Publicado em 03/07/2018
Trazer ‘famílias’ diferentes para debaixo do mesmo teto. Toda fusão passa pelo mesmo processo. Perfis, modelos de trabalhos e posicionamentos tão próprios e enraizados. Segundo Ricardo Heidorn, sócio fundador da Hi Platform, as empresas são feitas de pessoas e, por essa razão, a mudança de cultura é o principal desafio quando o assunto é fusão. Para a criação da Hi Platform, plataforma digital de relacionamento com o consumidor, originada da fusão entre a Seekr, de Blumenau (especializada em monitoramento de redes sociais), e a Direct Talk, de São Paulo (conhecida pelo pioneirismo em canais digitais para o atendimento ao consumidor), Heidorn conta que ele e os demais três sócios fundadores decidiram contratar um gestor para se dedicar especificamente ao processo de criação de uma cultura para a nova empresa.
Além da transformação cultural, o executivo alerta para outros dois fatores primordiais para um processo de fusão e aquisição. “Humildade é um deles. Se penso em crescer, preciso saber reconhecer os pontos fortes e fracos, meu e do futuro parceiro. E isso é muito difícil, porque todo empreendedor é apaixonado por sua criação e sempre acha que ela vale mais e que é a melhor do mercado. Outro ponto é o posicionamento comercial. Esse também precisa ser revisto com cuidado, pois a postura comercial também deve estar alinhada ao conceito dessa nova empresa”, explica.
Heidorn estará em uma mesa redonda para debater esses e outros temas no dia 12 de julho, às 17 horas, no Startup SC Summit, evento que reúne todo o ecossistema da tecnologia do Brasil em Florianópolis. No painel ‘Fusões e Aquisições para Crescer’, que contará também com a presença de Iomani Engelmann, co-fundador & diretor da Pixeon, e de Rodrigo Ventura, sócio da Bzplan, o executivo falará ainda sobre as alternativas entre fusão, aquisição e aportes, além da importância da junção do conhecimento e do know-how entre empresas para o crescimento orgânico dos negócios.
O Startup SC Summit será realizado nos dias 12 e 13 de julho, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis. Além da participação do executivo na mesa redonda do dia 12, a Hi Platform terá um estande nos dois dias de evento para a apresentação de suas inovações no mercado de relacionamento com o consumidor.
A Hi Platform é uma plataforma digital de relacionamento com o consumidor, originada da fusão entre a Direct Talk e a Seekr, ocorrida em 2017. A fusão entre as duas empresas, que contou com aporte do Fundo CVentures, tornou os planos ambiciosos, entre eles o de quadruplicar o faturamento nos próximos cinco anos (a contar do anúncio da fusão), saltando de R$ 25 milhões para R$ 100 milhões. Com um leque de produtos diferentes, a empresa é pioneira na implantação da tecnologia de chatbots no Brasil. Em 2017, registrou 150 milhões de atendimento por meio da ferramenta.
Abra o app de seu banco e aponte a câmera