img

Florianópolis, 25/04/2024




GERAL

TJ/SC lança ferramenta para estimular a adoção tardia

Publicado em 22/05/2018


Foto Ilustrativa
TJ/SC lança ferramenta para estimular a adoção tardia



O objetivo é ampliar o acesso a informações de crianças e adolescentes acolhidos, aumentando, assim, as chances destes de encontrarem uma família adotiva.

Em alusão ao Dia Nacional da Adoção, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) lança na próxima sexta-feira, 25 de maio, o sistema Busca Ativa, uma ferramenta que tem como objetivo ampliar o acesso a informações de crianças e adolescentes acolhidos, aptos, mas sem perspectiva de adoção, aumentando, assim, as chances destes de encontrarem uma família adotiva. A solenidade será realizada, às 10h, no auditório da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), em Florianópolis.

Segundo dados da Comissão Estadual Judiciária de Adoção – CEJA, atualmente há 1.530 crianças em abrigos do Estado aptas a serem adotadas. Dessas, 890 têm idade entre 8 a 18 anos, ou seja, não tem perspectiva de adoção, já que a maioria dos pretendentes ainda procura um bebê, branco e saudável. Para tentar mudar esse quadro, o tribunal catarinense desenvolveu uma ferramenta que pretende aproximar essas crianças e adolescentes das famílias que buscam pela adoção.

“O sistema foi concebido a partir da base de dados do CUIDA (Cadastro Único Informatizado de Adoção e Abrigo, do TJ/SC) e a ideia é apresentar essas crianças e adolescentes aos pretendentes. Por meio do cadastro, eles poderão acessar fotos e vídeos das crianças e, caso queiram conhecê-las, poderão contactar a assistente social para intermediar essa aproximação. Ou seja, é uma ferramenta voltada para essas adoções, que não gosto de chamar de tardias, mas necessárias. O objetivo é dar visibilidade a essas crianças e adolescentes para que tenham chances de serem adotadas”, explica o juiz Rodrigo Tavares Martins, que participou da elaboração do Busca Ativa.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade