img

Florianópolis, 18/04/2024




TECNOLOGIA

Prefeitos de Santa Catarina buscam inovações tecnológicas

Publicado em 20/04/2018


Sharlene Sarti
Prefeitos de Santa Catarina buscam inovações tecnológicas



3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais segue nesta sexta-feira (20) em Lages

O centro tecnológico da serra catarinense, o Órion Parque, em Lages, hoje é também espaço para fomento à inovação nos municípios do Estado. Prefeitos e gestores participam nesta quinta e sexta-feira (19 e 20 de abril) do 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Lages, em busca de soluções e modelos que possam ser implantados em suas localidades.

São tecnologias para aumentar a eficiência de gestão, melhorar o atendimento na Saúde e a comunicação com a população. “Conhecimento é o insumo mais importante para que se tenha sucesso em qualquer atividade, seja na área pública ou para os empreendedores. Você tem que usar o conjunto, que é o elemento humano e que tem que estar capacitado e motivado para utilização dessa ferramenta”, comentou o prefeito de Lages, Antônio Ceron, destacando os investimentos em uma infraestrutura de rede com 100km de fibra óptica para conectar a cidade e projetos, por exemplo, em parceria com o Sebrae para fomentar o empreendedorismo e desburocratizar os processos por meio da tecnologia.

Considerada a melhora gestão fiscal do Estado e entre as melhores do país, Bombinhas é uma das cidades que investe para se tornar inteligente. “Ou os municípios se modernizam ou irão a falência. Vale a pena cada centavo investido em tecnologia porque é o caminho para ter êxito e ter a responsabilidade efetiva que assumimos com os nossos cidadãos, de serem atendidos nas suas expectativas”, frisou a ex-prefeita, Ana Paula da Silva.

Para a captação de recursos e execução de projetos na área, o Coordenador de Sistemas do Departamento de Inclusão Digital, vinculado à Secretaria de Telecomunicações, do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Renan Tolentino, ressalta que os municípios podem buscar auxílio na pasta. “Mais de 80% dos projetos que são apresentados não têm o conhecimento da porta de ação. Quando se fala em captação de recursos, tem muita coisa pronta. Apesar das diferenças, os problemas de comunicação nos municípios são praticamente os mesmos”, observa Tolentino que apresentou as políticas públicas em tecnologia direcionadas para os municípios, como o Internet para Todos, programa que pretende levar conectividade a áreas remotas.

Dados do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) mostram que mais de 32 milhões de casas no país ainda não tem acesso à internet. Em Santa Catarina, mais de 100 municípios já formalizaram a entrada no programa. “O desenho do projeto é para fomentar o mercado e a conexão de internet”, comentou.

Projetos Inovadores 2018  – Na manhã desta quinta-feira, os municípios de Lages, Guaramirim, Lindóia do Sul, Treviso, Concórdia, Luzerna, Criciúma, São José dos Pinhais (PR), São Lourenço do Oeste e Chapecó foram homenageados por iniciativas em andamento nas localidades. “Fizemos várias atitudes pequenas, mas que deram resultado como a matrícula escolar online que acabou com um problema de décadas de pais que enfrentavam filas de madrugada”, citou o vice-prefeito de São Lourenço do Oeste, Daniel Hippler, que recebeu o certificado de Projeto Inovador 2018 pela implantação de política pública de tecnologia na Educação, com aulas de robótica nas escolas do município de 25 mil habitantes.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade