img

Florianópolis, 18/04/2024




ARTIGOS

Novas tarefas para as cidades

Publicado em 12/06/2018


Divulgação / Fecam
Novas tarefas para as cidades

Rui Braun, diretor executivo da Federação Catarinense de Municípios (Fecam)




Fecam promove debate sobre o papel dos municípios na construção de espaços saudáveis, inteligentes, integradores e sensíveis para as pessoas

Uma das tarefas inerentes a uma entidade de representação como a Fecam é promover o debate sobre o “ethos de vida e coletividade da urbe”, ou seja, pensar e repensar o papel dos municípios na construção de espaços de vida saudáveis, inteligentes, integradores e sensíveis para as pessoas.

A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) está em fase de reposicionamento do seu papel estratégico como instituição de interesse público, responsável pelo alinhamento dos municípios catarinenses frente aos desafios. Passa a considerar fortemente os influxos de perspectiva tecnológica, as dinâmicas de inovação e, no plano corporativo, a gestão eficiente dos espaços municipais. 

A atual fase do municipalismo é de “avaliar posições, pensar mais além e fora da caixa”.  Com isso, estabelecemos nossa própria tríplice hélice operacional de atuação e alinhamento: empoderar prefeitos no seu papel estratégico, aprofundar as técnicas e metodologias de gestão eficiente e transformar cidades, reconhecendo e investindo em automação e em inteligência artificial.

Em nossa tarefa de ajuste estratégico, constatamos que os municípios já estão fortemente inseridos na dinâmica da inovação: cerca de 100 boas práticas colhidas dentre a rede municipalista demonstram que os municípios exercem forte ação criativa e colaborativa que muda formas de administrar. São   soluções locais, caseiras e que enfrentam os problemas da gestão e administração da vida das cidades. E melhor, há um grande interesse dos municípios em entender e incorporar técnicas e soluções eficientes no dia a dia da administração. 

Em síntese, os  administradores  das  cidades,  como parte  de uma sociedade  que  se  move  para  um mundo  cada  vez  mais tecnificado e digitalizado,   bebem   do mesmo cálice  da  sociedade: o gosto e  sede  da vontade  social de  evoluir em direção  a um clima  favorável, em que pensar inteligência  e eficiência  faz  parte  da  estratégia  integradora que nos  levará a  refundar a  forma  de  administrar  e  cuidar  da base  da  vida  das  pessoas, mudando  profundamente   o jeito de viver  em  cidades.

O municipalismo catarinense assume seu papel: “Cidades para pessoas, soluções para municípios”. Com este norte, a Fecam promove o maior evento municipalista de SC, o Congresso de Prefeitos, de 11 a 14 de junho. Estimamos dividir o pensamento com mais 1.500 gestores municipais, no CentroSul em Florianópolis, além de aguardar a sociedade para conhecer propostas e ideias. Um evento aberto, gratuito e cheio de soluções tecnológicas – esse é o futuro. 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade