Publicado em 18/06/2018
Ainda pouco difundido no Brasil, o place branding é um conceito abordado, resumidamente, como o processo de pensar lugares, a partir de elementos aplicados às marcas. É uma visão que direciona reflexões acerca, por exemplo, dos fatores que entram em jogo para que determinado local seja visto como mais ou menos agradável e presente na mente das pessoas.
Em se tratando de cidades e planejamento urbano, falar de place branding é equacionar engajamento, buscar singularidades e potencializar vocações, estimulando crescimento econômico e qualidade de vida. É pensar especificidades em termos de patrimônio material, imaterial, sem esquecer do fundamental ingrediente humano que estimula o uso comunitário dos espaços urbanos.
O grande especialista no assunto em SC
Um fundamento que está altamente relacionado às noções de cidades e economia criativas, presentes na Cidade Pedra Branca. As cidades criativas focam o equilíbrio entre ocupação urbana, respeito ambiental e desenvolvimento humano e o bairro-cidade situado em Palhoça, Santa Catarina, surge como um dos principais cases brasileiros de economia criativa, sendo o primeiro projeto da América Latina a participar do programa Clima Positivo da Fundação Clinton (EUA).
“Partimos de uma visão em que trabalho, moradia e lazer estejam integrados e em que haja políticas de uso do espaço urbano para proporcionar qualidade de vida”, explica o presidente da Cidade Pedra Branca, Marcelo Gomes.
E daí a ideia de trazer à Pedra Branca um dos mais reconhecidos especialistas em place branding, para uma palestra sobre o tema. Caio Esteves é arquiteto e urbanista, pós-graduado em branding e, além de capitanear diferentes iniciativas em torno do assunto, é autor do primeiro livro brasileiro com enfoque no assunto. A palestra acontece no dia 18 de junho, às 19h30, no auditório do Edifício Atrium Offices, no Passeio Pedra Branca.
Abra o app de seu banco e aponte a câmera