img

Florianópolis, 18/04/2024




POLITICA

Câmara Municipal de São José aprova criação da carteira de identificação do autista

Publicado em 04/06/2018


Divulgação/Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de São José aprova criação da carteira de identificação do autista



Autor da proposta, ao lado do vereador Carlos Eduardo Martins (PSD), o presidente do Legislativo, Orvino Coelho de Ávila (PSD), trouxe ao Plenário experiência pessoal com a causa.

De forma unânime, a Câmara Municipal de São José aprovou, na Sessão Ordinária desta segunda-feira (28), o Projeto de Lei n.º 042/2018, que institui a carteira de identificação do autista no município.

"Precisamos ter a sensibilidade de saber que o problema pode acontecer com cada um de nós e o número de pessoas com autismo é muito maior do que a gente possa pensar. Ele é bastante grande e a preocupação é constante. É um problema bastante sério", salientou Orvino que também é autor do PL que obriga os estabelecimentos públicos e privados a inserir o símbolo mundial do autismo nas placas de atendimento prioritário.

Já o vereador Carlos Eduardo Martins explicou como será realizada a regulamentação pela prefeitura após a sanção do projeto. "No texto da lei, nós deixamos em aberto que caberá ao Executivo definir qual será o órgão a emitir essa carteirinha. Haverá ainda um processo do laudo médico com todo o rol dos profissionais da saúde indicando e trazendo o diagnóstico do cidadão autista", frisou.

Da mesma forma, o vereador Clonny Capistrano (PMDB), relator do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, mencionou a importância da matéria em virtude de características próprias dos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA). "São pessoas que aparentam ser normais, mas possuem necessidades especiais e dentro disso a questão da impaciência, de não ficar parado, sossegado traz para os pais um certo desconforto", citou, completando que a identificação ajudará a evitar casos de intolerância. "Essa carteirinha vai dar prioridade conforme determina a Lei Federal nº 12.764/2012 que diz que pessoa com TEA é considerada com deficiência. Essa carteirinha ajudará a evitar o que a gente vive hoje no Brasil: tempos de intolerância, agressividade por ninguém mais ter paciência. Ultrapassar alguém numa fila é motivo para brigas", citou.

O Projeto de Lei nº 042/2018 volta ao Plenário para segunda discussão. A próxima Sessão Ordinária acontece na segunda-feira, 4, às 16h. 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade