img

Florianópolis, 25/04/2024




COMUNIDADE

Unidades satélites estão facilitando atendimento na saúde

Publicado em 22/06/2018


Rodrigo Ferreira - DICOM PMB
Unidades satélites estão facilitando atendimento na saúde



Situadas em comunidades do interior, locais têm presença de médico e equipe técnica uma ou duas vezes por semana

Com o objetivo de facilitar e garantir aos cidadãos o acesso ao atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde conta com três unidades satélites que fazem parte da Estratégia da Saúde da Família (ESF). As unidades estão situadas nas localidades de Estiva, Fazenda de Dentro e Sorocaba de Fora.

A unidade satélite funciona como ponto de apoio para marcação de consultas, exames e informações. Uma ou duas vezes por semana, uma equipe formada por um médico, um enfermeiro e um técnico em enfermagem comparecem à unidade para fazer o atendimento presencial. As equipes que possuem dentista em sua formação, são acompanhadas também por este profissional. Neste dia, são realizadas consultas pré-agendadas, demanda imediata, entrega de medicamentos e materiais e procedimentos de acordo com a demanda do paciente.

“Cuidar da saúde é umas grandes prioridades da nossa administração. Manter estas unidades abertas nas comunidades com o objetivo de orientar e fazer os encaminhamentos da população parece ser algo simples, mas tem grande importância”, destaca o prefeito Ramon Wollinger.

As comunidades em que essas unidades estão situadas possuem população em número reduzido, o que pelo Ministério da Saúde (MS) inviabiliza a manutenção de uma equipe durante toda a semana. De acordo com portaria do MS, uma equipe de ESF é constituída a partir de um grupo de 2000 a 3500 pessoas.

“A unidade satélite permite que serviços simples como marcação de consultas e exames possam ser prestados sem que não haja um deslocamento maior do usuário. A presença da equipe uma ou duas vezes por semana tem sido suficiente para o atendimento da demanda de cada comunidade”, comenta a secretária municipal de Saúde, Genivalda Ronconi.

As unidades satélites são ligadas a três Unidades Básicas de Saúde (UBS), chamadas de matriz, onde tem origem a equipe médica que estará presente na comunidade.

A unidade da Estiva é atendida pela equipe da UBS Tijuquinhas e o atendimento na comunidade ocorre nas quartas-feiras, mesmo dia do atendimento da comunidade da Fazenda de Dentro, que é feito pela equipe da UBS Três Riachos. Em Sorocaba de Fora o atendimento acontece duas vezes por semana, nas terças e sextas-feiras, e é feito pela equipe da UBS Sorocaba de Dentro. O horário de atendimento é das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. Nos demais dias, caso haja a necessidade, os usuários poderão se dirigir à unidade matriz.

Confira abaixo os endereços e telefones das unidades:

Estiva (satélite) –  Estrada Geral da Estiva do Inferninho; Fone 3039-8471

Tijuquinhas (matriz) – Rua Hermínio Silvy; Fone 3039-8457

Fazenda de Dentro (satélite) – Estrada Geral da Fazenda de Dentro; Fone 3039-8470

Três Riachos (matriz) –  Estrada Geral de Três Riachos, Fone 3039-8451

Sorocaba de Fora (satélite) – Estrada Geral de Sorocaba; Fone 3039-8459

Sorocaba de Dentro (matriz) – Estrada Geral de Sorocaba; Fone 3039-8453









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade