abrangentes e específicas, a procurarem localizações geográficas por meio do Google Maps e traduções por meio do Google Tradutor, além de utilizarem o email institucional por meio da ferramenta Gmail.

“O uso da tecnologia melhora a interpretação das informações e possibilita a discussão de temas cotidianos, além de que a sala informatizada é um ambiente dinâmico e atraente, no qual se favorece o autodidatismo do estudante e a inclusão”, conclui a professora Elaine.

Os professores perceberam o potencial das novas tecnologias, seja como uma atividade prática no computador ou em outro recurso, observa o secretário de Educação. “Essas ferramentas aproximam docentes e estudantes, bem como são extremamente úteis para exploração de conteúdo interativo”, diz Maurício Fernandes Pereira.


Divulgação / PMF
Novas tecnologias ajudam crianças a se alfabetizarem em escola municipal de Florianópolis




Com informações de PMF/ASCOM








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade