img

Florianópolis, 20/04/2024




GERAL

Biguaçu é pioneiro na elaboração de Plano de Gestão Ambiental

Publicado em 16/05/2018


Eduardo Pauli - DICOM PMB
Biguaçu é pioneiro na elaboração de Plano de Gestão Ambiental



Assinatura do termo de cooperação entre município, Estado e Univali aconteceu durante aula inaugural dos Guardiões Ambientais

A Prefeitura de Biguaçu, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), assinaram na tarde dessa terça-feira (15/05), o Termo de Cooperação Institucional para elaboração do Plano de Gestão Pública Ambiental. O ato aconteceu durante a aula inaugural da quarta turma de Guardiões Ambientais de Biguaçu com a presença do prefeito Ramon Wollinger, do presidente do IMA, Alexandre Waltrick e do reitor da Univali, Valdir Cechinel Filho.

A construção do plano se dará por meio de um convênio de cooperação e vai ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que estabelece 17 objetivos para as áreas econômica, social e ambiental. Biguaçu é o primeiro município a assinar o termo e se beneficiará com recursos estaduais oriundos de compensações ambientais e destinados exclusivamente para este fim.

O plano consiste no planejamento, gestão e acompanhamento por meio de fiscalização e ações que envolvam os aspectos ambientais no município desde a conservação e preservação dos ecossistemas até o combate a irregularidades. Sua elaboração por meio de cooperação, garante que o mesmo se torne uma ferramenta para os municípios e seja usado sucessivamente pelas administrações municipais.

 “Este trabalho é de suma importância. A modelação deste plano através da parceria entre o Instituto, Univali e Prefeitura vai permitir que o município esteja melhor assessorado em suas políticas públicas de meio ambiente”, comentou o presidente do IMA, Alexandre Waltick.

“Biguaçu tem uma das maiores áreas de Santa Catarina. Nosso ecossistema é lindo e precisa ser explorado e preservado. Temos uma Fundação reconhecida no Estado pelos serviços prestados e estamos orgulhosos por sermos escolhidos para ser o município piloto na elaboração do Plano de Gestão Ambiental”, comentou o prefeito Ramon Wollinger.

Acompanharam a assinatura os secretários de Governo, Karoline Wollinger; de Administração, Daniel Cesar da Luz; da Receita, João Luiz Luz; de Agricultura, Luan de Souza Pereira; de Educação, Kátia Roussenq Bichels; de Assistência Social, Marcelo dos Santos; o superintendente da Defesa Civil, Laudemir Pastorello; a superintendente da Famabi, Danubia Leal, bem como os vereadores Douglas Borba, Elson João da Silva, Fernando Duarte e Salete Orlandina Cardoso.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade