img

GERAL

Veterinária de Florianópolis representa o Brasil em mutirão internacional de saúde animal

Publicado em 05/07/2018

Divulgação / Arquivo pessoal
Veterinária de Florianópolis representa o Brasil em mutirão internacional de saúde animal

O projeto reuniu 200 profissionais de todo mundo no México, em programa que se compara ao Médicos Sem Fronteira




Por: Laura Dozza Reis

A convite dos médicos veterinários, Dr. Jeffrey Young, host do programa Planet Animal e Antônio Rios Perez, pioneiros em métodos modernos de castração, as veterinárias Kátia Chubaci, de Florianópolis, e Amélia Oliveira, de São João Del Rey, Minas Gerais, foram as únicas brasileiras a participar da 9º Maratona Internacional de Castração em Yucatán, no México. Ao todo foram chamados 200 profissionais do mundo – entre Portugal, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda, Filipinas, Eslováquia e México – para castrar 3 mil cães e gatos no evento que se compara ao Médicos Sem Fronteiras.

O Planned Pethood International – PPI – liderado pelo Dr. Young, tem como meta contribuir para a diminuição do número de animais em situação de rua, a prevenção de zoonoses, bem como acidentes de trânsito provocados pela presença destes animais nas rodovias. O controle de natalidade animal repercute não apenas na medicina veterinária, mas também na saúde pública do coletivo.

Para Dra. Kátia, participar de um evento deste nível e com este propósito é uma honra e uma imensa oportunidade de trocar conhecimento, habilidades, técnicas, e principalmente por nos mostrar que não estamos sozinhas neste trabalho com os animais. “Esse mutirão serviu de exemplo a ser seguido pelo Brasil por ser perfeitamente viável quando o povo e o governo trabalham unidos. Na abertura deste evento fomos recebidos pelo governador do Estado de Yucatán e seu secretário do meio ambiente, prestigiando e valorizando a causa animal. É disto que estamos falando quando nos referimos a Medicina Veterinária do Coletivo”, afirma.

As veterinárias apresentaram ao Dr. Young e ao Carlos Bolo, organizador do Planned Pethood Internacional, um projeto para trazer o PPI para o Brasil. A ação tem o objetivo de atender a região do Amazonas, que irá abrir portas para outras regiões do país, onde o controle de natalidade não chega. “Tem cidade que pensa em fazer eutanásia de animais saudáveis, construir canil, abrigo como se fosse a solução, mas não é. Felizmente o Dr. Young e o Carlos aceitaram o convite e confirmaram que o PPI virá no próximo ano. Santa Catarina com certeza estará inclusa no programa ”, assegura Dra. Kátia.

De acordo com Dr. Young, o Planned Pethood acontece quando o governo do país oferece um aporte financeiro para a realização dos mutirões. “Por exemplo, eu doei mais de 2 mil fios de sutura que são melhores para os animais. Ou seja, nenhum veterinário que participa de um evento como este ganha dinheiro, pelo contrário perdem dinheiro porque deixam de trabalhar em seus países.  E qualquer doação financeira extra que recebemos vai para futuros mutirões de castrações e esterilizações de animais. Além disso, contamos com a população que oferece hospedagem e alimentação gratuita pelo trabalho que realizamos em suas comunidades. No fim, muitas despesas não cobrem, como gasolina dos translados, bem as cirurgias extras  que fazemos para pessoas pobres que têm animais e que precisam de outras coisas”.

A realização da 9º Maratona Internacional de Castração contou com o aporte  do governo de Yucatán no valor de um milhão e 366 mil Pesos. As três mil castrações impactarão para que cerca de 36 mil outros animais deixem de nascer em apenas um ano. Segundo a American Humane Association, apenas um casal de cães ou gatos e seus descendentes geram ao longo de seis anos, uma média de 73 mil novos filhotes, considerando dois cruzamentos ao ano por cada casal.


Divulgação / Arquivo pessoal
Veterinária de Florianópolis representa o Brasil em mutirão internacional de saúde animal






Inscrições gratuitas para 2ª edição da Corrida da Ponte em Florianópolis encerram neste domingo

03/12 | Geral
Corrida será realizada nos dias 11 e 12 de Dezembro, em Florianópolis.

Piloto catarinense Carlos Renaux disputa, em Interlagos, última etapa da Porsche Endurance Series

03/12 | Esportes
A última corrida da temporada ocorre sábado (4) no templo do automobilismo brasileiro, o Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Bairros da região continental de Florianópolis recebem a visita do Papai Noel

03/12 | Cidades
Durante 17 dias a população poderá acompanhar as atrações itinerantes nos bairros de Florianópolis

Corpo de jovem desaparecida é encontrado em praia de SC

03/12 | Geral
Amanda Albach, de 21 anos, estava desaparecida há 19 dias; O corpo da jovem foi encontrado na Praia do Sol, em Laguna.

Movimentação de carga no Porto de São Francisco cresce 25% em novembro

03/12 | Economia
Os dados foram divulgados pela autoridade portuária.


Fraiburgo dará início a colheita da Maçã

03/12 | Regional
Começa neste mês de dezembro uma das principais atrações turísticas de Fraiburgo. Com duração de cinco meses, a colheita da maçã atraí 10 mil pessoas e aumenta em mais de 50% a movimentação da economia local

Figueirense reativa categorias de base e inicia cadastramento de núcleos e escolinhas

03/12 | Esportes
Inicialmente serão reativadas as categorias Sub-15 e Sub-17.

Veículos adulterados são apreendidos pela Polícia Civil em São José

03/12 | Policia
Na quinta feira (2), a Divisão de Furtos e Roubos de Veículos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, apreendeu no bairro Ponta de Baixo, em São José, um veículo com sinais identificadores adulterados.

Estação Espacial realiza manobra para se desviar de lixo

03/12 | Mundo
Órbita da estação baixou 310 metros

Abertura do Natal da Virada reúne milhares de pessoas em Florianópolis

03/12 | Cidades
O evento foi realizado na noite desta quinta-feira, (2), no largo da Catedral Metropolitana da Capital.

Aeroporto de Florianópolis estreia rota inédita para Salvador neste fim de semana

03/12 | Turismo
É a primeira vez na história que o aeroporto da Capital catarinense tem uma ligação direta com o Nordeste.