img

Florianópolis, 24/04/2024




DIVERSAO

Matakiterani participa do Rosa dos Ventos em Florianópolis

Publicado em 05/07/2018


Adilson Freitas
Matakiterani participa do Rosa dos Ventos em Florianópolis

O moço que contava histórias




Dividido em quatro etapas, o projeto foi já foi realizado em Criciúma e Joaçaba no mês de junho, Florianópolis em julho e encerra em Blumenau no mês de agosto

A Matakiterani Associação Cultural, de Lages, foi um dos 12 grupos selecionados em Santa Catarina para fazer parte da programação do projeto Rosa dos Ventos, da Federação Catarinense de Teatro (Fecate). O grupo participa da etapa de Florianópolis, no dia 7 de julho, com o trabalho solo “O moço que contava histórias” e a oficina “Construção narrativa direcionada a performance”.

O espetáculo “O moço que contava histórias” é um solo com o ator Marcos Codioli e tem pesquisa literária de Adilson Freitas com direção de Gilson Maximo. Inspirado na literatura do escritor chileno Luis Sepúlveda, conta a história de um moço que lembra apenas das histórias e cantigas que sua mãe contava. Eles passa a repeti-las na esperança de reencontrá-la. O trabalho tem 45 minutos de duração e indicação etária de 12 anos.

“Construção narrativa direcionada a performance” é uma oficina ministrada por Adilson Freitas e Gilson Maximo. Nela são abordados fundamentos da narrativa com referência em pedagogia griô e educação biocêntrica. Com possibilidades metodológicas e didáticas formais e informais relacionadas aos conhecimentos de narrativas são formados vínculos afetivos entre os participantes.

Sobre o projeto

O Rosa dos Ventos é um projeto de fortalecimento do teatro catarinense através de ações de articulação, mapeamento, registro e memória. O ponto de partida são sedes de grupos ou coletivos teatrais de cada região, que hospedarão cada encontro, sendo estes destinados à circulação de peças teatrais, intercâmbios, trocas formativas e discussões sobre políticas culturais e os modos de sobrevivência do teatro catarinense na atualidade.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...