img

Florianópolis, 19/04/2024




CIDADES

Secretaria de Educação de São José reúne unidades de ensino para debater o Censo Escolar

Publicado em 22/06/2018


Divulgação Secom/PMSJ
Secretaria de Educação de São José reúne unidades de ensino para debater o Censo Escolar



A coleta, digitação e exportação dos dados para o Censo de 2018 devem ser realizadas até o dia 31 de julho

A Secretaria de Educação de São José, por meio do setor de Programas Federais e Estatísticas, promoveu o encontro das escolas da rede municipal e unidades conveniadas para realizar o estudo do processo de coleta de dados pelo Censo Escolar e o uso das informações para o acompanhamento de políticas públicas. A proposta do encontro foi promover o intercâmbio de informações a respeito dos procedimentos administrativos para a coleta e o controle dos dados declarados ao Censo Escolar. A coleta, digitação e exportação dos dados devem ser realizadas até o dia 31 de julho.

Todos os anos o Ministério da Educação (MEC) realiza o Censo Escolar, que demonstra o desempenho de alunos e professores no processo de o ensino e aprendizagem. Indispensável para o acompanhamento das políticas públicas voltadas para o ensino, o Censo é fundamental para o levantamento estatístico da Educação no Brasil.

Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Censo traz um levantamento que mobiliza todas as unidades escolares públicas e privadas de educação básica no país. De acordo com a coordenadora do setor de Programas Federais e Estatísticas, Isabel Souza, trata-se de uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação da educação no país.

Ao coletar os dados das escolas, os profissionais da educação estão declarando como são desenvolvidos os conteúdos de sala de aula e, por isso, o censo é dividido em etapas. A primeira parte do Censo consiste no preenchimento da Matrícula Inicial, quando ocorre a coleta das informações a respeito das escolas, turmas, alunos e profissionais da educação em sala de aula. A segunda, que ocorre com o preenchimento das informações sobre a Situação do Aluno, e considera os dados sobre o movimento e rendimento escolar das crianças e adolescentes no fim do ano letivo.

Neste ano, o período para coleta, digitação e exportação dos dados do Censo Escolar tem o prazo de entrega até o dia 31 de julho. Segundo a secretária de Educação, Lilian Sandin Boeing, essa etapa é de responsabilidade dos diretores ou responsáveis pelas escolas e dos gestores das redes de ensino. “É importante que os profissionais fiquem atentos às informações e prazos, além de realizarem uma análise criteriosa dos relatórios elaborados para que o Censo Escolar seja executado corretamente”, destaca Lilian.

O Educacenso, sistema on-line de levantamento de dados do Censo Escolar, utiliza ferramentas da web no momento de coletar, organizar e na transmissão dos dados, que será avaliado com as informações de outros quatro dados já realizados pela escola, que são: Escola, Turma, Aluno e Profissional Escolar. O sistema possui funcionalidades que permitem avaliar em tempo real a consistência das informações prestadas. Além disso, o Educacenso vai permitir que cada escola tenha relatórios com informações consolidadas da unidade de ensino, possibilitando a verificação e análise dos dados declarados.



Com informações de PMSJ/ASCOM








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade